Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/05/2009 - 11:55

Salão FNLIJ do livro para crianças e jovens muda de endereço e homenageia a França

Evento literário reunirá principais autores e ilustradores do ramo e terá lançamentos, performances, exposição de ilustrações francesas e seminário para educadores.

Em sua 11ª edição, que acontece entre 10 e 21 de junho, o Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens cresce e muda de endereço, sem abrir mão do ambiente aconchegante pensado especificamente para seu público-alvo e no qual a grande estrela é o livro de literatura infantil e juvenil. O principal evento do gênero no país será realizado no Centro Cultural da Ação da Cidadania, no prédio reformado pelo arquiteto Hélio Pellegrino para abrigar um centro de excelência em cultura e inclusão social, idealizado dentro do projeto de revitalização da região portuária do Rio de Janeiro, no bairro da Saúde.

Salão de casa nova - A mudança do Salão FNLIJ do MAM (Museu de Arte Moderna) para o Centro Cultural da Ação da Cidadania, na região do Cais do Porto do Rio de Janeiro, visa oferecer mais espaço e conforto ao público. Em 2008, o número de visitantes aumentou em 35%, comparado à edição anterior.

O novo formato com corredores mais largos, pé-direito alto e uma área média de 12m² por estande permitirá não só o aumento do número de editoras em melhores instalações, como o incremento de espaços de atividades para crianças, adolescentes e educadores. O Salão FNLIJ disporá, além dos já tradicionais Biblioteca FNLIJ/Petrobras com 102 m² de área e Espaço FNLIJ de Leitura, com 78 m², de outras duas bibliotecas temáticas; uma exclusivamente para jovens (72m²) e a outra para pais e educadores (45m²).

Com patrocínio da Petrobras e apoio da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro por meio da Secretaria de Educação, o Salão FNLIJ se prepara para promover, durante 12 dias, uma série de encontros do público com os principais escritores e ilustradores de literatura infantil e juvenil, em meio aos mais relevantes lançamentos das 70 editoras que participam do evento, performances de ilustradores e leituras de trechos de livros.

Em 2009, a maratona literária entra na agenda das comemorações do Ano da França no Brasil com a participação de seis autores e ilustradores franceses, todos já editados no Brasil, além de exposição de ilustrações francesas no estande do país homenageado, idealizado pela Livraria da Travessa. Entre os nomes confirmados estão Olivier Douzou, Gilles Eduar, Timothée de Fombelle, Vicent Cuvellier, Dorothée de Monfreid e Nathalie Beau.

O dia 10 será dedicado exclusivamente aos professores dos ensinos fundamental e médio das redes pública e privada, que conhecerão as novidades do mercado editorial voltadas para crianças e jovens.

As inscrições e agendamentos prévios das escolas são realizados pela FNLIJ. Ao final da visitação, crianças e adolescentes terão direito a levar para casa um livro de acordo com o seu interesse. Foram comprados pela FNLIJ cerca de 35 mil exemplares para a distribuição gratuita.

Nomes consagrados que ajudaram a inscrever a literatura infantil e juvenil brasileira entre as melhores do mundo já confirmaram presença no evento, entre eles Ziraldo, Ana Maria Machado, Lygia Bojunga, Rui de Oliveira (indicado brasileiro ao Prêmio Hans Christian Andersen de 2008), Roger Mello, Marina Colasanti, Eva Furnari e Bartolomeu Campos de Queirós (finalista do Prêmio Hans Christian Andersen de 2008 e ganhador da 4ª edição do Prêmio Iberoamericano SM de Literatura Infantil e Juvenil).

Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ)

A Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), criada em 23 de maio de 1968, é a seção brasileira do International Board on Books for Young People (IBBY), órgão consultivo da UNESCO para o livro infantil, sendo pioneira no Brasil em projetos de incentivo à leitura por meio da literatura e de livros informativos de qualidade. Desde 1974, concede anualmente o Prêmio FNLIJ aos melhores títulos para crianças e jovens. Entre outros projetos, a FNLIJ participou, nos anos 80, da Ciranda de Livros e Viagem da Leitura e, nos 90, do Ateliê do Artista.

Centro Cultural da Ação da Cidadania - Construído em 1871 por André Rebouças, o prédio foi o primeiro Armazém da região portuária do Rio de Janeiro. Singular em dimensão e características arquitetônicas tem aproximadamente 14 mil m² de área construída em dois pisos - o térreo e o mezanino, e um espaço interno com 168 metros de comprimento e 36 metros de largura. O espaço para feiras, congressos e exposições, onde será realizado o Salão, divide-se em dois ambientes, o piso principal com 2.109 m² e o mezanino com 1.194 m².

11º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens, dia 10 de junho - somente para professores, mediante inscrição prévia na FNLIJ, de 11 a 21 de junho de 2009 - para o público, de segunda a sexta, das 8h30 às 18h; sábados, domingos e feriado (dia 11), das 10h às 20, no Centro Cultural da Ação da Cidadania, Av. Barão de Tefé, no 75, Saúde - Tel: (21) 2233-7460 / 2253-8177. Ingresso: R$ 3,00 (gratuidade para maiores de 65 anos, portadores de deficiência, professores da rede municipal e instituições que trabalham com crianças e jovens de comunidades de baixa renda, pré-agendadas com a FNLIJ) . Tel.: (21) 2262-9130 | Site: www.fnlij.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira