Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/04/2009 - 10:46

Emoção: um componente cheio de energia

Palestra de Lars Grael leva o público à forte comoção no segundo dia do 6º SENSE.

A sexta edição do Seminário Nacional de Segurança e Saúde no Setor Elétrico Brasileiro (6º SENSE), realizado pela Fundação Coge, em parceria com a Coelba (Grupo Neoenergia) confirma o comprometimento de empresários e colaboradores do segmento em garantir condições de trabalho cada vez melhores para todos. Mesmo estando a poucos metros da paradisíaca praia de Stella Maris, em Salvador, os participantes do evento continuam lotando durante todo o dia os quatro auditórios do centro de convenções, com capacidade de 160 a 560 lugares.

Depois de um longo dia de cursos – mas também de uma divertida e espetacular cerimônia de abertura, com muita música e até teatro –, os participantes se empenharam em uma maratona de conferências, painéis, palestras neste 2º dia de seminário. A programação começou com o painel “Estágio Atual da NR 10 no Setor Elétrico e Oportunidades de Melhoria”, em que o palestrante Ivan Gomes Cortez (STIEESP), o coordenador Washington Aparecido dos Santos ‘Maradona’ (UGT), o convidado especial Sérgio Souto Maia (Coelba) e o presidente da mesa Joaquim Gomes Pereira (CPNSEE) discutiram amplamente os maiores desafios em segurança hoje para o setor elétrico nacional, enfatizando que, mais que investir em materiais e equipamentos ou desenvolver procedimentos, é preciso sensibilizar todos os colaboradores sobre a importância de uma cultura de segurança.

– Apesar de todos os esforços, os números ainda são muito expressivos. Enquanto são registrados 30 acidentes fatais para cada 100 mil trabalhadores do setor elétrico, os dados do INSS de 2007, os mais recentes disponíveis, apontam uma média de oito acidentes fatais para cada 2,8 mil trabalhadores – compara Joaquim Gomes Pereira.

O palestrante Jack Craighead, da Payton, abriu a programação internacional com o tema “Safety Practices for Enclosed Spaces” (Práticas Seguras em Espaços Confinados), mostrando que os problemas de segurança não são exclusividade nacional. Ele expôs casos de acidentes da empresa, mostrando falhas e soluções. Além dos cuidados com revisão de equipamentos, atendimento de emergência, supervisão do uso de equipamento de proteção individual, Craighead alertou para a necessidade auditorias, procedimentos de gerência e formação de comitês.

– Desenvolvemos um programa de disciplina progressiva, em que os funcionários se observam uns aos outros, fazem relatórios de ‘quase acidentes’, evitando que as melhorias só sejam implementadas após as ocorrências – ensina.

Já a ‘programação emocionante’ deste 6º SENSE com certeza foi inaugurada com o comovente depoimento do velejador Lars Grael, em sua palestra “Caso Light – O Comportamento Seguro e as Conquistas no Esporte, no Trabalho e na Vida”. Grael levou o público à forte comoção ao criar um paralelo entre sua trajetória antes e após o acidente e os riscos nos ambientes de trabalho. “Nem tudo são vitórias, acidentes acontecem. O importante é aprendermos com os erros”, sintetizou.

Ele empolgou a platéia ao contar como transformou a superação do acidente, que interrompeu sua carreira de sucesso em 1998, em um novo desafio, como “a luta por resultados se transformou em uma luta pela vida”. “Todos estamos expostos aos acidentes aleatórios à nossa vontade, provocado por terceiros, como o que aconteceu comigo”, comparou.

A relação também foi extensiva ao colete salva-vidas e os equipamentos de segurança, o barco que prestou socorro ao velejador foi comparado à equipe de primeiros socorros, e a união com a família e os parceiros, à confiança que deve existir entre os colegas de uma equipe de trabalho. E para ilustrar a forma como todos devem conviver com a diversidade, Lars Grael citou o pensador William Ward: “O pessimista reclama do vento, o otimista espera que ele mude e o realista ajusta as velas”.

O 6º Seminário Nacional de Segurança e Saúde no Setor Elétrico Brasileiro (6º SENSE) acontece até , dia 29 de abril (quarta-feira), no Gran Hotel Stella Maris, em Salvador.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira