Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Aproveite o 13º para renegociar ou quitar dívidas

O clima de Natal começa a invadir as ruas, com enfeites e vitrines que seduzem os consumidores. Mas nem todos podem se dar ao luxo de entrar em uma loja e fazer um crediário, principalmente por causa de dívidas acumuladas durante o ano. Uma boa opção, nesse caso, é aproveitar o 13º salário para tirar o nome da lista de inadimplentes e começar 2007 sem problemas em caixa, com um pouco de fôlego ainda para quitar os impostos como o IPTU e o IPVA.

Uma boa dica para quem quer se ver livre das dívidas é tentar negociar os valores diretamente com os credores. “Deve-se discutir o pagamento de juros e as parcelas mensais, assumindo um valor que seja possível pagar. Dessa forma, se consegue até combinar prazos maiores para a quitação dos débitos, com juros menores”, explica a advogada Regina Vendeiro, da área cível da Innocenti Advogados Associados.

Segundo ela, o consumidor deve evitar que suas dívidas sejam negociadas por intermediários, além de solicitar o histórico detalhado do débito, com a discriminação de multas, juros e encargos. “Muitas empresas prometem limpar o nome do credor na praça, mas exigem em troca um porcentual sobre o valor recebido”, afirma a advogada.

Ela também destaca que a multa máxima para atraso de pagamento é de 2%, como determina o Código de Defesa do Consumidor. Ocorre, porém, que lojas e financeiras chegam a cobrar até 20% de reajuste sobre os valores devidos. “O consumidor não deve pagar juros e multas excessivas. Se não houver acordo em torno dessa questão, ele pode recorrer à Justiça e requerer a tutela antecipada para que o nome seja excluído dos cadastros restritivos do crédito” orienta Regina.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira