Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/03/2007 - 08:07

Futebol nos Jogos Pan-americanos terá equipes Sub-20

Comitê Executivo da ODEPA decide que futebol masculino será sub-20, com liberação de até três jogadores acima desta idade.

O Comitê Executivo da Organização Desportiva Pan-americana (ODEPA), reunido dia 29 de março, no Rio de Janeiro, decidiu que o futebol masculino dos Jogos Pan-americanos Rio 2007 será disputado por equipes sub-20, com liberação de inscrição de até três jogadores acima desta idade. A decisão foi comunicada pelo Presidente da ODEPA, Mario Vázquez Raña, ao final da reunião do Conselho Executivo da entidade.

Boletim de Imprensa distribuído pela ODEPA após o encerramento da reunião do Comitê Executivo da entidade: O Comitê Executivo da Organização Desportiva Pan-americana reunido na cidade do Rio de Janeiro, no dia 29 de março, analisou de forma ampla e detidamente, como tema fundamental, o trabalho realizado pelo Comitê Organizador dos Jogos Pan-americanos Rio 2007.

Com grande satisfação o Comitê Executivo pode apreciar que a organização dos Jogos, não obstante as dificuldades lógicas de um evento de tanta importância e envergadura, caminha satisfatoriamente o que garante a organização de uns Jogos de sucesso cumprindo assim com o compromisso contraído pelo Brasil, há cinco anos, perante a Família Olímpica Pan-americana.

A análise do mencionado relatório permite chegar às seguintes conclusões: Existe unidade de ação, profissionalismo, sentido de responsabilidade e liderança na equipe de trabalho do Comitê Organizador, que é dirigida pelo Dr. Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro.

Os Jogos dotarão o Rio de Janeiro de uma infra-estrutura esportiva de primeiro nível, com os requisitos técnicos estabelecidos pelas Federações Internacionais, para o entretenimento das crianças e jovens da cidade e que permitirá ao Rio e ao Brasil organizar futuros eventos esportivos e olímpicos internacionais, o que constitui o legado mais importante na história olímpica do Brasil.

Em todo o processo de organização os governos do Município do Rio de Janeiro, do Estado do Rio de Janeiro e do Governo Federal, liderados respectivamente por Cesar Maia, Sérgio Cabral e o Sr. Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, têm apoiado, decididamente, a organização dos Jogos Pan-americanos e reiterado o firme compromisso de que o Brasil e a cidade do Rio cumprirão com os acordos firmados com a Organização Desportiva Pan-americana.

Observa-se que o Comitê Organizador cumpriu com o programa de planejamento e montagem dos Jogos, aplicando os conceitos de racionalidade e eficiência que devem caracterizar a organização de um evento multiesportivo como são os Jogos Pan-americanos.

Realizaram-se 29 eventos esportivos internacionais, que permitiram testar a operação das instalações e contribuíram para a promoção dos Jogos Pan-americanos. A partir desta data e até a abertura dos Jogos, utilizando diferentes alternativas, se estarão disponíveis todas as instalações de treinamento e competição; assim como outras previstas para o desenvolvimento dos Jogos.

A Vila Pan-americana, por sua beleza, qualidade e facilidades se constitui um exemplo a ser imitado na organização de futuros Jogos. Os atletas e oficiais participantes desfrutarão das melhores condições de alojamento, e a oferta de serviços básicos vai permitir que eles cumpram, com maior eficiência, sua importante função dentro dos Jogos Pan-americanos.

Considera-se oportuno recomendar ao Comitê Organizador realizar um especial esforço que permita concluir as instalações, em especial aquelas de competição ou treinamento, que apresentam alguns atrasos; assim como a execução da logística do evento e a contratação final dos serviços requeridos, a seleção e preparação dos voluntários.

O Programa previsto pelo Comitê Organizador para os exames de controle de dopagem durante os Jogos cumpre plenamente as elevadas exigências estabelecidas, dando continuidade à política que vem seguindo a ODEPA, há mais de 20 anos, para enfrentar com a maior firmeza e rigor, a luta contra o doping no esporte.

O Comitê Executivo, avaliando as circunstâncias especiais do momento e a complexidade do calendário internacional do esporte de futebol, acordou que, excepcionalmente, participem nas competições deste esporte nos Jogos Pan-americanos atletas da categoria Sub-20, com a participação de no máximo mais três atletas de qualquer categoria de idade. A ODEPA adotará as medidas necessárias para que, em Jogos futuros, se respeite de forma rigorosa, o limite de idade estabelecido para participação de atletas de futebol em Jogos Pan-americanos.

O Comitê Organizador previu as mais amplas facilidades para que os meios de comunicação, utilizando das técnicas mais avançadas, possam dar a mais ampla cobertura informativa aos Jogos Pan-americanos, como evento olímpico mais importante da América.

Avaliou-se muito positivamente a iniciativa do Comitê Organizador de realizar o revezamento do Fogo Pan-americano, visitando as principais cidades, através das quais, simbolicamente, se reconhecerá cada um dos 42 países membros da ODEPA. Este notável esforço permitirá levar a mensagem dos Jogos Pan-americanos através de todo o país.

A ODEPA e seus 42 Comitês Olímpicos membros reafirmam seu permanente compromisso com os Jogos Pan-americanos do Rio e expressam sua decidida vontade de aumentar seu apoio ao Comitê Organizador dos Jogos, executando as ações necessárias para cumprir suas responsabilidades. Trabalha-se para preparar cada uma das delegações com o maior nível possível para que nestes Jogos do Rio se alcancem resultados técnicos superiores e prevaleça um verdadeiro espírito olímpico, caracterizado pela amizade e a solidariedade entre os jovens atletas e povos da América.

A ODEPA parabeniza o Comitê Organizador pelo excelente Relatório apresentado ao Comitê Executivo e pelo extraordinário trabalho desenvolvido até agora, e o estimula a realizar os maiores esforços para garantir que, na data prevista, estejam criadas as condições adequadas, do ponto de vista organizacional e técnico, para o sucesso dos XV Jogos Pan-americanos Rio 2007.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira