Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/04/2009 - 10:00

ABIMEI participa da Feimafe

Associados reservam tecnologia e novidades para a feira mais importante do ano.

A Associação Brasileira dos Importadores de Máquinas e Equipamentos Industriais (ABIMEI) está presente na 12° edição da Feimafe – Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Sistemas Integrados de Manufatura – que acontece entre os dias 18 e 23 de maio, em São Paulo (SP). O evento conta com cerca de 1.300 expositores, de cerca de 30 países, e espera mais de 60 mil visitantes. Além de um estande institucional, a ABIMEI conta também com a presença de grande parte de seus associados, entre eles: Agie-Charmilles, Automotion, Ferramentas Gerais, Flow Latino, Fobrasa, Frato, Grupo Bener, Grupo Megga, Hontech, Igus, Merax, Mitsui Motion, Okuma, P/A Brasil, Powermaq, Trumpf, Yaskawa e Zayer.

A suíça Agie-Charmilles destaca duas máquinas na feira. A primeira, Cut 30, é destinada ao mercado de corte e conta com excelente performance e baixo custo de operação. Já a Form 30 atende ao setor de conformação e é o segundo destaque da empresa. A máquina apresenta custo-benefício atraente e já vem equipada com comando numérico com tela LCD e sistema operacional Windows XP.

A Automotion, que representa a fabricante suíça Linmot Linear Motors, a norte-americana Mitsubishi Eletric Automation, e as alemãs Schneider Eletric Motion Control, Wittenstein Alpha GMBH e Mayr Gmbh, lança linha de Comandos Numéricos. A empresa apresenta os CNCs M70 e M700, integrados ao painel, equipados com CPU RISC e chip gráfico de alta velocidade. Os equipamentos agregam diversas funções, alta precisão, controle de 2 sistemas e conexão dos drivers com redes de fibra óptica de alta velocidade. A empresa aproveita a Feimafe para apresentar também as novas unidades robóticas para manipulação, empilhamento, palletização, entre outras funções, com aplicação em diversos setores da indústria.

Já a Flow Latino Americana apresenta duas máquinas de corte com Jato de Água. A IFB – Integrated Flying Bridge - vem com bomba de 87 mil PSI (6 mil BAR) de pressão. Conhecida no mercado como HyperJet, o equipamento aumenta em 40% a velocidade e reduz a utilização de abrasivos entre 20% e 30%, diminuindo o custo operacional. Outro destaque da empresa no evento é a WaterjetPRO 1313, que apresenta qualidade e bom acabamento de corte em diversos materiais, adequada para produções menores.

Apesar do momento econômico incerto, a Fobrasa espera bons resultados na feira e destaca equipamentos da marca Calvi, da qual é distribuidora exclusiva no Brasil. A Guilhotina Hidráulica GHC-6/3100 e a Prensa Viradeira Hidráulica PVC 125/3200, que formam o chamado ‘casal ideal’, estarão disponíveis no estande da empresa para demonstração aos visitantes.

A Frato reservou grandes novidades para a Feimafe 2009. Este ano, a empresa pretende apresentar, além de suas tradicionais linhas de ferramentas, a nova divisão de máquinas operatrizes. O destaque fica para a Retificadora Plana KGS 715 HAD, da Kent, com mesa de 1500 mm x 700 mm. A empresa adianta que também vai expor em seu estande tornos, fresadoras e furadeiras, com a expectativa de gerar em torno de R$ 1 milhão em negócios.

O Grupo Bener, formado pelas empresas Bener High-tech, Bener Veker e Bener Presses, irá apresentar produtos de suas três divisões e espera encontrar um novo cenário econômico a partir da Feimafe. “Além de divulgar nossas máquinas, queremos encontrar na feira uma reativação do mercado e um novo ânimo para os negócios”, afirma Paulo Lerner, diretor comercial do Grupo. A companhia expõe 25 máquinas e destaca a alta tecnologia combinada com robustez e precisão na Mandriladora NSB 100, da Bener High-tech; a resistência e durabilidade da Prensa SN1-250 S, da Bener Presses; e o Torno Fel 2280 da Bener Veker, com eixoarvore de duas gamas de velocidade.

Para o Grupo Megga (Meggaton, Meggaforming e Meggaplastico), a Feimafe 2009 é o momento certo para apresentar ao mercado a Puncionadeira EMZ 3610, da empresa japonesa Amada. A máquina de corte de chapas metálicas tem construção compacta e capacidade para até 30 toneladas e é comercializada pela Meggaforming, já equipada com CNC e dois servo motores Fanuc, além de mesa com 1525 x 5000 mm e magazine com capacidade de 45 até 70 ferramentas. Com alta velocidade, a máquina chega a até 1800 gpm e tem precisão de até 0,07 mm de puncionamento.

A Igus do Brasil, que vende produtos destinados a automação industrial, ainda não tem os lançamentos que serão levados para o evento, já que eles só serão divulgados após a Feira Industrial de Hannover, que acontece no final de abril. Mesmo assim a empresa adianta que espera um bom retorno da participação na Feimafe. “Nossa expectativa é encontrar clientes novos, ampliar a gama de produtos com clientes já conhecidos, estreitar relacionamento e buscar novos projetos em geral”, revela Rafael Goes, coordenador de marketing da companhia.

Já a Merax lança um produto voltado ao setor de construção civil: a perfuratriz de concreto modelo Z1Z-CF02-205. A máquina tem capacidade de perfuração de Ø 205 mm e utiliza brocas diamantadas, com interior refrigerado à água. Entre as aplicações está a perfuração de concreto armado, pisos industriais, asfalto, lajes pré-moldadas, mármores, granitos, tijolos e outros tipos de pedra. O equipamento é montado em base suporte com fixação por chumbador e quatro parafusos de nivelamento.

A Mitsui Motion, distribuidora da empresa japonesa FANUC na linha ROBOMACHINES, expõe na Feimafe os Centros de Usinagem Robodrill, com demonstração de várias aplicações em usinagens para a alta produção seriada e high speed. Um dos destaques é a mesa rotativa DDRiB, considerada a mais rápida do mercado, com velocidade de posicionamento de 0,3 segundos em 180º. Segundo a empresa, os clientes que visitarem seu estande ficarão impressionados com a capacidade de arranque de material exibido nos modelos High Toque com motores de 16,7 HP de potência e torque de 70NM. Para a companhia, o evento deve marcar o reaquecimento do mercado de máquinas e equipamentos e a expectativa é que os bons negócios ocorridos em edições anteriores sejam repetidos este ano.

A filial brasileira da japonesa Okuma também participa da Feimafe com novidades. Um dos lançamentos da empresa é o Centro de Usinagem Vertical MB-66VB, com estabilidade dimensional, alta precisão, confiabilidade e máxima produtividade. O produto é comercializado em quatro tamanhos básicos, com cursos que podem ficar entre 560 mm e 1500 mm no eixo X, 460 mm e 660 mm nos eixos Y e Z, com ou sem trocadores automáticos de pallets. A máquina também pode receber opcionais para usinar moldes e matrizes como fusos com rotações que vão de standard 8 mil RPM a 35 mil RPM, com a possibilidade de utilização de robô ou gandry para realizar carga e descarga de peças automaticamente.

A companhia americana P/A Industries, especializada em alimentação de prensas, instalou recentemente uma filial no Brasil para atender a toda América Latina. A empresa participa da Feimafe 2009 com seus dois equipamentos mais vendidos no mundo: o alimentador endireitador eletrônico para prensas e um desbobinador horizontal de pallets.

Na Powermaq, que trabalha com máquinas operatrizes e equipamentos, a Feimafe é bastante esperada: “A feira tem grande importância e podemos dizer que o ano comercial se inicia na Feimafe”, declara Aldo Ronco, diretor da empresa. Na lista de produtos expostos está a Fresadora CNC VM-40, de baixo custo, a Furadeira Radial RD50x1600 e a Fresadora Universal X6432, capaz de fazer engrenagens helicoidais com mais de 500 mm de diâmetro, além de outras funções. Outra novidade é a variedade cada vez maior de produtos voltados ao setor de corte e conformação que estão entrando para o catálogo da empresa.

A fabricante alemã Trumpf, que produz alta tecnologia em máquinas ferramenta e de corte e conformação a laser, expõe na feira a dobradeira TruBend 7000. A máquina é ideal para a produção de peças pequenas e vem equipada com CNC e acionamento elétrico. O destaque do equipamento fica para a preocupação com a ergonomia e conforto do operador, já que disso depende o rendimento da produção. São dois modelos disponíveis, a TruBend 7018, com comprimento de dobra de 510 mm e 18t de força e a TruBend 7036, com 1020 mm e 36 t, respectivamente.

Uma nova linha de inversores de freqüência é um dos lançamentos da filial brasileira da japonesa Yaskawa. Segundo a empresa, a linha J100 é voltada para aplicações que utilizam variação de velocidade, mas que dispensam a necessidade de frenagem, como esteiras ergométricas, compressores domésticos, ventiladores, lavadoras industriais, máquinas de embalagem, agrícolas, entre outros.

A ABIMEI - Formada em 2003, a ABIMEI possui cerca de 80 associados, que representam mais de 80% dos importadores de máquinas e equipamentos industriais. Sua missão é proporcionar ao industrial no Brasil acesso a todos os equipamentos, máquinas e processos existentes no mercado mundial, aumentando assim sua capacidade competitiva tanto no mercado interno quanto no externo, contribuindo para o aumento de empregos e da riqueza. A Associação realizou em 2008 a primeira Feira de Tecnologia em Máquinas e Equipamentos Industriais – TECHMEI, que aconteceu em outubro e reuniu as novidades mundiais do setor. A próxima edição está marcada para março de 2010, no Expo Center Norte. | Sites www.abimei.com.br ou www.techmei.com.br, com versões em Português e Inglês.

FEIMAFE, de 18 a 23 de maio de 2009, segunda a sexta, das 10h às 19h. Sábado, das 9h às 17h, Feira Industrial de Máquinas-Ferramenta e Sistemas Integrados de Manufatura, Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo (SP). Promoção: Reed Exhibitions Alcantara Machado. Informações: (11) 3060-5023 ou www.feimafe.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira