Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/05/2009 - 12:09

APSEN Farmacêutica adota soluçãO SAP para suportar sua expansão no mercado interno e externo

Fabricante de medicamentos de diversas especialidades implanta ferramenta de gestão para sustentar seu crescimento.

Para apoiar o cenário de evolução e reestruturação vivido pela Apsen Farmacêutica, empresa nacional com tradição no setor, a Plaut, consultoria co-ligada à Sonda Procwork, que detém expertise em projetos pré-configurados para diferentes segmentos, ficará a cargo da implantação da solução da SAP na indústria.

Após realizar um levantamento das ações estratégicas para manter a expansão que vem conquistando nos últimos anos, a indústria concluiu que uma das pilastras seria seu sistema de gestão empresarial. “Ficou evidenciado que para garantirmos a sustentabilidade que almejamos precisaríamos do apoio de um software que nos fornecesse informações em tempo hábil para a tomada de decisões, como também segurança e confiabilidade nos dados nele contidos”, conta Rafael Secco, gerente do projeto na Apsen.

O processo de escolha da ferramenta de ERP (Enterprise Resource Planning) ocorreu por meio de uma RFP (Request for Proposal) que envolveu três sofwares de gestão. No documento, em que se especificou todo o escopo do projeto e as atividades a serem executadas na fase de seleção, foram estabelecidos seis critérios; aderência funcional, arquitetura técnica, qualificação do fornecedor e dos serviços e estimativa de custos e riscos, que sinalizaram a preferência pela SAP.

A Apsen optou pelos serviços da Plaut para a instalação do aplicativo, após analisar as implementadoras voltadas para o mercado farmacêutico, por constatar que a parceira da SAP é uma das mais experientes na implantação do sistema nesse segmento e principalmente, por deter uma solução desenvolvida especificamente para ele. “Muitas atividades características desse tipo de indústria já estão pré-configuradas e por isso viabilizam a redução do tempo do projeto”, ressalta Secco.

O escopo do projeto foi baseado em uma relação detalhada dos processos e das necessidades da companhia e das suas necessidades que permitiu a comprovação de sua aderência às exigências de qualidade. Estão sendo introduzidos os módulos de Gerenciamento de Manutenção, da Qualidade, de Armazéns e de Materiais, Planejamento de Produção, Financeiro e Controladoria, Vendas e Distribuição e Gestão de Viagens. A implementação dos módulos de Recursos Humanos e Gerenciamento Eletrônico de Documentos está planejada para o segundo semestre de 2009.

Com o objetivo de potencializar os aspectos positivos de seu fluxo de operação e diminuir os gargalos, a organização espera acumular ganhos tecnológicos, operacionais e administrativos com a adoção do software. “Temos convicção de que a ferramenta terá longevidade por ser constantemente atualizada em relação à capacidade de desenvolvimento e inclusão de recursos e possibilidades e que será rapidamente assimilada pelos operadores, devido ao seu ambiente amigável”, afirma o executivo.

Um dos benefícios principais apontados por ele é a facilidade na obtenção de todos os resultados administrativos da empresa para o cumprimento de medidas assertivas, o que proporciona mais velocidade na rotina de suas operações. “Outra expectativa é a melhoria do fluxo das atividades hoje realizadas, por meio das propriedades do sistema e do know-how dos consultores, propiciando a otimização do tráfego das informações”, comenta o gerente do projeto na Apsen.

O laboratório também acredita que a integração dos diversos módulos do aplicativo contribuirá para o aperfeiçoamento da comunicação interna. Além disso, a solução também auxiliará na ampliação do comércio com o exterior por seu reconhecimento mundial. “As corporações globais têm convicção da eficiência do software da SAP por agregar segurança e transparência às técnicas de trabalho”, ressalta ele.

Para mensurar a lucratividade trazida para os negócios a Apsen pretende fazer um mapeamento dos pontos que antes não eram possíveis de examinar através do cruzamento dos indicadores atualmente disponíveis com os dados dos anos anteriores. “O retorno do investimento poderá ser avaliado em médio prazo ao levarmos em conta a diminuição dos riscos causados pela ferramenta e do tempo de execução dos processos, além da agilidade na obtenção de informações gerenciais”, finaliza Secco.

A indústria, que ocupa o 8° lugar no ranking dos laboratórios nacionais e 24ª posição entre as organizações mundiais, é responsável por por 15.620 apresentações e 3.613 genéricos.

Plaut - Fundada em 1946, na Alemanha, a Plaut foi a primeira parceira global da SAP e já realizou mais de três mil projetos no mundo. Presente no Brasil desde 1997, a Plaut mantém 250 consultores e detém uma carteira de mais de 250 clientes. Atuando em diversos segmentos verticais, com destaque para o setor farmacêutico, de cosmético, automotivo, de alimentos e de serviços, a empresa é reconhecida por sua expertise em implementações com aceleradores e pré-configurados, tendo totalizado 300 projetos no País, sendo 120 de implementação completa do SAP. | http://www.plaut.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira