Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/04/2009 - 09:24

Florestas da Klabin servem de referência prática para capacitação de especialistas em botânica


Curso é ministrado por especialistas da ESALQ/USP, Unicamp, UFSCAR e do Instituto Florestal/USP com foco em florestas nativas preservadas

Cerca de 15 alunos que cursam pós-graduação em biologia vegetal desenvolveram atividades práticas e de pesquisa na área florestal e no Parque Ecológico da Klabin, localizados em Telêmaco Borba (PR), entre os dias 13 e 24 de abril. Promovido em parceria da Klabin com a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP), o curso foi ministrado por especialistas em taxonomia vegetal, a ciência que identifica, descreve e classifica espécies da flora.

Participaram da iniciativa alunos da Unicamp, USP e ESALQ, que fazem parte dos programas de pós-graduação em botânica e recursos florestais. O objetivo é capacitá-los para o reconhecimento das principais famílias e espécies vegetais existentes nas áreas de florestas nativas preservadas, neste caso, com foco nas florestas de araucárias. Durante as atividades em campo, os alunos coletaram todas as formas de vida de espécies vegetais que apresentam flores e/ou frutos e identificá-las, através de consultas em literatura e aos diversos herbários do Brasil. Posteriormente, essas espécies identificadas serão incorporadas nos herbários da companhia, da ESALQ e da UNICAMP.

Já as atividades teóricas, realizadas no período da noite, abordaram os diferentes assuntos de taxonomia e fitogeografia. Os estudos de taxonomia, além de serem essenciais ao conhecimento da biodiversidade e a base para outras áreas da botânica e ecologia, são utilizados para embasar programas de conservação da natureza, uma das atividades mais importantes para a Klabin.

Para Ricardo Rodrigues, doutor em biologia vegetal e docente da ESALQ, a parceira entre a Klabin e a ESALQ é fundamental para a disciplina de taxonomia vegetal. “As florestas de araucárias são pouco conhecidas em termos de taxonomia e das espécies caracterizadoras. Como a Klabin possui áreas desta mata nativa bem preservada, podemos aprofundar os estudos e contribuir ainda mais com programas de conservação”, ressalta.

Cinco especialistas em taxonomia e ecologia vegetal foram responsáveis pelo treinamento dos alunos, todos pesquisadores e docentes de importantes instituições, tais como ESALQ/USP, Unicamp (Universidade de Campinas / SP), UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos / SP) e Instituto Florestal, da Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo.

“O amplo conhecimento desses especialistas somado à atuação sustentável da Klabin certamente promoverá resultados importantes no que diz respeito aos registros das espécies ocorrentes em nossas florestas”, diz Ivone Fier, coordenadora de Pesquisa e Desenvolvimento, Qualidade e Ambiência Florestal da Klabin. “Por meio da parceria com o meio acadêmico promovemos a qualificação de jovens profissionais e a disseminação de conhecimentos científicos, gerando também informações fundamentais para as atividades florestais da empresa”, finaliza.

Iniciativas de intercâmbio com universidades estão em linha com a Política de Sustentabilidade da Klabin, que visa à prática da responsabilidade social com foco nas comunidades onde atua. A parceria é mais uma demonstração do compromisso de servir à comunidade, no sentido de contribuir para a formação de novos pesquisadores e biólogos. Em contrapartida, a Klabin tem acesso a um conhecimento mais profundo de seu patrimônio natural.

Perfil do Parque Ecológico da Klabin - O Parque Ecológico da Klabin ocupa uma área total de 11.196 hectares, dos quais 7.883 hectares são formados por florestas naturais. Até o momento, foram identificadas nas florestas da Klabin no Paraná 629 espécies de animais dos quais 84 são mamíferos, 401 aves, 40 anfíbios, 38 répteis e 54 peixes. O total de espécies identificadas representa 40% das espécies registradas até o momento no estado do Paraná, sendo que 75 espécies são consideradas ameaçadas de extinção pelo IAP (Instituto Ambiental do Paraná), 15 pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e 51 pela IUCN (International Union for Conservation of Nature).

Perfil da Klabin - A Klabin é a maior produtora, exportadora e recicladora de papéis do Brasil e completa 110 anos de fundação em 2009. É líder na produção de papéis e cartões para embalagens, embalagens de papelão ondulado e sacos industriais, além de comercializar madeira em toras. Possui 17 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina. É pioneira no setor de papel e celulose no Brasil a ter suas florestas e seus processos produtivos certificados pelo FSC (Forest Stewardship Council), confirmando que a empresa desenvolve suas atividades dentro dos mais elevados padrões socioambientais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira