Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/05/2009 - 10:38

Petrobras conclui negócio de distribuição e logística no Chile

A Petrobras concluiu em 30/04 a compra de sua participação da ExxonMobil na Esso Chile Petrolera e em outras empresas chilenas associadas, relativa ao negócio de combustíveis nos mercados de varejo, industrial e de aviação. A aquisição dará à empresa brasileira 16% do mercado varejista chileno no segmento, além de 7% na área industrial. Com o negócio a Petrobras passa a ter uma rede com 8.315 pontos de venda em seis países da América do Sul.

O negócio é composto por: 230 postos de serviços, das quais 109 próprios. Cerca de metade dos postos têm lojas de conveniência; Distribuição e venda de combustíveis em 11 aeroportos;

Seis terminais de distribuição de combustíveis, sendo quatro próprios e dois em joint venture;

Participação acionária de 22% na Sociedad Nacional de Oleoductos e de 33,3% na Sociedad de Inversiones de Aviación;

Volume estimado de vendas de aproximadamente 170 mil m3/m em 2008.

Os negócios químicos, de lubrificantes e de produtos especiais da ExxonMobil no Chile não fazem parte do acordo.

O foco da Petrobras em sua atuação no país será a manutenção da rentabilidade da rede de postos, bem como no segmento de grandes clientes, além da venda de combustíveis marítimos e a da expansão no segmento de aviação para novas empresas aéreas. Com a aquisição destas empresas de distribuição e logística, a Petrobras garante serviços de alta qualidade aos consumidores, acumulando a excelência em atendimento ao cliente e as qualificações técnicas dos 1.410 empregados locais.

O negócio reforça a imagem da Petrobras no exterior, especialmente no Chile, para onde exportou, em 2008, petróleo, GLP, gás natural, petroquímicos e lubrificantes, totalizando cerca de US$ 1,3 bilhão. O principal fornecedor de derivados e único refinador do país é a estatal Enap (Empresa Nacional del Petróleo), com quem a Petrobras tem forte relacionamento.

Esta aquisição está alinhada ao Planejamento Estratégico da Petrobras, que estabelece sua expansão em regiões como a América Latina. O crescimento integrado e a lucratividade da companhia estão em consonância com seu desempenho socialmente responsável na administração de seus negócios, contribuindo com o crescimento sustentável dos países onde atua.

A Petrobras é uma empresa integrada de energia e líder mundial na exploração e produção de petróleo em águas profundas, com presença em 27 países, em quatro continentes (Américas, África, Ásia e Europa).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira