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30/04/2009 - 09:05

Natura fecha o primeiro trimestre com aumento de 76,6% em seu lucro líquido consolidado

A Natura Cosméticos S/A, maior fabricante brasileira de cosméticos, higiene pessoal e perfumaria, e também, empresa líder no setor de venda direta no país, encerrou o primeiro trimestre de 2009 com um crescimento de 76,6% em seu lucro líquido consolidado, em comparação ao mesmo período de 2008. Nos três primeiros meses do ano, o lucro líquido consolidado da Natura foi de R$ 138,8 milhões, sendo que, no primeiro trimestre do ano passado, este número foi de R$ 78,6 milhões.

Segundo o recém-divulgado Comentário de Desempenho da empresa referente a este primeiro trimestre, esta evolução teve como principais causas: o crescimento do resultado operacional da empresa; o resultado financeiro líquido positivo devido à marcação a mercado das operações com derivativos cuja única finalidade é proteger o patrimônio da empresa contra variações cambiais; e da redução da taxa efetiva do Imposto de Renda neste trimestre, que passou de 28,0% para 19,1%. Esta redução se deve a apropriação do beneficio fiscal gerado pela declaração dos juros sobre capital próprio referente a 2008, e a aceleração da amortização do ágio decorrente da reestruturação societária de 2004.

"Os efeitos do nosso plano de ação, anunciado no início de 2008, tornaram-se mais visíveis a partir da segunda metade do ano passado, e deverão ter continuidade ao longo de 2009 e 2010. Na última divulgação referente ao quarto trimestre, foi ressaltada a confiança nos fundamentos da empresa: a tendência de menor exposição do Brasil, nosso principal mercado, diante da crise; a histórica resiliência do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos frente às variações da economia; a força da marca Natura, que continua a ganhar espaço na preferência dos consumidores e o modelo de negócio baseado na venda direta não dependente de crédito", confirma o comentário de desempenho divulgado pela Natura.

O desempenho da Natura no primeiro trimestre deste ano, mostrou-se coerente com essas expectativas. A receita líquida consolidada somou R$844,7 milhões, com crescimento de 26,5% em relação ao primeiro trimestre de 2008, período no qual os resultados ainda não refletiam o plano de ação. A empresa atribui este crescimento aos resultados de seu plano de ação e da expansão de seu canal de vendas, bem como a influência da ampliação de seu modelo CNO (Consultora Natura Orientadora), que aumentou as atividades de seus consultores. O crescimento da base de consultoras alcançou 19,6% neste trimestre, uma vez que a empresa fechou o período com um total de 862,5 mil consultoras, contra 721,3 mil, em igual período do ano passado.

Na operação Brasil, a receita líquida foi de R$783,4 milhões, com crescimento de 24,4% entre os dois trimestres analisados. A produtividade média das consultoras ativas no trimestre apresentou um crescimento de 0,7%, passando de R$2.523 reais para R$2.541 reais. Nas operações internacionais a receita líquida foi de R$61,4 milhões com um crescimento de 42,9% em moeda local ponderada (60,5% em reais) em relação ao 1T08, alcançando uma participação de 7,3% da receita líquida consolidada, versus 5,7% no primeiro trimestre do ano anterior.

"Embora os resultados do primeiro trimestre de 2009 tenham sido relevantes, permanecemos atentos aos movimentos da economia em meio ao cenário de crise internacional e aos possíveis efeitos em nossos mercados. Continuamos, no entanto, confiantes na estratégia e vitalidade da nossa empresa, bem como no contexto econômico no qual nosso modelo comercial se insere", afirma a Natura em seu comunicado. | Maxpress.

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