Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/04/2009 - 10:26

Editorial lança “As duas faces da abóbora”, de Caco Porto

O escritor fluminense Caco Porto esteve na noite do dia 28 de abril, na Fnac do MorumbiShopping, Av. Roque Petroni Jr., 1089, em São Paulo, para o lançamento de “As duas faces da abóbora”. O autor participará da série de encontros Com todas as letras, bate-papos que reúnem escritores e leitores da Primavera Editorial. Romance singular, “As duas faces da abóbora” traz uma história envolvente que tem como cenários Nova York, Rio de Janeiro e Maputo. Associando os seres humanos a “partículas inteligentes” integradas na rede mundial, a obra leva à reflexão sobre a falta de fronteiras do mundo contemporâneo e sobre as mudanças positivas que podem ocorrer nas próximas décadas pela presença da internet, conectando povos de diferentes culturas.

São Paulo – A morte de um influente empresário norte-americano do setor petroquímico e de sua esposa é o ponto de partida do romance As Duas Faces da Abóbora, que prossegue com o conflito entre os filhos do casal – o capitalista Robert e a humanista Kate. Donos de personalidades antagônicas, ambos têm que decifrar o mistério que envolve o passado dos pais, no Rio de Janeiro, para por fim à disputa por uma herança avaliada em US$ 30 bilhões. Nova York, Rio de Janeiro e Maputo, em Moçambique, são cenários da obra de estreia de Caco Porto, publicada pela Primavera Editorial. Extremamente atual, o livro associa os seres humanos a “partículas inteligentes” integradas na rede mundial de computadores, o que nos leva à reflexão sobre a falta de fronteiras do mundo contemporâneo e sobre as mudanças positivas que podem ocorrer nas próximas décadas pela presença da internet, conectando povos de diferentes culturas. De outro lado, a obra mostra que, apesar da revolução tecnológica, é imprescindível a relação interpessoal, o conhecimento do outro e a necessidade humana de equilíbrio. Nesta terça-feira (28/4), a partir das 18h30, o autor estará na Fnac do MorumbiShopping (Av. Roque Petroni Jr., 1089), em São Paulo, para abordar esses e outros temas, além de lançar “As duas faces da abóbora”. Caco Porto participará da série de encontros Com todas as letras, bate-papos que reúnem escritores e leitores da Primavera Editorial.

Caco Porto conta que começou a dar as primeiras pinceladas no texto As duas faces da abóbora no final de 2002, durante um curso de roteiro para cinema, no Centro de Cursos de Extensão da PUC do Rio de Janeiro (CCE). “Na época, ainda absorvíamos os choques provocados pelo estouro da “bolha da internet” – que quebrou milhares de empresas em todo o mundo – e pelo atentado ao World Trade Center, em Nova York, no fatídico 11 de setembro de 2001. Era notório que aqueles acontecimentos estavam gerando fortes ondas de mudança no planeta, mas não sabíamos exatamente como isso se daria. Ao mesmo tempo, o mundo assistia a dois importantes efeitos do processo de globalização”, detalha. Segundo o autor, com a globalização tecnológica, pessoas e grupos influentes passaram a exercer força de reação ao processo neoliberal. “Presenciávamos, portanto, o surgimento e o crescimento de duas forças antagônicas; uma relação de ação e reação, causa e efeito. De um lado, a globalização cultural versus a globalização econômica. Ao concluir o roteiro, comecei a imaginar que estávamos vivendo não apenas um forte momento de mudanças, mas testemunhando o nascimento de um novo modelo mental e comportamental. Passados sete anos, o livro é publicado justamente em um momento de crise mundial na economia. Acabamos de assistir a uma reunião dos líderes das 20 maiores economias do mundo para debater mudanças nas regras da economia globalizada, um debate que versa sobre a necessidade de devolver aos Estados-Nação os poderes tomados pelo processo neoliberal da globalização econômica.

A íntegra da entrevista de Caco Porto está no Blog da Primavera Editorial http://aprimaveraeditorial.wordpress.com/2009/04/14/entrevista-caco-porto

O gênero Romance possui 344 páginas, encadernação de brochura, com preço sugerido de R$ 43,90.

Caco Porto - Nascido em São Gonçalo, Rio de Janeiro, o escritor Marcos Rachid Porto (Caco Porto) desenvolveu um olhar apurado para o cinema e a tevê; um olhar que une a ótica do entretenimento pessoal à visão de indústria forte e economicamente ativa em todo o mundo. Roteirista e especialista em Análise de Sistemas de Informação, Caco Porto é graduado pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ) e possui MBA em Marketing Estratégico pela Fundação Getulio Vargas. Em 2003, Caco Porto também obteve certificação em roteiros para cinema pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro, no Rio de Janeiro – cidade na qual desenvolve projetos para cinema, televisão e literatura. Entre 1986 e 1992, o escritor atuou como analista, tendo desenvolvido sistemas de informação para a Central Globo de Produções. Na Globo, o escritor pôde exercitar a sua criatividade ao participar de várias iniciativas ligadas à produção para a televisão, além de liderar o desenvolvimento do sistema para controle de produção de teleteatro, responsável pela geração de roteiros de gravação de novelas e minisséries. Atualmente, Caco Porto desenvolve roteiros e livros.

Primavera Editorial - Criada em 2008, a Primavera Editorial possui um catálogo formado por obras de diferentes linhas editoriais como romances históricos e sociais, ficção brasileira e estrangeira, e policiais, entre outras. Entre as características da jovem editora estão a inovação e o pioneirismo dos conteúdos, além da qualidade da produção gráfica. Com a proposta de associar a leitura ao entretenimento e lazer qualificado – assim como o cinema, teatro e artes plásticas –, a Primavera Editorial possui um catálogo peculiar, composto por obras de autores nacionais e estrangeiros que têm por linha mestra a produção de uma literatura moderna e de qualidade ímpar, que evoca hábitos e costumes de diferentes povos e épocas; uma literatura instigante e criativa, que se transforma em uma maneira lúdica e pouco convencional de entender melhor a influência das culturas na formação dos povos. Criada na primavera de 2008, a editora lançou títulos de sucesso como La Llorona (Marcela Serrano, Chile), 31 Profissão Solteira (Claudia Aldana, Chile), Solstício de Verão (Edna Bugni, Brasil) e A Décima Sinfonia (Joseph Gelinek, Espanha).

A Primavera Editorial é presidida por Lourdes Magalhães, que possui 20 anos de experiência como consultora. No mercado editorial nacional e internacional, a executiva atua há vários anos desenvolvendo parcerias e contratos com agentes literários na avaliação de obras para a compra de direitos autorais, além de participar ativamente de feiras internacionais do setor. Lourdes Magalhães atuou em editoras consideradas referência no mercado como Ática, Scipione, Grupo Abril e Editora Brasiliense.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira