Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/04/2009 - 10:36

Merck & Co. e MMV (Medicines for Malaria Venture) Fecham acordo para desenvolvimento de medicamento contra a malária

O medicamento mostrou-se eficaz em estudo pré-clínicos e, se for comprovadamente eficaz em humanos, será possível produzi-lo em grandes quantidades e a baixo custo. A Merck se compromete a não obter lucro com a venda do medicamento em países em desenvolvimento

A Merck & Co., Inc. - que atua no Brasil como Merck Sharp & Dohme - e a MMV (Medicines for Malaria Venture) - uma organização de pesquisa e desenvolvimento de medicamentos sem fins lucrativos dedicada a diminuir o ônus da malária mundialmente - anunciaram um acordo de licenciamento para o desenvolvimento de um medicamento para o tratamento da malária no mundo em desenvolvimento.

Segundo os termos do acordo, a Merck & Co., que descobriu o possível medicamento, concedeu uma licença exclusiva e isenta de royalties à MMV para desenvolver o medicamento em fase de investigação para o tratamento da malária nos países em que a malária é endêmica. A Merck & Co. detém a opção de se tornar parceira de desenvolvimento da MMV após a conclusão do primeiro estudo clínico Fase II do produto candidato. Além disso, segundo o acordo, a Merck & Co. se compromete a não obter lucro com o uso do produto nos países em desenvolvimento.

"Ainda existe uma necessidade substancial de se desenvolver medicamentos inovadores para tratar e prevenir infecções de malária que representam uma ameaça à vida em razão da crescente resistência que há às terapias atuais. Também é importante que estes novos medicamentos tenham boa relação de custo-benefício e que curem após somente alguns dias de terapia", afirmou Dennis M. Schmatz, Ph.D., vice-presidente dos Laboratórios de Pesquisa Merck. "Por meio da parceria com a MMV neste projeto, nossa esperança é acelerar o desenvolvimento clínico deste promissor medicamento candidato para atender a estas necessidades".

"Os pesquisadores de malária trabalham noite e dia para desenvolver novos medicamentos que permitam interromper a perda inaceitável de vidas causadas por esta doença mortal", afirmou o dr. Chris Hentschel, presidente e diretor executivo da MMV. "A MMV valoriza esta oportunidade de trabalhar com a Merck e avançar a pesquisa sobre este promissor medicamento contra a malária para a fase de desenvolvimento. Quanto mais opções de tratamento pudermos desenvolver contra o parasita da malária fatal, mais perto chegaremos de erradicar de uma vez por todas esta doença".

O medicamento candidato contra malária é um composto disponível na versão oral, que potencialmente poderia compor um esquema de dosagem curativa administrada uma ou duas vezes ao dia. Em estudos pré-clínicos, foi demonstrado que o medicamento é eficaz contra P. falciparum, o organismo que causa a malária aguda, inclusive contra cepas resistentes a múltiplos medicamentos. O composto é produzido por meio de uma síntese química relativamente simples e demonstra grau elevado de estabilidade. Por estes motivos, espera-se que, se for eficaz contra a malária em seres humanos, seja possível produzir grandes quantidades do medicamento a baixo custo. Considerando a magnitude do desafio global representado pela malária, é fundamental que medicamentos eficazes possam ser produzidos em quantidades suficientes e por um preço razoável para permitir sua disponibilidade nos países mais pobres do mundo.

A avaliação pré-clínica de segurança e eficácia do medicamento candidato contra a malária foi concluída, sendo que o medicamento está pronto para passar por estudos clínicos que avaliarão sua segurança e eficácia em seres humanos. A MMV ficará encarregada do programa clínico neste estágio e os representantes da Merck & Co. serão incluídos como membros do conselho consultivo do projeto.

Perfil da Merck & Co. e a Merck Sharp & Dohme - A Merck & Co., Inc., é uma empresa farmacêutica que pesquisa, desenvolve, produz e comercializa vacinas e medicamentos em áreas críticas da medicina há mais de um século. Foi uma das responsáveis por produzir a penicilina em larga escala, sintetizou a vitamina B6 e B12, descobriu a cortisona, a vacina contra sarampo, caxumba e rubéola, medicamentos anti-Aids que fizeram com que a doença passasse a ser considerada crônica e não fatal e recentemente descobriu a primeira vacina contra câncer de colo de útero. A empresa dedica grandes esforços para aumentar o acesso aos seus produtos por meio de programas sociais, incentiva o desenvolvimento de ciências de saúde e biomédicas e ambientes que promovam a inovação e desenvolvimento econômico, além de divulgar informações sobre saúde como uma prestação de serviço à população. No Brasil desde 1952, a empresa é denominada Merck Sharp & Dohme (MSD) e conta com um escritório central, localizado em São Paulo, e uma unidade fabril, situada na região de Campinas, São Paulo, que completa 50 anos em 2008. | www.msdonline.com.br

Perfil da MMV (Medicines for Malaria Venture) - A MMV (Medicines for Malaria Venture) foi constituída em 1999 como uma organização sem fins lucrativos destinada a descobrir, desenvolver e produzir medicamentos contra a malária, seguros, eficazes e acessíveis, por meio de parcerias público-privadas eficientes. A visão da MMV busca um mundo em que medicamentos acessíveis e eficazes poderão curar e proteger milhões de pessoas contra o risco da malária e ajudar a erradicar de definitivamente esta doença terrível.

A MMV atualmente administra a maior carteira de projetos contra a malária em colaboração com mais de 100 parceiros farmacêuticos, acadêmicos e de países endêmicos em 38 países. Esta sólida carteira de aproximadamente 50 projetos inclui 19 classes de compostos totalmente novas em fase de descoberta. | Maxpress.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira