Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/04/2009 - 09:15

Sessão inaugural do Comitê Rio 2016 dá início às reuniões da comissão de avaliação no Rio de Janeiro

E contou com a presença dos medalhistas olímpicos Isabel Swan e Daniel Dias.

Os 13 integrantes da Comissão de Avaliação do Comitê Olímpico Internacional (COI) receberam calorosas boas vindas do Comitê de Candidatura Rio 2016. No dia de abril (quarta-feira,), antes da primeira sabatina, foi realizada uma sessão inaugural, que contou com a presença do presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman; do ministro do Esporte, Orlando Silva; do membro do COI e presidente de honra da Fifa, João Havelange; do Governador Sérgio Cabral e do prefeito Eduardo Paes. Em um dos salões do Hotel Copacabana Palace, em Copacabana, Rio de Janeiro, eles discursaram para o grupo de avaliadores presidido pela marroquina Nawal El Moutawakel.

Após a apresentação oficial da mesa, feita por Carlos Arthur Nuzman, João Havelange foi o primeiro a se dirigir aos integrantes da Comissão. “Se seus olhos pudessem ver o que os meus viram durante esses 92 anos, vocês compreenderiam a importância, para mim e para o Brasil, de receber esta Comissão. Fui testemunha da evolução do meu país, de nação em desenvolvimento para o atual momento econômico de crescimento. Com a minha idade, infelizmente já não tenho ambições esportivas. Mas tenho um desejo, que é oferecer ao Brasil e à América do Sul a organização dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos”, disse Havelange, que discursou em francês

Representando o Comitê Rio 2016, estavam o secretário Geral, Carlos Roberto Osório, o diretor de Comunicação e Marketing, Leonardo Gryner, e o gerente geral de Esportes, Agberto Guimarães. Os três níveis de governo também participaram da sessão de abertura, com Ricardo Leyser, Secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento; Márcia Lins, Secretária Estadual de Esporte Turismo e Lazer; e Ruy Cézar, Secretário Especial da Prefeitura para o Rio 2016. O presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro, Andrew Parsons, completou a mesa. “O Rio de Janeiro e o Brasil se prepararam para esta semana por muitos e muitos anos. Recebemos mais de 600 competições internacionais na última década e nos preparamos, ouvimos e aprendemos. Cada atleta olímpico e paraolímpico vai lembrar, para o resto de sua vida, a grande paixão do Rio de Janeiro. A paixão pelos esportes, a paixão pelos Jogos Olímpicos, a paixão pela vida. Nós, no Rio de Janeiro, estamos prontos para mudar nossa história”, disse Carlos Arthur Nuzman.

O ministro Orlando Silva abriu seu discurso lembrando o total apoio do presidente Lula e do Governo Federal ao projeto Rio 2016. E ressaltou aspectos e números que mostram o crescimento do Brasil. “Temos uma economia estável, com ambiente favorável para investimentos. Estamos convictos da nossa capacidade e nosso país está de braços abertos para receber o mundo e a Família Olímpica em 2016”, garantiu Orlando Silva.

Já o governador Sérgio Cabral falou da sinergia entre o projeto da Copa do Mundo de 2014 e o Rio 2016. “A Copa do Mundo de 2014 é uma parte importante da candidatura do Rio de Janeiro. Melhorias nas áreas de acomodações, segurança e transporte servirão para os dois eventos. Em nenhum outro lugar do mundo vocês encontrarão um povo tão receptivo, que realmente ama interagir com pessoas de todas as partes do mundo”, disse Cabral.

A capacidade do Rio de Janeiro de receber grandes eventos – como o Carnaval, a festa de Reveillon de Copacabana, a cerimônia de passagem da tocha olímpica em 2004, e os Jogos Pan-americanos Rio 2007 – foi lembrada por Eduardo Paes. “Sabemos como realizar operações extremamente complexas, que envolvem milhares de pessoas. As pesquisas de opinião mostram que o apoio da população ao projeto Rio 2016 vem crescendo e cerca de 65% dos jovens de 16 a 24 anos gostariam de trabalhar como voluntários nos Jogos Olímpicos”, lembrou o Prefeito.

Os atletas não ficaram fora do comitê de boas vindas. Dois medalhistas dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Pequim 2008 representaram os milhares de brasileiros que praticam esporte: Isabel Swan, bronze na vela, e Daniel Dias, nadador paraolímpico que conquistou nove medalhas, sendo quatro de ouro. “Em nome de todos os atletas, quero dar boas vindas a todos. Com 16 anos, tive a inspiração de usar a natação para tentar vencer os desafios que a vida colocou no meu caminho. Realizei muitos sonhos, mas ainda falta realizar um: participar dos Jogos Olímpicos em uma cidade encantadora como o Rio de Janeiro, e no Brasil, um país onde o esporte faz parte da vida de todos”, disse Daniel.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira