Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/04/2009 - 11:42

Leilão de Arte Cinética

Aloisio Cravo comanda o primeiro leilão exclusivamente de Arte Cinética, no Brasil, com 100 peças, entre prints de alta qualidade, múltiplos raros (editados pela Galerie Denise René, Paris) e peças únicas, agrupadas em 92 lotes - 100 peças. As obras que compõem o leilão são de autoria de 12 artistas, de oito países: Yaakov Agam, Antonio Asis, Martha Boto, Carlos Cruz-Diez, Julio Le Parc, Almir Mavignier, Dario Perez-Flores, Francisco Sobrino, Jésus-Rafael Soto, Gregorio Vardanega, Victor Vasarely e Yvaral.

A iniciativa de Aloisio Cravo representa uma nova proposta devido ao foco único em um segmento específico de produção artística – Arte Cinética, de grande importância nas décadas de 60 e 70 que, no momento são objeto de procura por parte dos colecionadores. Os preços iniciais dos lotes, com variação entre R$ 2.500,00 e R$ 120.000,00, são inferiores aos pagos por obras cinéticas no continente europeu.

Aloisio Cravo - Aloisio Cravo, profissional ativo no mercado a mais de 25 anos, é uma marca per se. A seleção de peças por ele oferecida obedece a padrão rígido de seleção, não propiciando dúvidas quanto à procedência e autenticidade das mesmas, servindo também como parâmetro ao padrão de excelência na atividade.

Especializado em Artes Plásticas, Aloisio Cravo promove regularmente Leilões de Arte abrangendo a produção moderna e contemporânea da Arte Brasileira, com média atual de 3 leilões ao ano. Eventualmente, empresta seu conhecimento e expertise às causas sociais e também é procurado para grandes vendas organizadas por instituições internacionais bem como financeiras e bancárias.

Arte Cinética - Também conhecida como Cinetismo, a arte cinética é uma corrente das artes plásticas que explora efeitos visuais por meio de movimentos físicos, ilusão de óptica ou truques de posicionamento de peças; uma vez que o termo está ligado à idéia de movimento. Ao longo do tempo é possível localizá-lo em artigos, manifestos e revistas da década de 40, sabendo que a preocupação com o movimento nas artes é muito mais antiga, e remonta, aos animais representados nas paredes das cavernas. O termo ‘cinético’ foi incorporado ao vocabulário artístico em 1955, por ocasião de uma grande exposição – “Le Mouvement” - na parisiense Galerie Denise René, com obras de artistas de diferentes gerações. O cinetismo rompe com a condição estática da pintura, apresentando a obra como um objeto móvel, que não apenas traduz ou representa o movimento, mas está em movimento. Esta nova tendência mantém os princípios básicos das vanguardas anteriores, como o Cubismo, o Abstracionismo, etc., pois segue a tradição da incessante procura pelo novo na arte. Um dos compromissos era o de incessantemente criar novos estilos artísticos e determinar um rompimento em relação aos anteriores, sendo diferentes dos demais.

No prisma da arte “do movimento”, países como Brasil, Argentina, Venezuela, Espanha, Itália e França tiveram um desenvolvimento artístico mais significativo no campo do cinetismo. Nota-se que em um pequeno intervalo, diversos eventos no campo da arte prepararam o terreno nestas nações para o desenvolvimento da Arte Cinética como tendência. O “movimento” per-se é a obra, a criação. Há obras que envolvem movimento no espaço, quer por parte da própria obra, quer por parte do espectador, quer este manipule a obra ou não, e isto gera obrigatoriamente alguma transformação visual dos elementos do que a obra consiste. Os elementos, simples e comuns, quando combinados produzem efeitos misteriosos e complexos.

Eventos em 27 de abril de 2009 (segunda-feira), às 21 horas, no Hotel Unique – Sala Tavarua, Av. Brigadeiro Luis Antonio, 4700 – São Paulo. Nº. de lotes: 92 | Lances Prévios: (11 )3088-7142 e 7680-9690 . Leiloeiro: Aloisio Cravo | Realização: Casa de Leilões Aloisio Cravo [ www.aloisiocravo.com.br ]. Coordenação: Suely Cravo. * Exposição, de 22 a 26 de abril de 2009 - das 12h às 21h, na Casa de Leilões Aloisio Cravo, Rua Groenlândia, 1897 | Tel.:(11) 3088-7142 e 3064-8833 .

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira