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01/05/2009 - 10:59

Software adapta empresas à nova lei de telemarketing

Novo recurso ajuda empresas a ganhar tempo e evitar prejuízos com o Cadastro para Bloqueio do Recebimento de Ligações de Telemarketing

Para auxiliar as empresas na adaptação dos sistemas às novas regras de serviço de telemarketing, a Riosoft desenvolveu um novo recurso para o Apolo, um software de gerenciamento desenvolvido pela empresa. A nova implementação feita no sistema torna possível importar as listas de cadastros de bloqueio de ligações de telemarketing do site do Procon direto para o Apolo, possibilitando o gerenciamento dos telefones cadastrados. O recurso é pioneiro em todo o Brasil.

Segundo a lei 13.226/08, regulamentada pelo Decreto Estadual 53.921/08, consumidores dos serviços telefônicos do estado de São Paulo poderão inscrever-se no Cadastro para Bloqueio do Recebimento de Ligações de Telemarketing. Esse cadastro, administrado pela Fundação Procon – SP, garante ao consumidor que sua linha telefônica, seja ela fixa ou móvel, não receba ligações de empresas de Telemarketing.

De acordo com a analista de sistema da Riosoft, Débora Verroni, o recurso tem o objetivo de agilizar o trabalho das empresas para se adaptar as novas regras. Além disso, também pretende evitar os prejuízos com as multas. As punições previstas são de acordo com o artigo 57 do Código de Defesa do Consumidor. A multa pode variar de R$ 212 a mais de R$ 3 milhões de reais dependendo da infração. A analista explica que o usuário do sistema deverá acessar o site do Procon e baixar o arquivo com os cadastros e relacioná-lo no novo recurso para o tratamento dos bloqueios de telefone. Através de um sistema criado para ler os arquivos baixados, o programa fará uma busca pelo banco de dados de entidades cadastradas. Ao encontrar uma entidade com o número de telefone relacionado no arquivo, o sistema verificará se a entidade deverá ter seu número de telefone bloqueado ou desbloqueado. "No caso de a entidade estar cadastrada como bloqueada, o sistema desmarcará o campo “telemarketing” na pasta “comunicação”. Caso não esteja bloqueada, o telefone estará disponível para receber ligações de telemarketing. Esse processo é automático, reduzindo o tempo gasto na atualização dos dados", diz.

Depois de atualizados os cadastros, as informações serão gravadas em uma tabela com as seguintes informações: código da entidade, número do telefone, data do bloqueio/desbloqueio, status (bloqueado ou desbloqueado) e a data a partir de quando o telefone deverá ser bloqueado ou desbloqueado. Com essas informações, as empresas poderão gerenciar melhor seu banco de dados, ganhando na qualidade do atendimento e no cumprimento da lei.

A nova implementação do Apolo estará disponível às empresas a partir do dia 1 de maio. “Com a automatização do processo de atualização dos cadastros, as empresas só têm a ganhar em qualidade no trabalho dos colaboradores e satisfação dos clientes”, finaliza Débora.

Perfil da Riosoft - A Riosoft, empresa de desenvolvimento de softwares administrativos, está no mercado há 19 anos. Está presente nos estados de Goiás, Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo e conta com mais de 40 representantes em todo o Brasil. Possui três prêmios The Max Award, oferecidos pela Fenasoft, e foi considerada em 2006 uma das Melhores Empresas de TI e Telecom para Trabalhar.

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