Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/05/2009 - 12:31

Convergência das normas contábeis aos padrões internacionais será um dos temas debatidos no VII Encontro Nacional da Mulher Contabilista

O evento é organizado pelo Conselho Federal de Contabilidade CFC, em ação conjunta com os Conselhos Regionais de Contabilidade e Fundação Brasileira de Contabilidade.

O Conselho Federal de Contabilidade realizará, nos dias 07 a 09 de maio, o VII Encontro Nacional da Mulher Contabilista, evento que pretende reunir mais de 1800 participantes, em Vitória - ES para debater sobre a adequação das normas internacionais de contabilidade (IFRS, na sigla em inglês) e os impactos da migração das normas contábeis brasileiras para o padrão emitido pelo International Accouting Standards Board (Iasb) – já adotado por mais de cem países.

“ O processo de convergência das normas contábeis aos padrões internacionais é imprescindível porque vivemos em um mundo globalizado, onde o capital estrangeiro é muito bem vindo e os investidores precisam confiar no mercado em que estão investindo. Por isso, precisamos que a Contabilidade efetivamente traduza e seja a linguagem internacional dos negócios” destaca Maria Clara Cavalcante Bugarim, a primeira mulher a presidir o Conselho Federal de Contabilidade em 60 anos de existência da entidade.

Também serão debatidos no evento os desafios políticos e éticos do desenvolvimento brasileiro, Carga Tributária, Responsabilidade Socioambiental e etc. Maria Clara Cavalcante Bugarim enfatiza que o evento tem como objetivo subsidiar com informações técnicas o contingente de mulheres contabilistas que a cada dia avança no mercado de trabalho e na profissão, sendo que hoje representam 37% do total de 405 mil contabilistas existentes e atuantes no mercado brasileiro, profissão com grande empregabilidade mesmo em época de crise.

Encontro Nacional da Mulher Contabilista, dias 07 a 09 de maio, non Centro de Convenções de Vitória (ES), Rua Constante Sodré, 157 – Vitória/ES. Inscrições e programação: Acesse o site www.encontromulher.com.br . Informações pelos telefones ( 61)-3314-9501 / 3314-9623. E-mail: [email protected]

Perfil do CFC O Conselho Federal de Contabilidade - CFC com sede em Brasília (DF) tem 60 anos de atuação contribuindo para a orientação e fiscalização do exercício da classe contábil, composta por 405 mil profissionais. Hoje, o sistema CFC/CRCs é formado por 26 regionais criado a partir do Decreto n.º 9.295, de 1946. Na presidência desde 2006, quem ocupa o cargo é Maria Clara Cavalcante Bugarim. Sua atuação tem proporcionado grandes conquistas para a classe contábil. Hoje uma das iniciativas coordenadas por ela, é adequação das Normas Brasileiras de Contabilidade aos padrões de internacionais, por meio do Comitê de Pronunciamento Contábeis (CPC), em conjunto com a Secretaria Nacional do Tesouro, Ministério da Fazenda e entidades representativas do setor. Esse processo já é considerado um marco na contabilidade brasileira por especialistas da área, já que serão desenvolvidos grandes avanços no modo de apresentação da contabilidade pública e privada no País. | Site: www.cfc.org.br

Maria Clara Cavalcante Bugarim, presidente do Conselho Federal de Contabilidade – CFC : Maria Clara Cavalcante Bugarim é a primeira mulher a assumir o cargo de presidente do Conselho Federal de Contabilidade . Além disso, Maria Clara é professora e assessora pedagógica na Universidade de Fortaleza. Formou-se em Ciências Contábeis, em Administração de Empresas e em Direito. É pós-graduada em Auditoria, Administração e Recursos Humanos e mestre em Controladoria e Contabilidade. Possui ampla experiência profissional em diversas atividades públicas, tendo atuado, como auditora geral do Estado de Alagoas e como presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade. Em setembro de 2008, recebeu o título de imortal das Ciências Econômicas, Políticas e Sociais da Academia Nacional de Economia, no Rio de Janeiro.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira