Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/03/2007 - 07:31

Curitiba ganha nova ferramenta para atrair turistas e operadoras de turismo terão nova ferramenta para vender a cidade como destino

No início de abril o Curitiba Convention & Visitors Bureau (CCVB) e a Secretaria Municipal de Turismo de Curitiba lançarão oficialmente o Passaporte de Descontos Curitiba. O lançamento fará parte das comemorações festivas referentes ao aniversário da cidade. O novo produto tem layout parecido com o passaporte da Polícia Federal mas seu conteúdo é, na verdade, um guia sobre Curitiba e uma ferramenta que estimulará o turista a conhecer os estabelecimentos comerciais da cidade. Terá informações sobre o turismo, infra-estrutura, opções de lazer e entretenimento, além de uma seção de cupom de descontos, oferecendo benefícios em diversos estabelecimentos. Na abertura, uma declaração de boas vindas do prefeito de Curitiba, Beto Richa.

“Nosso objetivo é direcionar o fluxo de visitantes que freqüentam Curitiba, seja a lazer, negócios ou eventos, aos estabelecimentos parceiros. Desta maneira, vamos gerar um benefício ao turista, com os devidos descontos, e também aos estabelecimentos que se beneficiarão com o aumento da demanda e divulgação de seus produtos e serviços”, explica o presidente do CCVB Adonai Aires de Arruda.

Para o Secretário Municipal de Turismo, Luiz de Carvalho, esta iniciativa demonstra a importância da parceria público-privada. “Além de ser um produto muito bem elaborado, colocará Curitiba na prateleira de grandes emissores como São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro”, explica. “Enquanto a Secretaria oferece seu apoio, suporte e abre caminhos institucionais, o CCVB viabiliza a participação de seus mantenedores e agrega ferramentas para despertar o interesse de profissionais do setor como operadores e agentes de viagens”, complementa.

Esta primeira edição terá uma tiragem de 15 mil exemplares que serão distribuídos pelo CCVB a operadores de turismo que já estejam comercializando Curitiba como destino para turismo, negócios ou eventos, principalmente para fomentar a comercialização do pacote “Final de Semana em Curitiba”, lançado recentemente pelo CCVB. No passaporte, além de informações, o turista encontrará cupons de aproximadamente 90 empresas que oferecem descontos e/ou benefícios.

Turismo em Curitiba: Segundo a Secretaria Municipal de Turismo, há alguns anos Curitiba vem apresentando um crescimento significativo em seu turismo receptivo. Em 2006 a cidade recebeu aproximadamente 2 milhões de turistas. Esse dado significa um aumento de 20% em relação aos turistas que visitaram a cidade em 2005. Destes, 49% vieram a negócios ou para participar de eventos. Segundo a OMT (Organização Mundial do Turismo), este tipo de turista (de negócios e eventos) gasta em média 30% a mais que o turista convencional de lazer, principalmente porque ele vem com suas contas pagas através de suas empresas e ou instituições, sendo obrigados a apresentar cupons e notas fiscais, gerando assim maior contribuição fiscal ao município.

Hoje, Curitiba possui mais de 150 hotéis, totalizando aproximadamente 18 mil leitos. O Aeroporto Internacional Afonso Pena possui aproximadamente 200 vôos diários, entre pousos e decolagens. De acordo com o Curitiba Convention & Visitors Bureau (CCVB), a cidade possui, somados, mais de 100 espaços para eventos com uma capacidade total de mais de 200 mil pessoas participando simultaneamente de eventos e convenções. Ainda de acordo com a entidade, em 2006, Curitiba recebeu 140 eventos técnicos-científicos (congressos, feiras de negócios, convenções), fora os eventos tradicionais do calendário da capital (feiras livres, festas populares, festivais gastronômicos).

Devido a estes dados e por todo o trabalho já realizado pelo setor turístico, em 2006, Curitiba foi apontada como a quinta melhor cidade para se investir no continente, superada apenas por São Paulo, Santiago (Chile), Monterrey (México) e Miami (EUA), segundo pesquisa realizada pela revista América Economia. A cidade também foi considerada a terceira melhor no Brasil em termos de infra-estrutura pela Revista Exame, a quarta "Melhor Cidade do Brasil" pela Revista Viagem e Turismo, além de ser eleita pela Revista Veja como o melhor destino brasileira para novos investimentos.

Perfil do CCVB: O Curitiba Convention & Visitors Bureau (CCVB) foi fundado em agosto de 2000. É uma entidade sem fins lucrativos mantida por 31 setores econômicos com o objetivo de criar ferramentas que auxiliem o desenvolvimento turístico de Curitiba, tornando-o economicamente ativo. Dentre suas principais atribuições está a captação de eventos e a atração de turistas de lazer, principalmente durante os finais de semana.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira