Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/04/2009 - 09:15

Programa de Transplante da Mayo Clinic tem uma das menores filas de espera e a mais alta taxa de sobrevida dos Estados Unidos

Enquanto nos hospitais brasileiros, um paciente pode ficar na fila de espera por um transplante por anos, no campus da Clínica Mayo em Jacksonville - Flórida, a espera pode ser de apenas semanas, dependendo da complexidade da cirurgia. Este é um dos maiores programas de transplantes dos Estados Unidos, que tem como tempo médio na fila de espera um mês para transplante de fígado; sete meses para transplante duplo de rim e pâncreas; e 8.4 meses para transplantes de pulmão. Os índices de sobrevida para esses transplantes são altos: 83 por cento (fígado), 94 por cento (duplo de rim e fígado) e 66 por cento (pulmão).

Os números da Mayo são ainda melhores quando comparados à média dos EUA (pais número 1 em transplantes em todo o mundo), que, segundo o Registro Científico de Pacientes Receptores de Transplante (www.ustransplant.org), o tempo médio de espera para transplante de fígado pode ser de 12,3 meses, de 14,1 meses para rim-pâncreas e de 12,4 meses para câncer de pulmão. No Brasil, a espera pode levar anos, segundo estatísticas recentes que demonstram que 30 a 40 por cento morrem à espera do transplante. (Veja em anexo tabela do Ministério da Saúde do Brasil sobre lista de espera de 2008 e de número de transplantes realizados).

Nos Estados Unidos, os critérios para determinar quais pacientes recebem os órgãos transplantados variam, dependendo de qual órgão é necessário. A United Network for Organ Sharing regulamenta os critérios da lista de espera e para cada orgão esta lista é estruturada de forma diferente. Os rins, por exemplo, são afetados pelo tempo de espera e pela combinação de antígenos entre o doador e o receptor.

A Clínica Mayo na Flórida oferece transplantes de todos órgãos adultos sólidos e transplantes de multiorgãos (coração, fígado, rim/pâncreas e pulmão). O programa de transplante da Mayo emprega atendimento integrado, reunindo todas as especialidades, num departamento. As equipes estão disponíveis para atender os pacientes e os cirurgiões podem operar 24 horas por dia, sete dias por semana.

Em 2008, a Clínica Mayo recebeu o prêmio mais importante outorgado pelo Professional Research Consultants, o Crystal Overall Top Performer Award. Este prêmio é oferecido anualmente às organizações de saúde que atingem acima de 100 por cento de qualidade em todos os quesitos de atendimento. Os principais pontos fortes da Mayo, de Jacksonville incluem: . Investimento em pesquisa | . Trabalho de equipe multidisciplinar em sintonia | . Otimização dos orgãos recebidos em doação | . Campanhas públicas contínuas.

O ponto forte é a própria Clínica Mayo, que tem soluções para casos difíceis. Muitas vezes, a Mayo é a última esperança para um paciente que tenha tido seu tratamento rejeitado em qualquer outro local. O modelo Mayo de atendimento é que faz a diferença em nosso desempenho, afirma o médico Thomas Gonwa, chefe do Departamento de Transplante da Clínica Mayo de Jacksonville.

Outra razão porque a Mayo é reconhecida pelo excelente desempenho em transplantes de órgaos é sua equipe altamente treinada. A maioria de toda a equipe de enfermagem tem Cerficado de Coordenação em Transplante Clinico.

Transplante de Fígado - Mais de 1.878 transplantes de fígado já foram realizados pela Clínica Mayo na Flórida desde que seu programa de transplantes começou em 1998. O programa tem um dos maiores volumes de transplantes realizados, com o menor tempo de espera e a mais alta taxa de sobrevida nos Estados Unidos. É o único centro de transplante de fígado com resultados estatisticamente melhores do que os previstos em três períodos de avaliação pós-cirurgia – um mês, um ano e três anos.

Do total de transplantes de fígado realizados, cerca de 30 por cento são de doadores vivos, utilizando-se parte do fígado do doador, já que este órgão se regenera e desenvolve novamente.

Acesso a Pacientes Internacionais - A lei americana permite que 5 por cento dos transplantes realizados por um centro médico seja realizado em pacientes internacionais, considerando-se orgãos de doadores falecidos. Não há limite de procedimentos realizados com doadores vivos, possíveis para transplantes de figado, rim e pulmão. Em todos os casos de doadores vivos, o paciente poder ser submetido ao transplante depois de 10 dias de sua chegada à Clínica Mayo. A Mayo mantém contratos de seguro-saúde com mais de 80 empresas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira