Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/04/2009 - 10:35

Professor da Trevisan comenta sobre taxa de desemprego no Brasil e sobre a economia no Reino Unido

Alcides Leite, professor de economia da Trevisan Escola de Negócios, comenta sobre o aumento da taxa de desemprego no Brasil em março – terceira alta consecutiva – chegando a 9% em março, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística); e ainda sobre o PIB (Produto Interno Bruto) britânico, que caiu 1,9% no primeiro trimestre de 2009 – a maior baixa desde 1979, de acordo com o Escritório Nacional de Estatística.

Desemprego no Brasil: “É natural haver um aumento da taxa de desocupação no primeiro trimestre do ano, uma vez que a produção industrial e a atividade do comércio sofreram uma retração no período. No entanto, o aumento do desemprego nos três primeiros meses de 2009 foi além do mero efeito sazonal. Isto é resultado dos problemas enfrentados nos últimos meses pela economia brasileira, sobretudo no setor industrial, principal responsável pelas demissões ocorridas no período. Para os próximos meses espera-se que a taxa de desocupação comece a recuar. Porém, a trajetória do índice de desemprego em 2009 ficará acima daquela registrada em 2008”.

PIB Reino Unido: “O resultado do PIB britânico no primeiro trimestre de 2009 mostra que o Reino Unido deve sofrer mais com a crise do que outros países europeus e os Estados Unidos. Isto ocorre porque a economia britânica migrou de uma economia voltada à produção industrial para uma economia concentrada na área financeira. Como a crise no setor financeiro é mais intensa do que no setor produtivo, os países que dependem muito da atividade financeira sofrem mais com a crise. Além do Reino Unido, outro país que deve sofrer muito com a crise é o Japão, pois depende muito da atividade exportadora. Com a queda do comércio internacional, as exportações japonesas sofreram um forte impacto”.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira