Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/04/2009 - 09:34

Fluke alerta para a necessidade de gerenciar a qualidade da energia elétrica

Regulamentação já atinge a rede básica e deve beneficiar, em breve, a rede de distribuição.

São Paulo - Preocupada em difundir as questões referentes à qualidade da energia elétrica, a Fluke do Brasil, líder em tecnologia eletrônica portátil de testes e medição, realizou, em abril, um seminário sobre o tema “Não se pode gerenciar o que não se mede”. O título foi inspirado numa citação do Manual de Eficiência Energética da ANEEL, que mostra a importância de realizar medições para controlar o desempenho de qualquer processo.

Na oportunidade, os engenheiros Marcos Leme, da Fluke do Brasil e Antonio Augusto Chaves Arruda, consultor convidado pela empresa, difundiram alguns conceitos aplicados à qualidade da energia elétrica, abordando os diversos parâmetros técnicos, as normas para medição e a regulamentação do Sistema Elétrico Brasileiro nas redes básica e de distribuição.

Segundo Arruda, dentre as definições existentes sobre a qualidade da energia elétrica, a mais apropriada é a que consta da Publicação IEC 61000-4-30 e que está servindo de base para o grupo de trabalho do COBEI elaborar a primeira norma da ABNT sobre o assunto. “Essa publicação relaciona os parâmetros técnicos de referência para o controle da qualidade da energia elétrica, como: frequência, magnitude da tensão, cintilação (Flicker), variações de tensão de curta duração (VTCD), interrupção de tensão, desequilíbrio de tensão, tensões transitórias, tensões harmônicas, tensões inter-harmônicas, sinais de controle sobre a tensão de suprimento e mudanças rápidas de tensão (MRT)”.

Hoje – segundo o especialista da Fluke – o Sistema Elétrico Brasileiro aplica a regulamentação apenas na rede básica, onde já existe a obrigatoriedade dos agentes que se conectam a ela fazerem medições para avaliar a qualidade no respectivo ponto de conexão. O conteúdo dessa regulamentação está no Submódulo 2.8 dos Procedimentos de Rede do ONS para a Rede Básica. Já, na rede de distribuição, devido à aprovação do PRODIST pela ANEEL no final de 2008, existe a expectativa que essas medições também venham a ser exigidas dos agentes que fazem uso dessa rede. O módulo 8 do PRODIST determina os parâmetros de referência nessa área.

Arruda explica que, além das medições nos pontos de conexão exigidas pela regulamentação, é fundamental também que os consumidores industriais realizem a avaliação da qualidade nos circuitos elétricos internos das suas instalações, como forma de garantir a integridade e o bom funcionamento de seus equipamentos e processos. A degradação da qualidade da energia, representada pela violação dos limites recomendados pelos parâmetros técnicos de referência, pode acarretar em elevados prejuízos para a indústria como: avaria ou redução da vida de equipamentos; paradas de processo com perda de produção e matéria-prima; e multas decorrentes do não atendimento do valor de fator de potência estabelecido pelo contrato de fornecimento.

Os especialistas da Fluke destacaram, ainda durante a palestra, que a medição desses parâmetros também obedece às características e os protocolos definidos para os instrumentos a serem utilizados e podem ser consultados nas seguintes publicações: IEC 61000-4-7 para harmônicos e inter-harmônicos, IEC 61000-4-15 para a cintilação (flicker) e IEC 61000-4-30 para os demais parâmetros. É fundamental que os instrumentos de medição atendam aos protocolos definidos pelas normas correspondentes, como forma de garantir que os resultados obtidos tenham um significado válido quando comparado com os limites recomendados para os padrões técnicos de referência.

Perfil: A Fluke Corporation é líder mundial em ferramentas eletrônicas de teste e software para manufatura, distribuição, e serviços elétricos e eletrônicos. Fundada em 1948, a empresa tem alcançado posição de destaque em todos os mercados nos quais compete e sua marca é reconhecida pela portabilidade, robustez, segurança, fácil utilização e padrões rígidos de qualidade. Pertencente à holding Danaher Corporation, a Fluke tem sede em Everett, Washington, EUA. Os complexos fabris estão situados nos EUA, Reino Unido e Holanda. A Fluke Corporation possui subsidiárias e canais representantes em mais de 100 países na Europa, América do Norte, América do Sul, Ásia e Austrália e emprega aproximadamente 4.000 pessoas no mundo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira