Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/03/2007 - 08:12

Modelo internacional de Cadastro Positivo chega ao Brasil

Equifax traz experiência internacional na administração de informações dados positivos para o mercado brasileiro. Companhia participou da implantação e administração do projeto nos EUA e outros cinco países da América Latina.

São Paulo - Para oferecer soluções que contenham informações positivas de pessoas físicas no País – o conhecido como cadastro positivo - a Equifax do Brasil conta com sua experiência de mais de 100 anos no mercado internacional, através da qual participou da implantação e administração do cadastro positivo em países como Estados Unidos e outros cinco da América Latina: Argentina, El Salvador, Equador, Honduras e Peru. No Brasil, a Equifax já oferece essa modalidade de análise para pessoa jurídica desde a década de 70.

“Hoje o banco de dados da Equifax do Brasil, fornecedora de soluções para gestão de negócios, está entre os maiores do mundo, pois dispõe de 163,8 milhões de informações sobre pessoas físicas e jurídicas”, informa Marcelo Kekligian, vice-presidente de Sistemas de Decisão e Contas Corporativas da empresa. Segundo Kekligian, a experiência da Equifax na administração de bancos de dados positivos em outros países como Estados Unidos e Argentina facilita o uso desse tipo de informação também no Brasil. “Trata-se de um serviço que demanda uma retaguarda muito forte, em que reunimos tecnologia, experiência e inteligência para prestar informações ao mercado que demanda a concessão de crédito”, completa.

O executivo ressalta que, no entanto, por uma questão cultural, o mercado brasileiro ainda é muito reativo e reticente na troca de informações positivas. “Esse processo de aculturação ainda deve dispender um tempo maior, até que os bancos, financeiras, varejo e consumidores entendam bem e passem a utilizar o sistema.”

A adaptação ao novo sistema varia de país a país, conforme fatores conjunturais como estabilidade econômica, por exemplo. Para o Brasil, Kekligian afirma que o cenário atual é extremamente positivo, entre elas está a iniciativa do governo em regulamentar a atividade e manter uma taxa de juros descrescente, o que tem proporcionado confiança no mercado, por outro lado o sistema bancário já possui estrutura tecnológica para realizar as operações de crédito com a agilidade necessária.

Baseada no conhecimento internacional, a Equifax analisa que, em médio prazo, o cadastro positivo fará cair as taxas médias de juros, em função da melhoria da qualidade da informação e, consequentemente maior segurança nas operações. Para os consumidores espera-se uma maior facilidade de obtenção de crédito, operações aprovadas mais rapidamente, além de maior probabilidade de negociar taxas e/ou condições de financiamento. Além disso, ao inserir suas informações em um banco de dados o consumidor também se protege contra possíveis fraudes.

De acordo com pesquisa do professor Michael Staten, da Georgetown University (EUA) os resultados dos países que adotaram o cadastro positivo são encorajadores para estimular o crescimento econômico. O estudo realizado nos EUA revelou que depois de duas gerações com cadastro positivo aumentaram em três vezes os empréstimos para carros e em duas vezes os hipotecários, além de incrementar a venda de bens duráveis e elevar o número de portadores de cartões de crédito.

Perfil da Equifax - A Equifax é líder mundial em informação e inteligência para decisão e gestão de negócios, englobando o maior banco de dados de informação de crédito de consumidores e empresas do mundo. Oferece ao mercado poderosas ferramentas para gestão do risco de crédito de pessoa física e jurídica que auxiliam no aumento da lucratividade e gerenciamento do ciclo de vida dos negócios. Desde 1974 atuando no Brasil, a empresa possui clientes entre companhias multinacionais até pequenas empresas. Em 2006, registrou faturamento global de US$ 1,5 bilhão. | www.equifax.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira