Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/04/2009 - 08:52

Ayrton Senna e Instituto Ayrton Senna são homenageados por 50 artistas e organizações sociais em mostra no Conjunto Nacional

Exposição "Arte para um Mito" também vai apresentar obras criadas por atendidos da APAE de São Paulo, Graacc, Instituto Olga Kos, Instituto Laramara e Centro Educacional Gracinha.

Ayrton Senna, herói do automobilismo mundial e ídolo do povo brasileiro, deixou um extraordinário legado para o Brasil: o Instituto Ayrton Senna, que comemora, em 2009, 15 anos de trabalho no desenvolvimento do potencial das novas gerações através de uma educação de qualidade. Para homenagear Ayrton Senna e celebrar o sucesso da atuação filantrópica num todo, foi organizada a exposição “Arte para um Mito”, que tem curadoria de Paulo Solaris e Angelo Iacocca. A exposição acontece de 27 de abril a 30 de maio, no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, tradicional condomínio da capital que completa 50 anos e se notabiliza pelo incentivo à cultura, servindo de palco para inúmeras exposições, salas de cinema e livrarias.

“Arte para um Mito” terá esculturas e pinturas de 50 artistas, um para cada ano de vida do Conjunto Nacional, além de obras criadas por atendidos da APAE DE SÃO PAULO, do GRAACC (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer), do Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural, da Laramara (Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual) e também do Instituto Ayrton Senna, por meio de alunos do Centro Educacional Gracinha, uma das organizações parceiras do Instituto Ayrton Senna no Programa Educação pela Arte. Essa ampla parceria denota o caráter solidário e desafiador da exposição, peculiaridades inerentes do homenageado Ayrton Senna.

Enaltecer o nome, os feitos e o patriotismo de Senna são os objetivos da exposição “Arte para um Mito”, iniciativa do artista plástico Paulo Solaris em parceria com a Iacocca Marketing Cultural e o Condomínio Conjunto Nacional.

Instituto Olga Kos - “Seja quem você for... tenha sempre como meta: muita força, muita determinação e sempre faça tudo com muito amor e fé em Deus, que um dia você chegará lá. De alguma maneira você chega lá!”. Foi com esta frase do inesquecível Ayrton Senna e uma pequena apresentação com fotos e cores difusas que as educadoras - a psicóloga Paula Ayub e a pedagoga Silvia Liz - do Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural sensibilizaram os alunos-artistas do projeto “Arte para um Mito” para dar início ao desenvolvimento da obra que fará parte da exposição. A idéia dos profissionais era fazer com que os alunos criassem algo genuíno, que representasse a emoção e a visão individual de cada um sobre o piloto.

Sob a supervisão da artista plástica Silvana Gualda, o trabalho começou com um conteúdo onírico, sem formas e cheio de símbolos, como uma maneira de desconstruir os estereótipos pré-definidos pela sociedade. Posteriormente, as idéias de cada aluno foram transferidas para o âmbito coletivo, em uma tela ‘piloto’ com dimensões semelhantes a que será exposta, com o objetivo de que o grupo pudesse experimentar a interferência do colega em sua pintura, tarefa que exercita a tolerância e a permissão em se deixar invadir. Silvana então mostra ao grupo os trabalhos individuais, com as características de cada um, provocando à flexibilidade de cada aluno para um trabalho coletivo. O que era delimitado geometricamente tem a permissão da mistura, da invasão. A partir daí, os alunos-artistas se dividiram em dois grupos, um responsável pelo fundo da tela e o outro pela figura central. Paulo Solaris, curador da exposição, também deu sua colaboração aos alunos, lhes mostrando seu trabalho e dando dicas sobre como deveriam atuar.

O resultado foi uma obra inédita realizada por quatro jovens que nem sequer viram Ayrton Senna, seja nas pistas, seja no dia-a-dia de sua vida. Em quatro semanas os alunos do Instituto Olga Kos compreenderam o diálogo do sentimento com a razão, da expressão com a forma, da técnica com a estética, da criatividade sem perder a identidade, resultando num único e belo trabalho, composto de traços que retratam a personalidade artística de cada um deles e a arte solidária de Ayrton Senna em apoiar causas nas quais todos acreditamos.

Obras: homenagem a Ayrton Senna | Bases: acrílico sobre tela | Tamanhos: 1,00 X 1,00m e 1,15 x 80cm | Autoria: Carlos Eduardo Abrahão, 31 anos, Ester Silvestre da Silva, 24, David Goldzveig, 16 e Lisandra Martins Prediger, 23. | www.institutoolgakos.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira