Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/04/2009 - 10:07

Spot Image inaugura filial no Brasil e anuncia parceria com o RN

Empresa francesa com sede em São Paulo firmará contrato em Natal para fornecer ao IDEMA imagens de satélite de todo o estado com até 2,5 metros de resolução.

A francesa Spot Image, uma das líderes mundiais no segmento de produtos e serviços de geoinformação baseados em imagens de satélite, integrante do Grupo EADS, gigante europeu do setor aeroespacial e de defesa, participa a partir deste sábado (25) em Natal, no Rio Grande do Norte, do XIV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, organizado pelo INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, que acontece no Centro de Convenções de Natal.

A empresa, que inaugurou esta semana em São Paulo a sua mais nova subsidiária no país, Spot Image Brasil, forneceu a sua parceira Gaiasat, distribuidora de seus produtos na região Nordeste, uma cobertura completa de imagens de todo o Estado do Rio Grande do Norte com 2,5 metros de resolução. O trabalho servirá para mapeamento dos recursos naturais do estado pelo IDEMA - Instituto de Defesa do Meio Ambiente, incluindo as áreas da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Ponta do Tubarão e a Área de Proteção Ambiental dos Corais, totalizando aproximadamente 53.000 km². As imagens foram comercializadas permitindo seu compartilhamento entre todas as entidades da administração pública direta e indireta do Governo do Rio Grande do Norte.

Operadora comercial dos satélites Spot e fornecedora de imagens provenientes de outros satélites óticos e de radar, a Spot Image tem profundo domínio na exploração combinada de um amplo leque de sistemas de satélite e infraestruturas terrestres, além de uma rede internacional de parceiros, oferecendo em nível mundial bens e serviços de informação geográfica para os setores público e privado. A nova filial Spot Image Brasil atuará em todo o país, principalmente na oferta de produtos e serviços de geoinformação para os setores agrícola e ambiental.

Segundo o diretor geral Pierre Duquesne, que desde 2004 é responsável pela comercialização da linha de produtos e serviços da Spot Image no Brasil, a empresa percebeu que existe uma elevada consciência de preservação ambiental no país, que para isso tem necessidade de um amplo mapeamento de suas áreas de ocupação agrícola e reservas legais. “A instalação da nova filial permitirá uma melhor estruturação para as atividades da Spot Image no Brasil e contribuirá com o fornecimento de subsídios para o atual debate nacional sobre as questões ambientais”, disse o executivo.

A nova empresa é a sexta filial do grupo Spot Image, que em 2008 movimentou cerca de €100 milhões em todo o mundo. As demais subsidiárias da empresa são a Spot Imaging Services (Austrália), Beijing Spot Image (China), Spot Image Corporation (EUA), Tokyo Spot Image (Japão) e Spot Asia (Cingapura). A Spot Image Brasil integra a EADS Astrium, divisão de Espaço da EADS - European Aeronautics Defence and Space Company, e pretende acompanhar a forte evolução no país do mercado de informação geográfica.

Há muitos anos a Spot Image já atua no país, com uma oferta de serviços profissionais específicos usando as aplicações das tecnologias espaciais de observação da Terra, em colaboração com a Infoterra e a Equatorial Sistemas, também empresas do grupo EADS Astrium, que também estarão presentes no simpósio em Natal. A empresa vem fornecendo imagens de satélite para apoiar as políticas públicas de preservação, em particular na Amazônia.

O recém-lançado SPOTMaps (http://spotmaps.spotimage.com/) é a solução da empresa para quem procura um referencial geografico para projetos de cartografia, de mapeamento do uso do solo, da reserva legal e das áreas de preservação permanente. A Spot Image Brasil disponibiliza desde já um mosaico completo de imagens de satélite de 2,5m de resolução das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do pais. Outra solução é o SPOTCana (http://spotcana.spotimage.com/), também recém-lançado, voltado para o setor sucroalcooleiro, que se dedica ao monitoramento das lavouras de cana de açúcar.

A nova filial brasileira desenvolverá suas atividades também para os mercados de mineração, oleo e gas, papel e celulose, utilities (concessões de água, gás, eletricidade e telecomunicações), defesa e segurança publica, etc. “Vamos acompanhar a forte evolução do mercado de informação geográfica no Brasil e atuar em todas as áreas de aplicação das tecnologias espaciais de observação da Terra, oferecendo imagens óticas ou de radar”, afirmou Duquesne.

Operando em estreita colaboração com a rede de distribuidores já estabelecida no Brasil (empresas Engemap, Gaiasat, Hiparc e Tecnomapas), a nova filial brasileira aprofundará essas parcerias oferecendo sua ampla linha de imagens óticas ou de radar com o objetivo de desenvolver serviços adaptados às exigências de seus clientes brasileiros.

A Astrium Services detém 81% de participação acionária da Spot Image. Juntas, a Spot Image e a Infoterra constituem a divisão de “Observação da Terra” da Astrium Services, filial da EADS Astrium.

Spot Image Brasil no XIV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 25 a 30 de abril de 2009 – sábado a quinta-feira, Centro de Convenções de Natal, Av. Dinarte Mariz , s/n – Via Costeira – Natal, RN. Site: http://www.dsr.inpe.br/sbsr2009.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira