Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/04/2009 - 11:11

Diálogo Social integra agenda bilateral entre Brasil e Noruega

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Luiz Dulci, recebeu, no dia 22 de abril (quarta-feira), uma comissão da Noruega, composta por representantes do governo e de entidades empresariais e sindicais, para tratar de uma agenda bilateral em torno do tema Diálogo e Participação Social. A atuação da Noruega nessa área tem servido de exemplo para vários países e poderá contribuir de maneira significativa para o aprimoramento da experiência brasileira.

A reunião contou com a presença do secretário nacional de Articulação Social da Secretaria-Geral, Gerson Almeida, do chefe da Assessoria Internacional da Secretaria-Geral, Renato Martins, do diretor executivo da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), José Augusto Fernandes, e do presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Artur Henrique.

Na ocasião, o ministro Luiz Dulci ressaltou a estreita relação que Brasil e Noruega mantém em diversos setores e afirmou que a cooperação na área de responsabilidade social foi uma determinação do próprio presidente Lula, que ao longo do seu governo tem se empenhado em fortalecer e consolidar a participação social como uma política de Estado.

O ministro Dulci destacou algumas iniciativas positivas do governo brasileiro, a exemplo da criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), que reúne dirigentes governamentais e as principais lideranças empresariais, sindicais, acadêmicas e religiosas, entre outras. O ministro citou também algumas decisões do governo que foram tomadas em parceria com essas lideranças, a exemplo da redução de IPI para o setor automobilístico, que contou com a participação dos empresários e das centrais sindicais, e do novo plano de habitação popular, denominado "Minha Casa, Minha Vida", que foi discutido com entidades sindicais, empresariais, e com os movimentos de luta pela moradia.v

O ministro afirmou também que espera que essa nova agenda com a Noruega traga avanços importantes para a prática da responsabilidade social e que os seus resultados sirvam para estimular outros diálogos em torno do tema.

Ao longo da reunião, CNI e CUT relataram alguns exemplos da parceria que já mantém com entidades empresariais e sindicais daquele país. Os noruegueses, por sua vez, destacaram o compromisso do seu país com a responsabilidade social e sua disposição em compartilhar suas experiências com o Brasil.

Durante o encontro, os participantes discutiram o objetivo central do Grupo de Trabalho e as estratégias que serão adotadas para viabilizar a troca de conhecimentos, envolvendo os respectivos setores governamentais, empresariais e sindicais dos dois países. Ao final do encontro foi definida a realização de um seminário, no segundo semestre deste ano, e o GT estabeleceu uma agenda de trabalho voltada para a operacionalização do evento, previsto para acontecer no Brasil.

Integraram a comissão norueguesa a conselheira da Embaixada da Noruega no Brasil, Evelyn Hoen; a representante da Confederação dos Trabalhadores da Noruega, Diis Bohn; e o representante da Confederação das Indústrias da Noruega, Karsten Tank-Nielsen.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira