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01/05/2009 - 11:17

Associação Brasileira de Franchising premia as melhores empresas do setor

Com dez anos de mercado, rede Memorial Saúde apresenta sólido crescimento e é premiada pela ABF.

A rede de franquias Memorial Saúde, que atua na área de planos de assistência médica ambulatorial, completa 10 anos de atuação no mercado. O maior presente foi o reconhecimento da Associação Brasileira de Franchising (ABF) que acaba de conceder o Selo de Excelência 2009 à empresa na categoria Saúde e Bem Estar. Pela terceira vez consecutiva, o Memorial é reconhecido pelo seu sólido crescimento, apresentado resultados positivos para seus franqueados. Prova disso foi a recompra de uma franquia com valorização de 8.000%. A negociação colocou a rede entre um seleto rol de franquias de 5ª geração. O franqueado, que havia investido R$ 70 mil pelo direito de uso da marca, revendeu por R$2,5 milhões após cinco anos.

A empresa possui gestão única no mercado atual, voltada para a administração de carteira própria, em que a captação de recursos é anterior ao atendimento do paciente. Ao se tornar franqueada, a clínica passa a receber a receita do serviço diretamente, sem intermediários. Como a venda da franquia é feita de forma regional, em grande parte dos casos, os clientes são atendidos na mesma unidade em que fez o plano de saúde. Além disso, existe uma tabela especial de pagamento por consultas e exames entre os franqueados e não há prática de glosa que costuma diminuir de 20 a 30% do valor do atendimento. Por focar no atendimento ambulatorial, o Memorial é a única operadora do mercado a ter condições de prever a sinistralidade e a lucratividade futura de forma mais real. “Isso é muito importante, já que, a cada ano, são definidas metas de crescimento, que sempre são alcançadas com muita segurança e solidez”, aponta a gerente de Franchising, Cristiane Cézar.

Crescimento - A rede conta com 20 franqueados, 12 hospitais e 39 clínicas e centros médicos próprios. Em 2009, a Memorial Saúde espera crescer 22%, meta superior a do ano passado que foi de 18%, além de abrir mais seis franquias. O otimismo encontra explicação no aumento do número de associados trazidos pela crise. O plano de assistência ambulatorial, que possui 90% de seus clientes nas classes B, C e D, viu a procura de pessoas querendo migrar de planos de cobertura total crescer significativamente nos últimos meses. “Os novos clientes estão atrás de economia sem a perda da qualidade. A empresa tem investido para agradar seus atuais consumidores e prospectar outros”, conta José Faia, diretor comercial. A última aquisição foi um helicóptero para resgate aéreo no valor de US$ 2,5 milhões. Outro argumento de venda é o binômio custo-benefício que o plano ambulatorial apresenta. Consultas médicas e exames representam 97% do uso que pacientes fazem do plano de saúde, ficando cirurgias e internações com os outros 3%.

Para garantir o sucesso de seus franqueados, a Memorial Saúde desenvolve um programa de acompanhamento permanente com palestras e reuniões, nas quais os empresários podem trocar suas experiências. A empresa acaba de lançar o Selo de Excelência do Franqueado, que premiará os que mais se destacarem em cada ano. O prêmio recém-criado avalia oito quesitos como investimentos em qualidade, cumprimento das obrigações com a agência reguladora e compromisso com o bom atendimento. O objetivo é incentivar todas as franquias a perseguir estas metas, além de reconhecer a busca pela qualidade. O prêmio concedido pela ABF trouxe os mesmos benefícios para toda rede. “Procuramos fazer um trabalho de qualidade que gere resultados positivos para a empresa, seus franqueados, colaboradores e clientes. O reconhecimento dado pela ABF é a certeza de que estamos no caminho certo”, comemora Aziz Chidid, presidente do grupo Memorial Saúde.

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