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30/04/2009 - 08:51

Automação de processos, neste momento de crise, é o melhor remédio para o setor de saúde

Apesar de todos os esforços, o setor brasileiro de saúde suplementar conseguiu, em alguns casos, apenas minimizar, mas não ficar totalmente imune dos efeitos da crise financeira que assusta o mundo. No entanto, a boa notícia para todos do setor – independentemente da força do impacto que sentiram – é que a tecnologia da informação pode ser uma grande e forte aliada a contribuir, decisivamente, para a superação deste momento difícil.

Antonio Carlos Endrigo, diretor Comercial, Produtos e Marketing da Orizon conta, nesta entrevista, que a informatização de processos administrativos garante não só uma redução considerável dos custos como também proporciona melhoria sensível na qualidade do atendimento oferecido aos beneficiários. E mais: Endrigo explica ainda como a implementação de soluções eletrônicas pode ajudar as seguradoras a gerir melhor os seus recursos.

. Como a crise está impactando o setor de saúde suplementar? - Com menos recursos, pois diminuiu o numero de participantes do setor considerando os planos coletivos e as demissões.

. Como a tecnologia pode ajudar o setor a enfrentar este momento? - Com mais controle e a melhor gestão dos recursos.

. Como a informatização (de sistemas) pode ajudar as operadoras de saúde a controlarem seus custos diante do cenário atual? - Melhorando a gestão, com visões estratégicas dos atendimentos aos beneficiários através de informações atuais e precisas.

. Atualmente, quais são as soluções disponíveis no mercado que podem auxiliar as operadoras na gestão administrativa e operacional do negócio - Principalmente soluções voltadas para automação e/ou melhoria de processos reduzindo erros, digitações de guias e retrabalhos.

. Com a crise, muitos beneficiários utilizam os serviços de operadoras de saúde/odontológicas de forma indevida. Como a informatização de alguns processos pode reduzir esse problema? - O controle em tempo real dos atendimentos dos beneficiários pela operadora de saúde/odontológica permite o aprimoramento da gestão do processo, otimizando custos.

. Quais são os benefícios para as operadoras e prestadores de serviços ao realizar o atendimento ao beneficiário de forma eletrônica? - As operadoras e os prestadores, como qualquer organização, têm receitas e despesas. E seus resultados dependem da quantidade e da qualidade de atendimentos e procedimentos realizados. O atendimento eletrônico permite o controle e gestão do processo.

. É correto que a troca de documentos eletrônicos entre as operadoras e os prestadores colabora com o meio ambiente? Como? - Sim, reduzindo a necessidade do fluxo de papéis e guias, substituindo-os pela comunicação eletrônica.

Uma das preocupações do setor de saúde é garantir a segurança da informação. O que vem sendo feito a respeito? - Muitas empresas dispõem hoje de políticas rigorosas para privacidade de informações do cliente e utiliza tecnologias avançadas para salvar e arquivar todos os dados transacionados.

. Como o uso da tecnologia contribui com uma melhor gestão da saúde do beneficiário? E qual o impacto no negócio da operadora? - A partir do momento que é constatada a doença é necessário reduzir a probabilidade de erro buscando tomar decisões com base em “evidências”. É neste momento que as informações e o conhecimento tornam-se essenciais para a conduta científica. E o desempenho tecnológico deve ser utilizado a favor da saúde. Além disso, com as informações de todos os atendimentos processados tecnologicamente é possível prever situações de riscos, reduzindo o sinistro, e identificar grupos de pacientes crônicos, atuando com mais eficácia na prevenção da doença e promoção da saúde.

. Quais serão os próximos avanços tecnológicos no setor de saúde? - Acredito que o próximo passo seja a adoção do sistema de informação EHR - Electronic Healthcare Record, traduzido em português para Registro Eletrônico de Saúde, que armazena e gerencia todas as informações de saúde de cada beneficiário. O EHR já é utilizado nos Estados Unidos e Europa. No Brasil, ainda está engatinhando, porém será crucial para melhorar a eficiência dos serviços médicos e hospitalares e a qualidade da saúde oferecida à população. | Por: Paloma Martim.

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