Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/04/2009 - 11:05

No Dia da Educação, uma aula pública no Congresso

No gramado, professores, alunos e especialistas vão debater o analfabetismo e o déficit de leitura no Brasil.

Uma aula pública no gramado do Congresso Nacional vai debater, nesta terça-feira, dia 28, Dia da Educação, como está a educação de jovens e adultos, alfabetização, leitura e escrita no Brasil. O evento acontecerá às 14h30 e faz parte da Semana de Ação Mundial, organizado pela Campanha Nacional Pelo Direito à Educação.

Dados oficiais mostram que um em cada dez brasileiros com mais de 14 anos é analfabeto. São mais de 14 milhões de pessoas sem saber ler e escrever, 53% (7,6 milhões) no Nordeste. Negros e moradores de zonas rurais são os mais afetados pelo analfabetismo.

Mais de 77 milhões de pessoas não desenvolveram o hábito da leitura no Brasil. Cerca de 40 milhões não se interessam por leitura e outros 25 milhões não têm acesso à bibliotecas ou dinheiro para comprar livros.

Menos de 30 dos mais de 1,5 mil cursos de pedagogia do país destinam atenção específica à formação de educadores de jovens e adultos. Nos presídios brasileiros, 330 mil jovens e adultos não completaram a educação básica.

Todos estes dados - da Pnad-IBGE/2006, do Instituto Pró-Livro/2007, da Unesco/2008 e Relatoria Nacional para o Direito à Educação/2009 - serão debatidos na aula pública, que terá como "professores" Ana Lúcia Lima, do Instituto Paulo Montenegro; Denise Carreira, da Relatoria Nacional para o Direito Humano à Educação; Elizabete Ramos, do Centro de Cultura Luiz Freire; Sérgio Haddad, da ONG Ação Educativa e Timothy Ireland, da Unesco.

Os trabalhos serão coordenados pela presidenta da Comissão de Educação e Cultura da Câmara, Maria do Rosário (PT-RS). Haverá ainda depoimentos de educadores, educandos e escritores sobre a importância da leitura em suas vidas, entre eles Maria Alice de Paula e Ionilton Gomes de Aragão, do Mova (Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos).

Também acontecerá a entrega às autoridades de uma carta gigante com as reivindicações da sociedade para que seja levada à VI Confintea (Conferência Internacional de Educação de Adultos), que acontece em Belém, no Pará, de 19 a 22 de maio, e do relatório final a respeito da missão realizada pela Relatoria Nacional de Educação entre setembro de 2008 e fevereiro de 2009 sobre a situação da educação nas prisões brasileiras.

A Semana de Ação Mundial acontece até 29 de abril e trabalha esse ano com o tema "Alfabetização de jovens e adultos e aprendizagem ao longo da vida" e o slogan "Ler e escrever o mundo".

.[ Programação completa da Semana de Ação Mundial no endereço eletrônico: www.campanhaeducacao.org.br ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira