Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Judô, hipismo e hóquei sobre grama abrem a participação brasileira nos jogos Sul-americanos Buenos Aires 2006

Atletas brasileiros do judô, hipismo e hóquei sobre grama iniciam nesta quinta-feira, dia 9, a participação nos Jogos Sul-americanos Buenos Aires 2006, a mais importante competição multiesportiva do continente. A cerimônia de abertura dos Jogos, no Parque General Roca, em Buenos Aires, contou com a judoca Priscila Marques como porta-bandeira da delegação brasileira. A sub-sede de Mar del Plata também realizou uma cerimônia de abertura no Estádio Polidesportivo Ilhas Malvinas. Sebastian Cuattrin, atleta da canoagem, levou a bandeira do Brasil na cerimônia.

A primeira modalidade em que os atletas brasileiros entram em disputa de medalha é o judô. A partir das 11h (horário de Brasília), no Cenard (Centro Nacional de Alto Rendimento Deportivo), Sarah Menezes (até 48kg), Márcia Vieira (até 70kg), Priscila Marques (mais de 78kg), Thiago Aoki (até 55kg), Vitor Ferraz (até 66kg), Guilherme de Luna (até 81kg) e Walter dos Santos (mais de 100kg) iniciam as lutas. As finais serão realizadas às 18 horas. Se a expectativa pelo início das competições já é grande, maior ainda é para a judoca Priscila Marques. A peso-pesado será a porta-bandeira brasileira na cerimônia de abertura nesta quinta-feira, em Buenos Aires. "Foi uma surpresa enorme. A homenagem não foi para mim, mas para todo o judô feminino. É uma responsabilidade muito grande. Estou emocionada", disse Priscila. A atleta retorna aos Jogos Sul-Americanos (foi medalha de ouro em Cuenca/98 e não participou em 2002) com uma motivação especial: no Campeonato Pan-americano deste ano perdeu na final para a venezuelana Giovana Blanco. Nesta quinta, as duas podem decidir o título novamente: "Quero muito o título, ainda mais que o Sul-Americano serve como preparação para o RIO 2007", explicou.

Os ginetes do Brasil participam da primeira prova de hipismo da competição, que vale para a contagem da disputa individual e por equipes. A prova tem início às 11h45 (horário de Brasília), no Haras El Capricho. A equipe de hipismo brasileira é formada por Eric Zorzetto, José Luiz de Carvalho, José Fernandes Filho e Lucas Pinto.

Já no hóquei sobre a grama o Brasil estréia tanto no masculino quanto no feminino. O Brasil enfrenta o Chile às 15h (no horário de Brasília), pelo torneio masculino. As meninas do Brasil enfrentam o time do Uruguai, às 17h. Ambos os jogos serão disputados no Clube Cidade de Buenos Aires.

Grande parte da delegação brasileira que competirá nos Jogos Sul-americanos Buenos Aires 2006, que serão diutados até o dia 19, usará a competição como um dos últimos testes para os Jogos Pan-americanos Rio 2007, daqui a menos de nove meses. "Os Jogos Sul-americanos servirão de avaliação para sabermos como estamos em várias modalidades nesta fase de preparação para o RIO 2007", disse Bernard Rajzman, chefe da Missão Brasileira na Argentina.

O programa dos Jogos Sul-americanos 2006 é composto por 27 esportes e o Brasil só não estará presente em dois deles: bocha e handebol.

Os Jogos Sul-Americanos formam a maior competição da Organização Desportiva Sul-Americana (ODESUR), entidade fundada em 1976 e composta por países da América do Sul, mas também por outros da América Central e Caribe. Ao todos, 15 países integram a Organização Desportiva Sul-americana (ODESUR) e disputam os Jogos Sul-americanos: Antilhas Holandesas, Argentina, Aruba, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Panamá, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela. Site: www.cob.org.br/buenosaires2006

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira