Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/04/2009 - 11:22

CEATS/FIA analisa impacto da crise financeira nos investimentos sociais

Resultado reúne ideias de James Austin, professor da Harvard Business School, representantes de universidades e líderes de organizações do setor produtivo e da sociedade civil.

O impacto da crise financeira global e a redução nas projeções de crescimento para 2009 vêm gerando apreensão em vários setores da economia, assim como sobre as condições de vida da maioria da população. O CEATS – Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor, da FIA (Fundação Instituto de Administração), fez uma análise dessa turbulência e seus danos econômico-financeiros para as organizações sociais e iniciativas corporativas de investimento social.

Os dados reúnem as ideias do professor James Austin – da Harvard Business School –, de representantes de universidades e líderes de organizações do setor produtivo e da sociedade civil. Tais observações levantam, além dos obstáculos evidentes, a perspectiva de oportunidades que o momento prenuncia.

A reinvenção do Terceiro Setor é uma realidade em evolução para o mundo da sustentabilidade, deixando para trás ações com ênfase filantrópica e caritativa. A exigência é de que as ONGs absorvam práticas profissionais do universo empresarial e se tornem mais eficientes e eficazes.

“A crise pode trazer crescimento pessoal e organizacional. O tempo presente pede que as organizações sem fins lucrativos atuem como ‘empresas sociais’, sem depender de doações, produzindo elevado retorno social e buscando novas fontes de recursos através de mecanismos do mercado”, avalia a professora Graziella Comini, do CEATS/FIA.

Por outro lado, os dados demonstram que há uma grande mudança no que a sociedade espera das empresas. Hoje, os valores sociais e econômicos são sinérgicos. Ao gerar um corretamente, pode-se gerar o outro, num círculo virtuoso, observando mais foco sobre a variável social.

A análise ainda pondera a reforma fundamental na relação entre Estado e mercado, e o realinhamento do poder no sistema global. Questionado, Austin reproduziu as palavras de Lawrence Summers, ex-reitor da Harvard University e recém-empossado diretor do Conselho Econômico Nacional da Casa Branca: “A globalização não será acertada se todos não se beneficiarem. Deve haver nova perspectiva.”

Perfil do CEATS: o CEATS – Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor da FIA – Fundação Instituto de Administração é um centro de estudos que gera e dissemina conhecimentos e práticas sobre empreendedorismo social por meio de estudos, cursos, apoio consultivo e publicações com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento sustentável socioeconômico e ambiental do Brasil. Seus projetos de pesquisa, educação & treinamento e assessoria são desenvolvidos dentro dos parâmetros dos Programas “Empreendedorismo e Desenvolvimento Sustentável” e “Gestão de Organizações Sociais”. Agrega equipes multidisciplinares de professores e pesquisadores que atendem demandas do Mercado, do Estado e das Organizações da Soc iedade Civil.

A FIA: eleita a melhor Escola de Negócios do Brasil, a FIA, um dos mais conceituados e respeitados centros educacionais do País, possui 28 anos de atuação no setor. A entidade, credenciada junto ao MEC (Ministério da Educação), atua em três frentes: consultoria, pesquisa e educação, capacitando-a para desenvolver estudos e prestar serviços nos mais variados campos de especialização da Administração. A FIA, , oferece 14 programas de MBAs com renomados professores e conteúdo atualizado com as tendências e necessidades de mercado. São cursos que vão desde Administração de Projetos, Banking, Comércio Internacional até Gestão e Empreendedorismo Social, Marketing de Serviços, Varejo, entre outros. Ao todo 52 professores atuam como coordenadores de projetos.

Todos os MBAs oferecidos pela instituição alcançaram credenciamento junto à The Association of MBAs (AMBA), sediada em Londres, que referencia importantes escolas de negócios pelo mundo. Outro reconhecimento importante foi concedido pelo jornal britânico Financial Times. O MBA Executivo, oferecido pela FIA, ocupa a posição de número 29 no ranking dosmelhores MBAs Executivos das Américas, sendo o único MBA brasileiro no elaborado pelo jornal, que destaca, ainda, a qualidade do grupo de alunos: o 5° mais experiente do mundo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira