Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/04/2009 - 08:42

Predicta é fonte em matérias sobre crescimento no uso de Cloud Computing

Dados da consultoria Gartner apontam que os investimentos das empresas em Cloud Computing devem atingir cerca US$ 56,3 bilhões em 2009, o que representa um crescimento de 21,3% na comparação com o ano passado, quando somou US$ 46,6 bilhões. A consultoria ainda estima que até 2013, esse mercado deve movimentar US$ 150 bilhões.

Segundo André Santos, diretor de tecnologia da Predicta, esses dados refletem o quanto o Cloud Computing tornou-se uma tendência no mercado de TI. “O modelo de precificação do Cloud Computing é muito interessante, pois só se paga pelo que se realmente usa. Adicionalmente, nos aspectos técnicos, há um grande ganho com escalabilidade de capacidade em um curtíssimo prazo.”

Recém-chegado à Predicta, Santos conta que a própria empresa faz uso da ‘nuvem’. A utilização ainda representa pouco, aproximadamente 5%, mas é um exemplo de como as empresas já estão adotando a ferramenta, comprovando ser uma tendência dentro do mercado de TI. “Quando temos picos de utilização e estamos com toda nossa capacidade instalada ocupada, ‘alugamos’ algumas máquinas virtuais momentaneamente. Isso nos dá agilidade para ampliar nossa capacidade em períodos de sobrecarga com muita velocidade e sem grandes aumentos de custo”, afirma Santos.

O executivo acredita que há uma mudança de paradigma interessante, pois com a comoditização das estruturas o que passa a valer é a qualidade dos serviços e o Cloud Computing acaba tornando-se um facilitador para geração de novos negócios da internet. Além do que, na opinião de Santos, as empresas passam a ter custos menores, refletindo na redução dos preços de produtos e serviços. “Podemos tomar como exemplo uma empresa startup. Ela terá acesso a uma enorme capacidade de processamento a custos reduzidos se optar por atuar com Cloud Computing ao invés de montar uma estrutura de TI. Esse tipo de mudança pode contribuir para se ter uma maior quantidade de startups de negócios já que a capacidade de processamento deixa de ser mais uma barreira de entrada”, ressalta.

Apesar dessa tendência de crescimento e visibilidade, Santos alerta que existe uma confusão em relação ao conceito de cloud computing. “Como o termo Cloud Computing está na moda, fornecedores, usuários e consultores adaptam a expressão de acordo com seus interesses e designam como computação em nuvem todo e qualquer modelo de terceirização de informações. Isso provoca, cada vez mais, dúvidas quanto à verdadeira capacidade e as formas de utilização das aplicações em cloud computing”, finaliza.

Perfil da Predicta: Consultoria especializada em medir e maximizar os resultados das empresas que investem em marketing digital, a Predicta é líder no mercado brasileiro e acumula mais de nove anos de experiência no setor. Dona de ferramentas exclusivas de AdServing e WebAnalytics, oferta soluções capazes de gerenciar campanhas publicitárias na Internet, administrar o inventário publicitário de veículos de comunicação e monitorar a navegação de usuários nos sites de seus clientes, sejam eles agências, anunciantes ou os próprios portais. A análise dos dados gerados por meio dessas ferramentas possibilita um melhor planejamento de comunicação na Internet. Sua equipe, que conta com 106 “Predictors”, atende uma carteira de mais de 150 clientes, incluindo as maiores agências de publicidade do país, como Ogilvy, Lew Lara, Agência Click, Almap, além de grandes empresas como Gol, Philips, Unilever, Volkswagen, Antarctica, Havaianas, Terra e iG. A empresa foi recentemente reconhecida pela WebAnalytics Association (WAA) como a melhor em webAnalytics das Américas. | Site www.predicta.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira