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01/05/2009 - 11:42

Mistura de ingredientes dá o sabor da campanha do comida DI Buteco 2009


Traduzir de forma clara e envolvente o significado do verbo botecar para o púbico de quatro capitais brasileiras: esse foi o desafio da campanha comemorativa dos 10 anos do Comida di Buteco. Idealizada e desenvolvida pela Tom Comunicação, a campanha retrata as infinitas possibilidades de mistura de ingredientes na culinária.

Utilizando-se de temperos, legumes, carnes, verduras e até frutas - que habitualmente são encontradas nos cardápios de botecos, a campanha os apresenta rearranjados de maneira inusitada e lúdica, justamente para ilustrar a quebra de paradigmas e a liberdade criativa do festival. “Tanto na publicidade quanto na culinária, o grande segredo é dosar a proporção dos temperos. Tudo tem que ser usado de forma equilibrada para dar um diferencial no sabor. Assim, a campanha não poderia ser só uma belíssima foto de um prato. Queríamos inspirar o desejo das pessoas, dar um água na boca diferente”, aponta Vinicius Alzamora, diretor de Criação da Tom.

Partindo de uma pesquisa realizada pela própria agência em botecos de Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Goiânia, Salvador, Belém e Fortaleza, aferiu-se que, apesar de existirem pontos em comum que caracterizam esses estabelecimentos, boteco de verdade, no fundo, é aquele que o botequeiro decide frequentar.

Outro ponto interessante diz respeito à tentativa de traçar o perfil do botequeiro. Segundo apontou a pesquisa, a “botecagem” está muito mais relacionada a uma atitude do que a um traço de semelhança comum entre os frequentadores de bar. É algo que qualquer um pode fazer.

O passo seguinte da pesquisa foi investigar, então, qual elemento seria o agente unificador de todos os bares. O apontamento encontrado foi bastante interessante: a comida. Assim, o foco da campanha do Comida di Buteco de 2009 está na comida e na inventividade dos donos dos botecos. “Com o suporte do resultado da pesquisa, a Tom chegou à conclusão de que valorizar a mistura de ingredientes poderia gerar um núcleo base de mensagem, direcionado para a gastronomia, mas que também pode ser ‘ampliado’ para outras misturas que acontecem em botecos, como a das classes sociais, dos sexos e das tribos”, enumera Maria Eulália Araújo, sócia-proprietária do CdB Produções, responsável pelo Comida di Buteco.

Dessa maneira, o conceito da campanha pretende aguçar a curiosidade e ressaltar a missão do festival: a valorização e o fomento da culinária de raiz. Os anúncios em revistas, jornais, outdoors, empenas, rádios e internet irão incentivar o espírito democrático do evento, refletido nas pessoas e nos ingredientes.

Diretor de criação: | Vinicius Alzamora | Criação: Cacate Almeida, Flávia Rennó | Direção de Planejamento: Adriana Machado | Planejamento: Caroline Marinheiro, Helena Andrade, Camila Campolina | Atendimento: Maria Cristina Bello, Bárbara Viana | Mídia: Marisa Gurgel, Mariana Lopes | Produção Gráfica: Daniela Pires, Carolina Fernandes | Finalização: Angélica Bustamante, Alexandra Bustamente, Erich Ribeiro, Rodrigo Valença, Tulio Linhares | Produtora Eletrônica: Caetano Sayão | Ilustração: Jacy Nascimento | Fotografia: Fred Alcântara | Produção de áudio: Estudio Z / Carlos Ivan | Aprovação cliente: Maria Eulália Araújo, Flávia Rocha, Ronaldo Perri, Eduardo Maya .| www.tomcomunicacao.com.br

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