Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/04/2009 - 10:39

Maresias encerra etapa de abertura do Tent Beach Local Motion SP Contest 09


Em ondas bem pequenas, surfistas metropolitanos mostraram habilidade para conquistar os primeiros títulos do ano.

Encerrou no último domingo, dia 26 de abril, na praia de Maresias, em São Sebastião, litoral norte de São Paulo, a primeira etapa do Circuito Tent Beach Local Motion SP Contest 09. A equipe da Zona Sul foi formada e surfistas de outras regiões da Grande São Paulo inauguraram o ranking da divisão de acesso. As disputas foram marcadas pela sorte, estratégia e habilidade para surfar em ondas pequenas. Quem achou as melhores, saiu da praia com os primeiros troféus da oitava temporada do SP Contest.

O primeiro time da Zona Sul a ser formado foi a Open, no dia anterior, com os oitos melhores do ranking. Já na final, a briga ficou por conta de Rafael Costa, Diego Oliveira, Ricardo Saheli e Pedro Oliveira. Dos quatro, somente Pedro já tinha vencido uma seletiva, em 2006. Surfando com a mesma prancha que usou na edição passada, ele garantiu mais um caneco. "Foi com ela que venci em 2008 o SP Trials aqui mesmo em Maresias e como a previsão era de ondas grandes, deixei a minha maroleira em casa e a trouxe".

Com a vitória, ele agora tem certeza que a "bóia" traz sorte. "Cheguei a colocá-la para vender numa loja, mas percebi que ela é a prancha da sorte, então pintei e trouxe pra cá", disse com um sorriso no rosto o morador do bairro Planalto Paulista. "Sem palavras, ser bicampeão da seletiva é demais". No entanto, ele confessa que teve receio. "Estava nervoso antes de entrar na bateria, porque esse mar não é favorável para mim, não gosto de surfar esse tipo de onda. É muita loteria e minha tática foi sair pegando todas".

Nos longboarders, Leonardo Paioli está se tornando uma barreira entres seus concorrentes. Desde 2002 ele não perde nenhuma seletiva e conquistou mais uma, seu sétimo título. "Começar o ano com pé direito é sempre bom", disse o arquiteto de Moema. Ao falar da quantidade de troféus guardados em sua casa, ele brinca. "Pela profissão, dá para construir uma paredinha a mais para colocar os canecos". Além dele, a equipe foi formada por Paulo Giachetti, Maurício Barros e Chico Paioli.

Com a experiência que tem em campeonatos, somando seis vitórias no Confronto Final, Paioli faz um balanço do time que irá representar a Zona Sul na última etapa. "Nossa equipe é muito forte. Eu e Giachetti fizemos final no ano passado. Eu ganhei e ele ficou em quarto, isso porque ele não se achou na bateria, mas tem surf para chegar junto. O velhinho (Chico Paioli) nem falo, competir está no sangue dele e a qualquer momento pode dar um couro na molecada. E o Maurício está há anos correndo com a gente, sempre fazendo boas colocações".

A categoria Master fechou a equipe da Zona Sul. E quem se deu bem na final foi Eduardo Kutica, de Itaim. Aos 44 anos, ele escolheu o canto certo no mar para surfar as "esquerdinhas". "Fiquei observando o longboard e eles já estavam com dificuldade de emendar lá de trás, perto da bóia, e com pranchinha ia ser mais difícil. E como tinha me criado aqui em outra bateria, resolvi ficar sozinho, pois lá iam ser três disputando as poucas ondas. Arrisquei em ficar sozinho e deu certo".

A vitória chegou aos seis minutos para o término da bateria. Antes, a liderança foi alternada. O atual campeão Master do SP Contest, Taciano Parri, começou na frente. Depois, Itamar Bastos, que venceu a seletiva na edição passada, superou Parri e ficou em primeiro. Mas não foi o suficiente para barrar a estratégia do Kutica que ficou no lardo esquerdo do palanque, enquanto os demais foram para o lado direito, perto da bóia.

Na divisão de acesso, o SP Trials, classificatório para o Confronto Final, surfistas das demais regiões da Grande São Paulo brigaram pelo topo do ranking. No SP Trials Longboard, Jonathan Paiva saiu na frente. Participando da prova por acaso, ele comemorou o título. "Quando o mar está bem pequeno, eu surfo de longboard para brincar, é mais por diversão. E como tinha uma vaga, decidi correr. Fui passando as baterias por sorte".

Paiva também escolheu ficar longe dos concorrentes. "Os moleques da open local acharam uma vala de direita mais encaixada, então resolvi surfar lá, a direita do palanque. Como escolhi bem as ondas, surfei duas boas que fizeram a diferença", comemora o campeão de 26 anos, morador da Zona Leste. Presente no Circuito desde a sua criação, ele parabeniza o evento. "Eu acho maravilhoso, porque São Paulo tem muita gente que pega onda e o campeonato incentiva a galera a surfar mais".

Já na SP Trials Open, Rogério Galvão superou Kadu Piolho, ambos da Zona Oeste, que começou muito bem na bateria, com uma onda de sete pontos. Mas Kadu, que ficou perto da bóia, só encontrou essa onda e não conseguiu se manter na liderança, mesmo precisando de poucos pontos. Galvão optou em surfar as valas do lado esquerdo do palanque e se deu bem. Aos poucos, ele foi somando os pontos para ser campeão. "Irado esse evento. É a oportunidade de competir para quem fica lá em cima trabalhando a semana inteira".

O campeonato conta com cinco seletivas que formam equipes das regiões Sul, Norte, Leste, Oeste e ABC. Cada time é composto pelos oito melhores da categoria Open, mais os quatro da Master e Longboard. Estes representam a sua região no Confronto Final, agendado para 24 e 25 de outubro, em Ubatuba. O SP Trials, divisão de acesso, forma um ranking classificatório para a última disputa do ano e é a chance para aqueles que não conseguiram sua vaga na seletiva.

A próxima etapa acontece nos dias 23 e 24 de maio, no Canto do Baguary, em praia Grande, Ubatuba. Desta vez os surfistas da Zona Norte formarão a equipe. Informações com Eduardo Nascimento pelo telefone: (11) 7837-6983. E-mail: [email protected]

O Circuito Tent Beach Local Motion SP Contest 09 conta com o patrocínio da Tent Beach e da Local Motion. Apoio: BHS, Glasser Future Surfboards, Surf Team, Granolas Cróqui, Própainel, Gardel, Deputado Federal William Woo, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria do Esporte, Lazer e Turismo e Prefeitura de São Sebastião. Divulgação: Waves.Terra. Organização: Event Tools Promoções e Eventos Ltda. Realização: Associação de Surf da Grande São Paulo, Associação de Surf de São Sebastião, Associação de Surf de Maresias e Federação Paulista de Surf.

Resultados.: Open ZS: 1 - Pedro Oliveira | 2 - Ricardo Cersosimo | 3 - Diego Oliveira | 4 - Rafael Costa | Completam a equipe: Erick Proost, Gustavo Vinicius, Itamar Bastos e Gabriel Bonifácio. || Longboard ZS: 1 - Leonardo Paioli 2 - Paulo Giachetti | 3 - Maurício Barros | 4 - Chico Paioli. || Master ZS: 1 - Eduardo Kutica | 2 - Itamar Bastos | 3 - Taciano Parri | 4 – Dodô. || SP Trials Open | 1 - Rogério Galvão - Zona Oeste | 2 - Kadu Piolho - Zona Oeste | 3 - Alexandre Miranda - Zona Oeste | 4 - Eduardo Maia - Zona Norte. || SP Trials Longboard | 1 - Jonathan Paiva - Zona Leste | 2 - Alexandre Miranda - Zona Oeste \ 3 - Danilo Silva - Zona Norte | 4 - Marcelo Lima - Zona Oeste.

Calendário: 2ª etapa - Seletiva Zona Norte - 23 e 24 de maio - Canto do Baguary – Ubatuba | 3ª etapa - Seletiva Zona Leste - 27 e 28 de junho - Pier – Mongaguá | 4ª etapa - Seletiva Zona Oeste - 08 e 09 de agosto - Juquehy - São Sebastião | 5ª etapa - Seletiva Grande ABC - 12 e 13 de setembro - Pitangueiras – Guarujá | 6ª etapa - Confronto Final - 24 e 25 de outubro – Ubatuba. | Por: Maria Fernanda Cunha | Marcos André Araújo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira