Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/04/2009 - 11:46

Febraban inicia Road Show no méxico e apresenta estratégias para vencer o atual momento financeiro

Febraban parte para Road Show em nove capitais do subcontinente e chega ao México em 29 de abril. Meta é desenvolver temas do Ciab Febraban 2009 e convidar representantes a este que é o maior congresso da área.

Durante os meses de abril e maio, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) vai realizar seminários em nove capitais latino-americanas com o apoio das federações locais para discutir, entre outros temas, as estratégias e mecanismos para vencer o atual momento financeiro com serviços eficientes, além de apresentar novas possibilidades tecnológicas. O evento também vai apresentar um painel sobre a integração entre banco e varejo, com case da Financeira Itaú CBD – de um dos maiores grupos do setor no Brasil – e Smarter Banking.

O Road Show começa na Cidade do México em 29 de abril, das 8h30 às 12h e será realizado no Hotel W, Great Room A, segundo piso (Campos Elíseos, 252, Chapultepec Polanco). O evento passará pela Colômbia, Venezuela, Chile, Argentina, Uruguai, Equador, Peru e Bolívia. A iniciativa já é repetida pelo quinto ano consecutivo. Os objetivos da Febraban são estimular debates sobre temas pertinentes na região e aumentar a participação de estrangeiros no Ciab Febraban 2009. O evento é promovido pelas empresas IBM, Itautec e Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP) com o apoio da Febraban.

Procedimentos e tecnologias para o momento - A palestra de Joaquim Kavakama, superintendente da CIP abrirá os trabalhos com o tema “Serviços eficientes e novos paradigmas”. Ele pretende abordar as perspectivas de novas regulamentações de Estado e os custos que isso acarreta em face da atual conjuntura. Abordará também a reinvenção do modelo brasileiro de negócios para bancarização e a regulamentação de Bangladesh para atingir a bancarização na base da pirâmide social.

Como integrante da CIP, Kavakama vai priorizar na sua apresentação a compensação de cheques por imagens digitais e não por trocas físicas. O gasto de troca física, por exemplo, chega a 0,7% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro que, em 2008, registrou um total de R$ 2,9 trilhões. A meta é zerar com as Câmaras Eletrônicas de Compensação (Clearning Houses). A CIP compensa cerca de R$ 5 trilhões em cheques ao ano. Outro aspecto desta comunicação é dedicado a mudanças de paradigmas tecnológicos, como em tecnologia desruptiva, novas tecnologias e de meios de movimentação e como tudo isso pode ser estratégico para vencer o atual momento econômico.

Um dos exemplos é o uso do celular como instrumento de transação financeira e de bancarização. Para se ter uma idéia, em termos de perspectivas internacionais, até 2014 serão 14, 6 bilhões de celulares e 2,8 bilhões de PC´s - todos conectados a Internet.

Só no Brasil há um celular por pessoa e, em março, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) divulgou que estão ativos 151,9 milhões de celulares. No mundo, são 3,55 bilhões destes aparelhos móveis, envolvendo mais de 50% da população mundial. Logo, este meio é de ordem fundamental. Ainda em mobile payment, será trabalhada a segunda geração de pagamentos via celular, com exemplos internacionais vindos da Europa e África.

Inovação - O cenário da indústria financeira internacional até 2013 também será abordado por Kavakama, destacando a inovação colaborativa em meios de comunicação, especialmente a Web 2.0. Além de como vai evoluir a padronização de tecnologias e design dos cheques, boletos de cobrança, arquivos de troca e outros. Destaque ainda para o projeto DDA (Débito Direto Autorizado) que pretende eliminar o uso de faturas em papel pelo sistema financeiro, onde todos os títulos de cobrança serão apresentados eletronicamente por bancos de relacionamento dos clientes, sejam pessoas físicas ou jurídicas.

O maior evento de bancos - Composto por recinto de exposição e auditórios para congresso, o Ciab Febraban, em sua edição 2008 (a 18ª anual), reuniu 1.500 congressistas que representaram instituições financeiras do Brasil e mais 14 países diferentes; registrou 16 mil visitantes, 86 expositores e 100 estandes. O congresso apresentou ainda 28 painéis em três dias, com 89 palestrantes e 30 keynote speakers internacionais. No ano passado, o evento teve 18 patrocinadores. Para a edição 2009 já estão confirmados 12 patrocinadores (em três categorias) e 68,3% de todo o espaço de exposição já tomado.

Ciab Febraban: XIX Ciab Febraban - Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras, dias 17, 18 e 19 de junho de 2009, n Transamérica Expo Center - São Paulo, Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues 387, Santo Amaro, S. Paulo.Organização: Febraban - Federação Brasileira de Bancos | Informações e inscrições: www.ciab.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira