Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/04/2009 - 11:57

Máquinas e componentes agrícolas italianos na Agrishow 2009


O Instituto Italiano para o Comércio Exterior (ICE) e Associação Italiana dos Fabricantes de Máquinas Agrícolas (Unacoma) reúnem 19 empresas produtoras de máquinas e implementos agrícolas no Pavilhão Italiano, na Agrishow 2009, de 27 de abril a 02 de maio, Ribeirão Preto - São Paulo.

A indústria italiana de máquinas para agricultura, jardinagem e terraplenagem, atingiu no final de 2008, a cifra recorde de 1,8 milhões de toneladas produzidas, totalizando 13,1 bilhões de euros, com aumento comparativo a 2007 de 4,4% em peso e 7,5% em valor.

A produção de tratores atingiu 95.400 unidades, cerca de 2,8 bilhões de euros (+18,4% em relação a 2007), enquanto outras máquinas e equipamentos agrícolas assinalaram um total de 680 mil toneladas equivalentes a um valor de 4,6 bilhões de euros (+5,7% ).

O crescimento da produção foi impulsionado pelas exportações, que fecharam o ano com aumento em valor de 24% para tratores (76.250 unidades exportadas) e 8,7% para outras máquinas e equipamentos (440mil toneladas exportadas).

Novos desafios - A tendência a médio prazo deve ser propícia à mecanização e ao processo de crescimento da agricultura mundial e de qualificação das produções em vários países. A previsão da indústria italiana para 2009 é de queda na produção de tratores em decorrência da crise econômica mundial. Em 2010, a recuperação da economia volta-se aos investimentos em maquinário agrícola, os chamados "novos desafios", que se referem às mudanças climáticas, energias renováveis, gestão da água e proteção da bio-diversidade.

Mecanização da indústria - Para Massimo Goldoni, presidente da Unacoma, o enorme crescimento da economia agrícola em países emergentes é para a mecanização do setor uma grande oportunidade. As estratégias devem ser diversificadas considerando-se as características dos países. Em alguns contextos é possível realizar acordos industriais com a transferência de know-how, em outros entram as parcerias em projetos agro-industriais em que as empresas italianas apresentam pacotes integrados de produto, formação e assistência técnica.

A competitividade dos produtos italianos depende cada vez mais da sua capacidade de aproximação de novos mercados com abordagem estruturada e alinhada com a indústria local e, principalmente, a capacidade de manter uma vantagem em termos de know-how, criatividade e tradição.

Pavilhão Italiano na Agrishow - Neste ano, a Itália completa dez anos de participação oficial na Agrishow, evento mais representativo do setor de tecnologia agrícola na América Latina. Neste período, o Pavilhão Italiano promoveu a vinda de mais de 150 empresas na feira. O objetivo maior é fortalecer os acordos de cooperação entre os dois países.

O interesse em montar um estande coletivo é favorecer as empresas. Quando elas se reúnem no Pavilhão são, de certa forma, subsidiadas pelo governo. “As empresas recebem apoio do ICE, já que em muitos casos não possuem contatos comerciais no Brasil. A Itália é um dos países mais abertos aos intercâmbios comerciais com o Brasil”, explica Emilio Pelizzon, analista de negócios do ICE.

Na área dos maquinários agrícolas, a Itália é lider mundial pela diversidade de ofertas de itens fabricados para todo tipo de terreno e cultivo. Nesta edição da Agrishow 2009, o Pavilhão Italiano ocupará posição de destaque, com área de 900 m², com 19 empresas participantes.

A participação do Pavilhão, nesta 16ª edição da Agrishow, faz parte do Programa Extraordinário "Made in Italy – Máquinas Itália” no Brasil, coordenado e promovido pelo Instituto Italiano para o Comércio Exterior (ICE), Abimaq-Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, com a colaboração da Associação Italiana dos Fabricantes de Máquinas Agrícolas (Unacoma), com sede em Roma, que disponibiliza suporte técnico e facilita as relações comerciais entre os fabricantes. Dentro deste programa, delegação de dez empresários brasileiros do setor visitou a EIMA Internacional, maior evento do setor, ocorrido em Bologna, em novembro último.

. [ ICE –Pavilhão Italiano, Rua A - estande 40, na Agrishow 2009 – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola, de 27 de abril a 02 de maio de 2009, das 8 as 18 horas, em Ribeirão Preto – SP].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira