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30/04/2009 - 09:37

Claro aumenta receita e base de clientes no 1º trimestre, e confirma um crescimento sustentado

No 1º trimestre de 2009, receita líquida total da Claro atinge R$ 2,8 bilhões, um incremento de 5,8% em relação ao mesmo período do ano passado. R eceita líquida de serviços cresceu 9,6% em comparação com o 1º trimestre de 2008, impulsionada pela receita de serviços de valor agregado, que teve um crescimento de 70,9% no ano.Base de clientes da Claro cresceu 2,2% no 1º trimestre em comparação com os três últimos meses de 2008 e 27% comparado com o mesmo período do ano anterior. Em um ano, participação de mercado da operadora avançou 0,98 ponto percentual, chegando a 25,76%. E a Claro adicionou 855 mil novas linhas celulares à sua base de clientes nos três primeiros meses do ano, o equivalente a 28,22% do total de adições do mercado brasileiro no ano. Em EBITDA do 1º trimestre de R$ 716 milhões, com margem de 25,6%, a Claro assume a liderança no DDD 21, que inclui a cidade do Rio de Janeiro, com cobertura 3G da Claro já está presente em mais de 370 cidades brasileiras, disponível para mais de 100 milhões de pessoas. E a Claro concluiu seu programa de desligamento da tecnologia 2G (TDMA) e possui rede totalmente 2,5G (EDGE) ou 3G (UMTS). O programa atuou sobre mais de um milhão de clientes nos últimos meses.

São Paulo - A Claro obteve um crescimento sustentado no 1º trimestre de 2009, apesar da crise financeira internacional que atingiu diversos setores da economia brasileira no início deste ano. A operadora aliou o aumento da sua base de clientes a um incremento de receita, apresentando resultados positivos no período.

De acordo com os dados divulgados no dia 28 de abril terça-feira), pela América Móvil, controladora da Claro, a receita líquida total foi de R$ 2,8 bilhões, o que representa um avanço de 5,8% em comparação com o 1º trimestre de 2008. A receita líquida de serviços cresceu 9,6% em relação ao mesmo período do ano anterior, impulsionada pela receita de serviços de valor agregado, que teve um crescimento de 70,9% no ano e, atualmente, representa 11,1% da receita de serviços.

O EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) foi de R$ 716 milhões e a margem EBITDA ficou em 25,6%. O lucro operacional (EBIT) foi de R$ 280 milhões, com incremento de 11,3% em relação ao primeiro trimestre de 2008.

“O setor de telefonia móvel não foi impactado da mesma forma que outros pela crise internacional, até porque o setor ainda tem um potencial de penetração muito grande no Brasil. E a Claro tem feito a sua parte para o crescimento da telefonia no país, investindo em expansão de cobertura, inovação e qualidade em serviços, o que se reflete na conquista de clientes, sem perder o foco na rentabilidade dos negócios”, afirma o presidente da Claro, João Cox.

Base de clientes - Ao final de março, a carteira de clientes da Claro era de 39,586 milhões de assinantes. O número de clientes avançou em 2,2% no trimestre - acima da média de mercado que foi de 2% -, e 27% comparado com o mesmo período do ano anterior. A operadora adicionou 855 mil clientes no período, alcançando uma participação de mercado de 25,76%. A base de clientes pós-pagos cresceu 36% em relação ao 1º trimestre do ano passado e já representa mais de 20,6% dos assinantes da Claro. Os pré-pagos apresentaram avanço de 24,8% no período.

Outro destaque foi a conquista da liderança no DDD 21, em fevereiro. Nesta região, que inclui a cidade do Rio de Janeiro, a Claro encerrou o trimestre com 30,04% de participação de mercado, de acordo com os dados apurados pela Anatel.

Cobertura 3G - Em 2009, a Claro segue investindo na expansão da cobertura 3G. Os serviços de banda larga móvel e videochamada proporcionados pela tecnologia de terceira geração da operadora já abrangem um público potencial de mais de 100 milhões de pessoas. Já são mais de 370 municípios cobertos, em 22 estados - São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins -, além do Distrito Federal.

Resultados América Móvil - No 1º trimestre de 2009, a América Móvil, controladora da Claro, alcançou a marca de 186,6 milhões de clientes em telefonia móvel nos 18 países das Américas onde o Grupo está presente, sendo 3,9 milhões de novos assinantes. A receita de serviços foi de 84,2 bilhões de pesos e registrou um avanço de 18,5% em relação ao 1º trimestre de 2008. A receita total da América Móvil alcançou 93,8 bilhões de pesos, um crescimento de 15,4% na comparação ano a ano.

O EBITDA totalizou 38,3 bilhões de pesos, com um incremento de 12,9% em relação ao mesmo período em 2008. A margem EBITDA foi de 40,8% da receita total no trimestre. Já o lucro operacional (EBIT) foi de 26,8 bilhões de pesos no 1º trimestre, um crescimento de 13,2% ano a ano. O lucro líquido ficou em 16,4 bilhões de pesos no período, 18,7% maior que em 2008.

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