Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/04/2009 - 11:57

Aécio Neves volta a defender as propostas do setor

Governador de Minas Gerais telefonou ao ministro da Agricultura e hipotecou apoio total às propostas elaboradas pelo setor produtor da cafeicultura brasileira.

O governador de Minas Gerais, Aécio Neves, voltou a defender os interesses da cafeicultura brasileira na tarde de ontem, quando, por telefone, conversou com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, e hipotecou apoio total aos pleitos propostos pelo setor produtor ao Governo Federal. A informação parte do presidente da Frente Parlamentar do Café, deputado federal Carlos Melles, que teve audiência com Stephanes no dia 22 de abril (quarta-feira).

Segundo o presidente do Conselho Nacional do Café (CNC), Gilson Ximenes, em nota, é válido lembrar que o governador mineiro já havia encabeçado, no dia 8 de abril, uma reunião entre as lideranças do setor com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, ocasião na qual o titular da área econômica do Governo se comprometeu a encontrar soluções ao crônico endividamento e à falta de renda dos cafeicultores.

Para tentarmos sanar de forma definitiva a crítica situação vivida, apresentamos propostas que se embasam na opção pela conversão da dívida financeira em produto físico, a um preço de referência de R$ 320 a saca, por um período de 20 anos, sem implantação de taxa de juros e com a quitação de 5% ao ano, bem como na implementação de um programa de Leilões de Opções Públicas de Venda de Café, o qual envolva recursos orçamentários da ordem de R$ 1 bilhão para a aquisição de 3 milhões de sacas.

CPR/Granizo — Como é de conhecimento público, o CNC solicitou, no final do mês passado, a prorrogação do prazo para contratação de recursos das linhas de crédito destinadas à liquidação das dívidas com Cédula de Produto Rural e à recuperação das lavouras cafeeiras afetadas pelas chuvas de granizo. Segundo informações do Ministério da Agricultura, esse pleito foi incluído na pauta da próxima reunião do CMN (Conselho Monetário Nacional), que será realizada na quinta-feira da semana que vem, dia 30 de abril, conclui Gilson Ximenes.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira