Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/04/2009 - 09:37

TI Verde aumenta lucro das empresas em relação a concorrentes, diz IDC

Muitas empresas europeias que tem feito grandes esforços relacionados a ações de sustentabilidade, tem colhido ótimos benefícios financeiros. De acordo com um estudo divulgado recentemente pelo IDC, empresas preocupadas com o meio-ambiente estão sendo recompensadas com uma margem de lucro 2% maior que suas concorrentes diretas.

"A TI Verde é um grande caminho para aumentar o lucro de uma empresa, não só por atrair novos clientes e investidores, mas principalmente pelo fato de reduzir os custos operacionais da companhia. Se olharmos para o futuro, é nítido que mais cedo ou mais tarde empresas de qualquer porte terão que tomar iniciativas de TI Verde, por estes benefícios citados”, explica Carlos Sacco, diretor comercial da Multimídia Brasil, empresa que distribui um software que economiza até 60% dos custos com a energia elétrica consumida pelos computadores corporativos.

"A porção do custo proporcionado por TI na conta de luz é bastante visível. Acho que há dois anos, as pessoas não olhavam este fato com a mesma seriedade feita atualmente. Isto acontecia em virtude de o CFO e administradores da infra-estrutura da empresa serem os responsáveis por tomarem conta desta parte do negócio. O pessoal de TI por outro lado nunca teve a responsabilidade de calcular o quanto de energia é consumida pela infra-estrutura de TI", ressalta Vernom Turner, vice- presidente senior de infra-estrutura do IDC.

Outras questões relacionadas à TI Verde, como redução de carbono e reciclagem de produtos estão bem abaixo em termos de importância na mente dos executivos, segundo Turner. “Sessenta e oito por cento dos registrados no Fórum IDC de TI Verde, ocorrido em Nova York, pensam em eficiência energética, quando se fala em TI Verde”.

A pesquisa expôs número ruins também. O número de organizações de TI que possuem iniciativas de TI Verde como uma estratégia corporativa é muito baixo. “Espantosos" 78% dos registrados disseram que suas organizações não tem orçamentos destinados a TI verde e/ou iniciativas de sustentabilidade”, diz Turner.

“Como o próprio Gartner indicou em estudo publicado em 2007, TI Verde já é uma das prioridades de investimentos das empresas em Tecnologia da Informações, e a crise deve ser um grande propulsor desta tendência, pelo fato de proporcionar economia direta para as empresas e aumentar a margem de lucro, como indica o estudo do IDC”, finaliza Carlos Sacco.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira