Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/04/2009 - 11:23

1º INTERFEED discute os desafios da produção de alimentos no futuro

Fórum empresarial promovido pelo Sindirações reunirá lideranças da cadeia do alimento para debater sobre gestão, ameaças e oportunidades do setor. Renomados palestrantes internacionais e experts do Brasil estão confirmados.

São Paulo– Entre os dias 11 e 12 de maio, os grandes líderes do agronegócio estarão concentrados no Hotel Renaissance, na capital paulista, com objetivos importantes: discutir os desafios da produção de alimentos e aproximar os elos da cadeia, unindo o produtor, a indústria transformadora, o varejo e o consumidor. Realizado pelo Sindirações (Sindicato da Indústria de Alimentação Animal), com apoio da Fiesp (Federação das Indústrias de São Paulo) e participação da FAO/ONU (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), o 1º INTERFEED Leadership Meeting deve orientar os próximos passos na gestão da produção do alimento e suas interrelações com governos, consumidores e mídia.

Após duas edições do Global Feed & Food Congress (2005 e 2007) – realizados em parceria com a FAO e IFIF (International Feed Industry Federation) com o propósito de analisar macrotendências para segurança alimentar e produção sustentável –, verificou-se a necessidade de avançar na discussão, porém, desta vez, incluindo e priorizando a participação das lideranças da cadeia do alimento. “A importância do INTERFEED como fórum de discussão se dá não apenas em função dos temas relacionados aos desafios da produção de alimento, mas principalmente pelo altíssimo nível de conhecimento por parte dos palestrantes e dos líderes presentes”, sustenta Marcos Mantelato, Diretor do Sindirações, um dos responsáveis pela organização do evento. “A partir desse conteúdo, esperamos produzir propostas aplicáveis para vencer os desafios apresentados no presente e no futuro”, complementa Mantelato.

Desafios a serem vencidos.: Os painéis de debates do 1º INTERFEED Leadership Meeting abordarão temas fundamentais na gestão empresarial:- Produção de alimentos para o mundo (por Daniela Bataglia, da FAO/Roma) | - Sustentabilidade (por Roberto Waack, do Instituto ARES) | - Tendências no mercado consumidor (por Marlene Bregman, da Léo Burnett) | - Logística (por José Roberto Serra, da Codesp) | - Tributos (por Luiz Roberto Peroba, do Pinheiro Neto Advogados) | - Estratégia empresarial (por Carlos Alberto Júlio, da Tecnisa) | - Inovação (por Fernando Reinach, da Votorantim Novos Negócios).

Além deles, é destaque o jornalista e escritor americano Paul Roberts, autor dos livros The End of Food e The End of Oil. Paul Roberts falará sobre a produção de alimentos versus a produção de energia. Haverá ainda uma mesa-redonda, conduzida pelo jornalista Paulo Henrique Amorim, sobre cenários e perspectivas no que se refere à produção de alimentos. “A FAO nos trará informações atualizadas sobre o crescimento populacional. Paul Roberts também abordará as novas diretrizes da política para o agronegócio do governo Obama. O INTERFEED será uma rica fonte de informações essenciais para a tomada de decisões”, sintetiza o Diretor Marcos Mantelato.

Brasil como celeiro do mundo - Sem dúvida o Brasil vem se firmando como grande fornecedor global de alimentos. Tal posição pode ser facilmente explicada ao considerar fatores como: terras férteis; índices pluviométricos abundantes; índices zootécnicos competitivos; uso de tecnologia avançada; e mão-de-obra especializada. Atenção a alguns fundamentos revelados recentemente pelo Serviço de Observação Estratégica da União Européia: 1) O Brasil consolidará seu status como exportador gigante de produtos agrícolas até 2017. 2) O Brasil ganhará mais da metade do crescimento do mercado com 30% das exportações globais de carnes até 2017. 3) O Brasil será o único país onde a produção de carne de frango deve aumentar mais rápido do que o consumo, consolidando sua posição de maior exportador à frente, inclusive, dos Estados Unidos. “O cenário poderia ser ainda mais promissor, se não enfrentássemos sérios problemas de logística e legislação”, arremata o Diretor Executivo do Sindirações, Ariovaldo Zanni. [ Informações e inscrições: www.interfeed.com.br ]

Perfil O Sindirações, Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal, foi fundado em 1953, e é hoje o principal representante da indústria brasileira de ingredientes, premix, suplementos e rações para animais. Com sede em São Paulo, no edifício da Fiesp, a entidade reúne cerca de 160 associados – que representam mais de 80% do mercado comercial de produtos destinados à alimentação animal –, e tem como parceiros a Asbram, Associação Brasileira da Indústria de Suplementos Minerais, e a Andifós, Associação Nacional das Indústrias de Fosfato para Alimentação Animal. É integrante da Feedlatina, entidade que congrega representantes do setor de nutrição animal na América Latina. Mantém convênios de cooperação com AFIA, CFIA e Globalgap.| www.sindiracoes.org.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira