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01/05/2009 - 10:55

Brasil representou segundo maior crescimento em vendas para a Carlson Wagonlit Travel em 2008


Douglas Anderson, CEO mundial da CWT

Em sua primeira visita ao Brasil, Douglas Anderson, CEO da líder global em business travel management, demonstra otimismo com o mercado brasileiro de viagens corporativas e satisfação com os resultados atingidos pela CWT Brasil em 2008.

São Paulo– A operação da CWT no Brasil atingiu resultados de crescimento de vendas expressivos em 2008 que a posicionaram no segundo lugar entre os 150 países onde a empresa atua. É o que revelou no dia 29 de abril (quarta-feira), o presidente e CEO da companhia, Douglas Anderson, que realiza sua primeira visita ao País em companhia de um time de altos executivos da empresa – Hakan Ericsson, Presidente Europe Middle East & África and Latin America; Marino Faccini, VP Mediterrâneo and Latin America, e Christophe Renard, Vice-Presidente de Business Intelligence.

Ao lado de André Carvalhal, presidente da empresa no Brasil, Anderson está no País com parte de seu time executivo da CWT para encontros com clientes e fornecedores. “É uma grande honra receber nosso CEO no Brasil. Sua visita demonstra a importância estratégica que o Brasil adquiriu no cenário mundial da CWT. Alcançamos um desempenho excepcional no mercado brasileiro no ano passado e a presença dos principais executivos aqui certamente irá nos ajudar a estreitar ainda mais nossas relações com nossos clientes e parceiros”, assinalou Carvalhal.

Segundo Anderson, apesar da crise mundial a CWT registrou uma forte performance no ano passado, além de ter realizado diversas melhorias em seus produtos e serviços. O volume total de vendas da companhia em 2008 totalizou US$ 27,8 bilhões, incluindo suas operações próprias e joint ventures, um resultado 7% superior a 2007.

O crescimento foi maior na China (25%), no Brasil (24,5%) e na Argentina (21%). Crescimento acima de dois dígitos foram também alcançados na Indonésia (19%), Itália (16%), Rússia (15,5%), Cingapura (11,5%), Alemanha/Áustria (11%) e Índia (10%). As vendas no Reino Unido cresceram 7% e nos Estados Unidos foram superiores a 2%, refletindo o desaquecimento da economia em 2008.

As vendas decorrentes de novos clientes alcançaram US$ 2,4 bilhões. Em todo mundo, a empresa apresentou níveis significativos de retenção de clientes (97%) no ano passado. Mais ainda, a satisfação total dos gestores de viagens que representam clientes globais subiu PA-ra 90%, índice que foi de 88% no ano anterior. Entre as novas empresas que escolhe-ram a CWT para ajudá-las a implementar a gestão de um programa de viagens efetivo estão BASF, Essilor, Hilti, Michelin e Schneider Electric. Além disso, diversos clientes, como a Henkel, consolidaram suas atividades de gerenciamento de viagens com a CWT. O UK Home Office também foi agregado na carteira de clientes governamentais da companhia.

Dentro de sua estratégia de aquisições, a CWT incorporou seis companhias na América do Norte e na Europa: Traveltime Services e Piedmont Travel, nos Estados Unidos; CWT Madison Travel, no Canadá; Viajes Mapfre e Viajes Lepanto, na Espanha; e Executive Travel Group, na Irlanda. A companhia também assumiu o controle de suas joint ventures na Argentina e na Índia.

Anderson se demonstra otimista com a performance da empresa considerando um cenário de negócios que é e continuará sendo desafiador. “É justo dizer que a indústria de viagens e o mundo dos negócios atravessou um período difícil em 2008. Poucos de nós tivemos uma experiência tão radical na combinação de fatores financeiros e econômicos que nos impactaram em termos globais. Apesar disso, a Carlson Wagonlit Travel melhorou sua performance ao focar nos serviços aos clientes, promovendo incrementos nos seus produtos e soluções e balanceando seu crescimento orgânico com aquisições. 2009 irá trazer novos desafios para todos nós, porém a CWT continuará a demonstrar seu valor gerenciando programas de viagens com eficiência. Isto é especialmente importante para nossos clientes em tempos difíceis”, observou o CEO.

“A CWT está bem posicionada para resistir à crise econômica mundial. Nossa presença geográfica se espalha pelo Globo e somos líderes na maioria dos nossos mercados-chave. Além disso, temos clientes que atuam em todos os setores empresariais, o que nos torna menos vulneráveis a possíveis retrações em alguma área. Também estamos adaptando continuamente nossos produtos e serviços de acordo com as necessidades dos clientes. Nossa estrutura de custo é ajustada com cuidado para refletir nossa atividade empresarial e manter os mais elevados níveis de serviço e de satisfação do cliente. E como uma referência global na indústria, estamos nos esforçando constantemente para melhorar nosso desempenho”, acrescenta.

Brasil registra 99,5% de retenção de clientes em 2008 - No Brasil, a empresa obteve um volume de vendas de R$ 825 milhões em 2008, o que representa um crescimento de 24,5% sobre 2007 quando registrou volume de R$ 663 milhões. Durante o ano passado, foram comercializadas no País um total de 674.515 passagens aéreas e 502.207 diárias, incluindo hotéis e locação de veículos. A CWT teve no mercado brasileiro um EBITDA recorde comparado aos resultados dos últimos dez anos.

Mesmo com o impacto da crise afetando o resultado do último trimestre de 2008, o crescimento da empresa foi excepcional no Brasil e é decorrente da retenção de 99,5% da carteira de clientes e da conquista de novas contas no mercado nacional, como Google, Publicis, Halliburton, BASF, Michelin, Mapfre, DANA, Schneider Electric, AMD, Intelig, entre outros. A Business Unit de Meetings & Events duplicou seu volume de negócios em 2008 e as perspectivas para 2009 são animadoras em virtude da conquista de novos clientes, como Bayer e BASF.

“Entendemos que em momentos de crise como esse a consultoria na gestão do programa de viagens fará toda a diferença, já que as empresas não têm como abrir mão das viagens corporativas e ao mesmo tempo precisam reduzir o orçamento”, finaliza Carvalhal.

Pesquisa da CWT aponta como empresas estão gerenciando custos de viagem - Com o cenário de crise, as empresas estão e continuarão mais atentas aos custos, o que inclui as viagens corporativas. Uma pesquisa exclusiva realizada em outubro de 2008 pelo CWT Travel Management Institute com 178 gerentes de viagens ao redor do mundo aponta quais são as principais ações que as companhias estão tomando para um melhor gerenciamento dos custos com viagens.

De acordo com o levantamento, 72% dos entrevistados estão aumentando o conhecimento com políticas de viagem, 70% estão exigindo o cumprimento das políticas de viagem, 67% estão encorajando a videoconferência, 62% estão reduzindo viagens, 53% estão enrijecendo a política de viagens e 13% estão impondo um congelamento de viagens.

Ainda de acordo com a pesquisa, 66% dos gerentes de viagens pretendem elevar a exigência de cumprimento da política de viagens, o que pode levar a uma redução de gastos. O estudo aponta que as empresas podem economizar, em média, 12,6% dos investimentos com viagens ao adotar melhores práticas para ampliar o cumprimento da política em cinco áreas específicas: . Reservas de passagens aéreas com pelo menos duas semanas de antecedência | . Uso de tarifas restritas | . Concentração de reservas em fornecedores preferenciais | . Autorização do nível correto de conforto aos viajantes em termos de classe aérea e categoria hoteleira | . Definição de canais de reservas preferenciais (reservas on-line e off-line através da empresa de gerenciamento de viagens),

A economia pode chegar a 20,6% se combinada com medidas que podem melhorar o cumprimento da política de viagens, entre elas:. O engajamento da gerência através da organização | . Fornecer aos viajantes guias claros e compreensivos | Comunicar e fornecer treinamento em política de viagens | . Lembrar automaticamente os viajantes sobre a política de viagens, através, por exemplo, de uma mensagem de e-mail | . Estabelecer medidas no ponto-de-venda | . Acompanhar o progresso e tomar medidas corretivas.

Raio-X.: CWT no mundo: . Presente em mais de 150 países e territórios |. Número de colaboradores: mais de 22 mil |. Volume de vendas em 2008: US$ 27,8 bilhões | .Transações comerciais ao ano: cerca de 45 milhões.

CWT Brasil.: Escritórios em oito cidades (Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo): Número de colaboradores: 844 | . Bilhetes aéreos emitidos em 2008: 674.515 | . Diárias em hotéis e locações de veículos em 2008: 502.207. | www.carlsonwagonlit.com .

Perfil da Carlson Wagonlit Travel - A Carlson Wagonlit Travel (CWT) é líder global especializada no gerenciamento de viagens negócios. Presente em mais de 150 países, a CWT presta serviços para companhias de todos os portes.

Alavancando tanto o conhecimento de seu pessoal quanto sua tecnologia de ponta, a CWT ajuda seus clientes a obterem o maior valor de seus programas de viagem em termos de economia, serviços e segurança, além de fornecer os melhores serviços e assistência para os viajantes. Os serviços e soluções CWT compõe quatro linhas de negócios: Serviços de Viagens e Transações, Otimização do Programa de Viagens, Segurança e Assistência e Grupos & Eventos. A CWT tem 22.000 colaboradores em todo mundo.

Em 2008, as vendas pró-forma da CWT para operações totalmente próprias e empreendimentos conjuntos totalizaram US$ 27,8 bilhões de dólares. | Site: www.carlsonwagonlit.com.

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