Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/05/2009 - 10:59

Brasil Outsourcing 2009 discute oportunidades e riscos em tempos de crise econômica

Em paralelo, "Projeto Comprador Brasil Outsourcing" reúne empresários nacionais e estrangeiros interessados em comprar de companhias brasileiras.

O Seminário Brasil Outsourcing tem como tema este ano “O impacto da crise econômica mundial: riscos e oportunidades para as empresas brasileiras no mercado internacional de serviços”. Em sua 5ª edição, o evento acontece na Câmara Americana de Comércio de São Paulo, nos dias 13 e 14 de maio, à Rua da Paz, 1.431.

Durante os dois dias do evento, a SOFTEX - Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro, com o apoio técnico e financeiro da Apex-Brasil, realizará o “Projeto Comprador Brasil Outsourcing”. Nessa iniciativa, promove-se a vinda de executivos seniores do mercado financeiro e consultores internacionais estrangeiros interessados em conhecer a tecnologia brasileira com vistas à concretização de negócios.

O Seminário examinará questões ligadas ao Outsourcing de TI e Business Process, além do outsourcing de Knowledge Process e exportação de serviços de alto valor agregado. Haverá uma sessão especialmente dedicada ao outsourcing de projetos de semicondutores com o objetivo de discutir como as empresas brasileiras podem participar do mercado internacional nesse setor, apoiando-se na experiência das design houses que integram o programa CI Brasil, do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Outsourcing e crise: Sobre a escolha do tema, Flávio Grynszpan, idealizador e organizador do Seminário Brasil Outsourcing comenta: "o Seminário não poderia deixar, este ano, de ter a crise mundial como tema". Segundo ele, em 2009 serão examinadas as possibilidades para o Brasil no cenário global de outsourcing de serviços e também os problemas que o país pode enfrentar. “A crise econômica exige que as empresas reavaliem seus investimentos e busquem modelos para ajudar na gestão de custos. Trata-se de um cenário que pode ampliar as oportunidades de negócios de outsourcing, mas, também, torna esse mercado ainda mais competitivo”, diz.

Os efeitos da crise sobre as empresas brasileiras serão examinados por ângulos diversos.

Os principais executivos das maiores empresas globais de consultoria em outsourcing – Everest Group, Alsbridge e neoIT – trazem sua visão do mercado global de outsourcing, abrindo a discussão sobre como as empresas brasileiras podem tirar partido das oportunidades que derivam do cenário atual.

Do lado brasileiro, o diretor do BNDES, João Carlos Ferraz, irá abordar as possibilidades que se abrem agora do ponto de vista estratégico, enquanto, em mesa-redonda, o Deputado Federal Julio Semeghini (PSDB) e o Secretário de Política de Informática do MCT, Augusto Gadelha, debaterão os caminhos que o Brasil pode tomar, como país, para minorar os efeitos da crise no que diz respeito ao desenvolvimento tecnológico. Consultores especializados em tecnologia, das empresas A.T. Kearney, Gartner, IDC e PriceWaterhouseCoopers, também analisarão o impacto da crise do ponto de vista das empresas brasileiras. Além disso, brasileiros bem-sucedidos no exterior com seus projetos ou empresas de tecnologia irão relatar suas experiências no Brasil Outsourcing 2009.

Um evento consolidado - Desde sua criação, em 2005, o Seminário Brasil Outsourcing tem como objetivo promover a inserção internacional da empresa brasileira de serviços por meio de encontros internacionais e da Brazil Diaspora Network, rede de brasileiros que vivem no exterior e atuam para ampliar a presença de empresas nacionais no mercado global. Inicialmente, o Seminário teve como foco apenas as empresas de software e serviços. Depois, paralelamente à sua consolidação, passou a incluir as áreas de processos de negócios (Business Process) e de processos de conhecimento (Knowledge Process).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira