Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/04/2009 - 10:30

Morosidade empresarial apresenta pequenos indícios de desaceleração


O índice Crédito y Caución de Incumprimento regista um aumento de 159% dos níveis médios de inadimplência em relação a 2008, neste cenário, as empresas devem reforçar especialmente os sistemas de seleção de riscos e recuperação especializada.

Ao longo do primeiro trimestre de 2009, o pico da morosidade empresarial associada à deterioração da economia mostrou os primeiros leves indícios de desaceleração. De acordo com o Índice Crédito y Caución de Incumprimento, os níveis médios de inadimplência cresceram 159% em relação ao ano anterior. Apesar de se tratar de uma taxa significativa, reflete uma desaceleração do crescimento da morosidade empresarial de setembro de 2007, altura em que o índice começou a refletir uma alteração da tendência pela primeira vez.

A evolução do índice reflete a adaptação estrutural e produtiva dos diversos setores da economia espanhola e a implementação progressiva de maiores controlos de gestão do crédito ao cliente. De acordo com as atuais previsões da Crédito y Caución, a recuperação do crescimento não vai começar a verificar-se até 2010. Neste contexto, as empresas devem reforçar especialmente os sistemas de seleção de risco e processos de recuperação.

Este índice é elaborado a partir de dados da Crédito y Caución, que em 2008 analisou o risco comercial das vendas a crédito num valor superior a 141,000 milhões de euros, e calculou a solvência de 3,4 milhões de clientes pertencentes a todos os setores de atividade, com o objectivo de dar cobertura às operações comerciais das empresas asseguradas.

A Crédito y Caución está adaptando os tipos de prêmios e a seleção de riscos a este cenário. Para analisar a evolução dos riscos de incumprimento de pagamentos que verifica em cada empresa, conta com modelos de risco que têm em conta mais de 400 variáveis extraídas da situação financeira, historial de pagamentos e dados enriquecidos sobre o comportamento em pagamentos registados por os mais de 80.000 assegurados do Grupo em 40 países.

Perfil da Crédito y Caución: A Crédito y Caución contribui há 80 anos para o crescimento das empresas, protegendo-as dos riscos de não pagamento associados às vendas a crédito de bens e serviços. Com mais de 70 sucursais, a Crédito y Caución tem cerca de 33% de quota de mercado em Portugal e 60% em Espanha, o que se traduz na liderança ibérica do sector. A empresa entrou recentemente no Brasil.

A Crédito y Caución é o operador do Grupo Atradius em Portugal, Espanha e Brasil. Proporciona seguros de crédito, caução e serviços de recuperação de dívidas em 40 países. Com lucros totais cerca de 1.800 milhões de euros e participação de 31% no mercado global dos seguros de crédito, o Grupo Atradius assegura anualmente cerca de 590.000 milhões de euros do comércio mundial. Com 160 sucursais, tem acesso à informação comercial de mais de 52 milhões de empresas em todo o mundo e toma mais de 22.000 decisões diárias de limites de crédito.

A solvência da Crédito y Caución e do Grupo Atradius está avaliada pelas qualificações de fortaleza financeira “A”, da Standard & Poor’s, e “A2”, da Moody’s.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira