Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/04/2009 - 11:43

Mulheres da Providência estampam fachada da Casa França-Brasil


Oito meses depois de o fotógrafo francês JR entrevistar e fotografar mulheres no Morro da Providência, no Centro, ele está de volta ao Rio para celebrar a reabertura,, no dia 22 de abril (quinta-feira), da Casa França-Brasil com a mostra "28 milímetros - Mulheres", na qual JR leva os rostos da Providência à exposição que também marca um dos primeiros eventos do Ano da França no Brasil.

As imagens dessas mulheres anônimas já estampam também os Arcos da Lapa e as fachadas da Sala Cecília Meireles, do Teatro João Caetano e da própria Casa França-Brasil, no Centro. Quem passar por esses locais verá um número de telefone [0800-2830064] para o qual, a partir de sexta-feira (24/4), poderá ligar para ouvir as histórias dessas mulheres.

A exposição é uma ponta de um projeto que JR conseguiu desenvolver na Providência, com a ajuda do fotógrafo Maurício Hora - coordenador do site Favelarte, e cujas fotos do morro também estarão na exposição -, nascido na comunidade. JR comprou uma casa para criar um centro cultural que terá aulas de fotografia. O resultado será exposto neste sábado (25/4) no mesmo centro cultural situado no alto do morro.

O projeto "Mulheres" começou em Monróvia, na Libéria, e já passou por Nova Déhli e por uma favela em Nairóbi, no Quênia. Aqui, os moradores da Providência, além de olharem para o público nas fachadas pela cidade e na exposição, poderão ver a reação dos convidados da inauguração na Casa França-Brasil, através de uma câmera que transmitirá o evento para uma mercearia do morro.

A Casa França-Brasil, cujo prédio foi construído por ordem de Dom João VI para abrigar a primeira Praça de Comércio do Rio de Janeiro, passou por uma grande reforma como parte da programação comemorativa no ano da França no Brasil.

As obras incluíram reforma nas instalações elétricas e a recuperação das fachadas e de toda a parte interna, além de melhorias nos sistemas de ar-condicionado, de iluminação e hidráulico. Orçada em R$ 2,79 milhões, a reforma foi acompanhada pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Nacional (Iphan).

A Emop tomou todas as precauções para manter as características originais do edifício, projetado em estilo neoclássico pelo arquiteto Grandjean de Montigny, integrante da Missão Artística Francesa.

Outro benefício trazido pela reforma foi a instalação do café dentro do centro cultural, com a abertura para um pátio na lateral do prédio. Esta alteração ampliou o café, que antes funcionava em um anexo, e deve torná-lo mais atraente para o público.

A exposição “28 Milímetros – Mulheres” fica em cartaz até 21 de junho e pode ser visitada de quinta a domingo, das 10h às 20h. A Casa França-Brasil fica na Rua Visconde de Itaboraí, 78, no Centro do Rio de Janeiro. [ A programação completa das comemorações “ França-Brasil” está no site www.anodafrancanobrasil.cultura.gov.br ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira