Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/05/2009 - 11:03

Software da Elipse automatiza pólo industrial da Braskem

Solução E3 monitora e controla os centros de carregamento de gasolina e solvente da Petroquímica de Triunfo-RS.

Fundada em agosto de 2002, a Braskem lidera o mercado latino-americano de resinas termoplásticas. Contando com mais de 4 mil funcionários, a empresa possui pólos industrais localizados nas cidades de Maceio-AL, Marechal-AL, Camaçari-BA, São Paulo-SP, Paulínia-SP e Triunfo-RS, onde o E3 foi instalado junto aos centros de carregamento de gasolina e solvente.

Tudo começou em 2004, época em que foi realizada a primeira aplicação do software no centro de carregamento de gasolina. Em vista dos resultados positivos, não tardou muito para que, em setembro de 2008, a solução fosse implementada junto às ilhas de solvente. Porém, mais aperfeiçoada, tanto em comparação à antiga existente nas mesmas ilhas de solvente, quanto em relação àquela encontrada nas ilhas de gasolina, praticamente anulando o nível de intervenção no CLP.

Em ambos os casos, o E3 se comunica com o CLP, fazendo a coleta dos dados do carregamento como um todo, permitindo, inclusive, a realização de testes e diagnósticos de falhas nos instrumentos. A única diferença é que a solução responsável pela monitoração e controle das ilhas de solvente oferece ao usuário um diagnóstico mais completo por ter sido implementado de modo mais qualificado que o sistema supervisor das ilhas de gasolina. Com a solução, os operadores passaram a ter acesso aos dados sobre todas as etapas que abrangem o processo de carregamento. Tais como: a placa e peso do caminhão, validade da habilitação do motorista, temperatura e nível de vazão do solvente nas ilhas e status do carregamento. Segundo Gustavo Regner Pchara, programador da Beta Network e um dos principais responsáveis pela aplicação do E3 no pólo, esta melhor interface entre o sistema e os operadores deve-se, principalmente, a biblioteca. Trata-se de um dos recursos proporcionados pelo software que permite o desenvolvimento de diferentes aplicativos.

“Uma vez criado um objeto, não é mais preciso se preocupar com ele, bastando, apenas, atualizá-lo no caso de ser exigida qualquer modificação”, destacou.

Atualmente, o Pólo Petroquímico de Triunfo-RS possui quatro licenças Hot-Standby, duas aplicadas no setor de carregamento de gasolina e duas no de solvente, controlando e monitorando um total de 21 ilhas (cinco de gasolina e 16 de solvente).

“A ideia é a de incorporar, em 2009, a mesma solução E3 que supervisiona e controla as ilhas de solvente junto às cinco ilhas de gasolina”, revelou Pchara. | Mais informações no site www.elipse.com.br ou pelo telefone (51)3346-4699.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira