Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/04/2009 - 11:51

A festa de casamento perfeita é sem dívidas

Com educação financeira e amor é possível realizar o casamento dos sonhos sem ficar endividado.

Apesar das mudanças de costumes, com o crescimento no número de divórcios e de pessoas que apenas passam a morar junto, uma coisa não mudou: se fizermos uma enquete, vamos observar que grande parcela das pessoas tem ainda o sonho de encontrar alguém e ter um casamento especial, com uma grande festa, isso fica ainda mais em evidência em março, o Mês das Noivas. Mas, para realizar esse desejo, além de arranjar o parceiro adequado (acreditem existe!), não podemos esquecer do investimento financeiro que é bastante alto.

Muitas pessoas, até fazem as contas de quanto gastarão com o casamento, contudo, só pensam na festa e acabam se esquecendo que existem outros gastos. Esse evento representa uma grande mudança na vida e, em função disso é necessário fazer todo um planejamento financeiro, considerando o antes, o durante e, principalmente, o depois da festa. Um exemplo simples dessa situação são as alianças que custão cerca de R$1.500,00.

Outro ponto que se não for pensado com antecedência gerará custos extras é o dia das noivas, com tratamentos de corpo, pele e cabelos.

A organização da festa é uma etapa de gastos onde é muito importante o poder de negociação, as empresas que fazem esses eventos geralmente estabelecem preços bastante altos, tendo boas margens de negociações, mas para isso é importante boa antecedência nas reservas. Decidindo a data, o casal deve fazer um check-list das coisas necessárias e começar a procurar lugares e preços. Veja algumas coisas que não podem ser esquecidas: convites, aluguel do espaço, buffet, bebidas, ornamentação, música, roupa da noiva, do noivo, das damas de honra, daminha, pajem, igreja, contratação de padre ou pastor, foto, vídeo, bolo, doces, entre outros atributos de um casamento.

É fundamental adequar esses gastos dentro das condições financeiras dos noivos, por isso é fundamental definir quanto se irá gastar com cada coisa e evita ao máximo ultrapassar esses valores. Muitos casais se endividam porque gastam mais do que poderiam. O casamento é apenas um dia, as dividas, pode ter certeza, durarão muito mais

Por isso, tenha em mente, existem maneiras de se fazer uma festa inesquecível sem ficar endividado. Um bom casamento pode ser organizado com aproximadamente R$ 15 mil, dependendo do poder aquisitivo e do padrão de vida de cada casal. Basta fazer um bom planejamento e saber respeitar o seu limite financeiro. A felicidade depende de muito mais do que uma festa.

Uma coisa a ser avaliada muito bem é a lista de presente para o casamento, nela devem estar produtos realmente importantes para os noivos. Cuidado, pois as lojas tentarão empurrar todos os tipos de produtos. De nada vai adiantar ganhar coisas que ficarão “amontoadas” em um canto para o resto da vida.

A etapa que sucede a festa é a mais importante de todas. A vida a dois deve ser muito bem planejada. O casal deve levar em consideração gastos que antes não precisavam se preocupar, como IPTU, conta de luz, água, compras de supermercado, ou seja, despesas básicas da realidade de qualquer casamento.

O controle e o planejamento é a base principal de uma vida financeira estável. E, por mais que possa parecer cruel, a falta de dinheiro e os problemas que isso acarreta, com certeza, irá desgastar o relacionamento. Pois, muitas das privações e frustrações serão refletidas no parceiro. Para que isso não aconteça, planeje com antecedência e realize todos os seus sonhos a dois! Felicidades aos noivos!

. Por: Reinaldo Domingos - Educador e Terapeuta financeiro. Também é autor do livro “Terapia Financeira” - (Editora Gente), e criador da Metodologia DiSOP – Educação Financeira - Presidente do DiSOP Instituto de Educação Financeira – (www.disop.com.br).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira