Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/05/2009 - 11:55

Pirelli lançou novas medidas para transportes urbano, rodoviário e de carga


Além das novidades das linhas FR85 e MC85, para uso em trajetos de média severidade e transporte urbano, a empresa anuncia a chegada das versões do FR85 e FG85 para caminhões leves.

São Paulo – A Pirelli apresentou novidades nos segmentos Caminhão e Ônibus voltadas aos mercados brasileiro e latino-americano na edição 2009 da Agrishow - Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação -, maior feira de agronegócios da América Latina, que ocorre de 27 de abril a 2 de maio em Ribeirão Preto (SP). A partir deste mês, as linhas FR85, para trajetos de média severidade, e MC85, para transporte urbano, contam com a nova medida 275/70R 22.5. Com estes lançamentos, o objetivo da empresa é proporcionar ganhos no transporte de cargas e maior acessibilidade para os usuários de transporte público.

Com as novidades, a Pirelli contabiliza o lançamento de sete medidas para os segmentos Caminhão e Agro apenas nos primeiros meses deste ano – veja a relação completa a seguir. “Com as inovações, pretendemos atuar em novos nichos de mercado, já que frotistas e motoristas autônomos estão mais conscientes dos ganhos obtidos com a escolha adequada para as diferentes utilizações”, explica o diretor da unidade de negócios Caminhão e Agro da Pirelli, Flávio Bettiol Junior.

A nova série é um pouco mais baixa do que a medida anterior, possibilitando redução de até 6% no raio do pneu em relação ao 275/80R 22.5. De acordo com o diretor, essa característica traz facilidades para esses dois nichos. “A altura menor permite acesso mais fácil aos locais com limitação de altura, como pontes e viadutos, melhor estabilidade por causa do centro de gravidade posicionado mais abaixo em relação ao tradicional e maior capacidade para cargas de grande volume e baixa densidade”.

A medida 275/70R 22.5 FR85 é recomendada para caminhões de uso urbano e rodoviário de média severidade, que percorrem longas e médias distâncias em estradas asfaltadas, sinuosas, com aclives e declives. Esta linha possui banda de rodagem inteligente, com indicadores que possibilitam ao usuário preservar a carcaça no início de sua utilização e no final da primeira vida do pneu. A tecnologia facilita o controle do desgaste. Dois sulcos de 1,5mm de profundidade acompanham toda a circunferência, localizados nas extremidades da banda de rodagem, um de cada lado.

“No modelo FR85, a altura reduzida será útil, por exemplo, para caminhões de entrega de bebidas, porque esse tipo de trabalho exige que o veículo seja carregado e descarregado inúmeras vezes ao dia. Desta forma, a nova medida proporcionará um ganho de eficiência neste tipo de aplicação”, complementa Bettiol.

Para transporte de cargas de grande volume e baixa densidade, como a linha branca, por exemplo, a redução de altura possibilitará aos caminhões utilizar um baú mais alto, o que resulta em ganho volumétrico, mantendo o acesso aos locais com limitação de altura.

Já o 275/70R 22.5 MC85 é destinado para eixos direcionais e trativos de veículos de transporte urbano e intermunicipal de passageiros e de carga. Por exemplo, no caso dos ônibus urbanos, a nova medida pode ser útil para melhorar o acesso de idosos e deficientes físicos ao sistema de transporte público, pois estes veículos terão sua altura reduzida.

Pneu radial para segmento de caminhões leves - Outra novidade que estará no estande da Pirelli na Agrishow é a versão radial da medida 7.50R16, nos modelos FR85 e FG85, voltados para o segmento de caminhões leves, para pick-ups e caminhões de pequeno porte. Trata-se de um produto mais moderno para um grande mercado, para o qual a Pirelli já fornece pneus convencionais.

A versão radial traz carcaça e cintura de aço para proporcionar maior quilometragem do que os pneus convencionais e, consequentemente, melhor relação custo/benefício.

“A partir desse lançamento para pick-ups e caminhões leves, a Pirelli passa a atuar plenamente neste nicho de mercado, no qual o usuário se profissionalizou e percebeu que o radial atende melhor às suas expectativas”, explica Bettiol.

Outras Medidas - Desde fevereiro, a Pirelli também disponibiliza novas medidas para caminhões de transporte pesado empregados em percursos de terra e asfalto.

As linhas FG85 13R 22.5 (para eixos direcionais) e TG85 13R 22.5 (para eixos trativos) apresentam maior capacidade de carga e possibilitam consumo menor, complementando o portfólio de uma linha já consolidada no mercado. Atendendo a uma crescente demanda dos clientes, estes lançamentos possuem maior capacidade de carga e menor resistência ao rolamento (o que reduz o consumo de combustível).

As linhas FG85 e TG85 foram especialmente desenvolvidas para caminhões pesados empregados em percurso misto, como canteiros de obras, mineração, usinas, transporte agrícola e de resíduos. Oferecem maior durabilidade e desenho da banda de rodagem que facilita a autolimpeza e reduzida captura de pedras, ideal para veículos que transportam carga em estradas de terra e asfalto.

Lançamentos em 2009: . FR85 – 275/70R 22.5, para trajetos de média severidade | . MC85 – 275/70R 22.5, para transporte urbano | . FR85 – 7.50R 16, radial para o segmento de caminhões leves, pick-ups e caminhões de pequeno porte | . FG85 – 7.50R 16, radial para o segmento de caminhões leves, pick-ups e caminhões de pequeno porte | . FG85 13R 22.5, para eixos direcionais | . TG85 13R 22.5, para eixos trativos | . HF75 600/50-22.5, pneu para transporte agrícola.

Reconstrução - Os visitantes da feira também poderão conhecer a tecnologia Novateck, criada pela Pirelli para reconstrução original de pneus de caminhões e ônibus. Além de prolongar a vida útil do pneu, o sistema proporciona redução de custo ao utilizar processos e materiais de tecnologia avançada com o mesmo desempenho e qualidade do produto original.

Recentemente, a empresa estendeu a garantia do serviço até a terceira reforma para pneus radiais realizada na sua rede credenciada.

Perfil da Pirelli - Com 137 anos de tradição, a Pirelli é uma multinacional italiana consagrada na indústria de pneus, com 24 unidades industriais em 12 países e atividades comerciais em mais de 160 países dos cinco continentes. Na América Latina, possui sete unidades produtivas, cinco delas no Brasil: Gravataí (RS), Campinas, Santo André e Sumaré (SP) e Feira de Santana (BA), além de uma na Argentina (Merlo) e outra na Venezuela (Guacara). A empresa emprega mais de 27 mil pessoas no mundo, sendo 10 mil na América Latina, das quais oito mil estão nas unidades brasileiras.

A Pirelli Pneus Ltda., no Brasil, conta com uma ampla rede de revendedores oficiais presentes em todo o território nacional, com mais de 600 pontos de venda e cerca de 8.500 profissionais, que são treinados diretamente nas fábricas para oferecer os produtos originais que equipam os veículos das principais montadoras do mercado, além dos importados das principais marcas presentes no mundo.

Em Sumaré, no estado de São Paulo, está localizado o Campo Provas Pneus Pirelli, pioneiro na América Latina, que completou 20 anos em 2008 e compõe um dos mais importantes Centros de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa no mundo: o de Santo André. Com perfeita integração, em tempo real, aos demais Centros que a empresa possui na Itália, Alemanha, Estados Unidos e Reino Unido, a unidade de estudos brasileira está capacitada a desenvolver, receber e aplicar as mais avançadas tecnologias na produção de pneus para uma gama completa de aplicações: caminhões e ônibus; automóveis e camionetas; tratores e máquinas para uso fora de estrada; motocicletas e bicicletas; além de câmaras de ar, protetores, materiais para a reconstrução de pneus e cordas metálicas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira