Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/05/2009 - 12:38

As marcas do Ranking BRANDZ 100 marcas mais valiosas do mundo agora valem 2 Trilhões de dólares

Google é a primeira marca mais valiosa do mundo, pelo terceiro ano consecutivo, valendo 100 bilhões de dólares.

São Paulo— O quarto ranking BrandZ das 100 marcas mais valiosas do mundo, publicado hoje pela Millward Brown, revela aquelas que sustentam seu valor, mesmo num cenário econômico desfavorável.

O BrandZ ranking das 100 marcas identifica o valor financeiro das marcas. Combina dados financeiros com resultados de pesquisa Brandz, o maior estudo de brand equity do mundo feito junto a consumidores e representantes de negócios.

O valor representado pelas 100 marcas chega a 1,95 trilhão de dólares (com um crescimento marginal de 1,7 ponto percentual). Google é a número um com um valor de 100 bilhões de dólares, Microsoft é a número dois com 76,2 bilhões de dólares e a Coca-Cola se classifica como uma das 3 primeiras do ranking pela primeira vez, com US$ 67,6 bilhões.

“No momento atual, onde o valor de muitos negócios caem, as marcas se tornam ainda mais importantes porque é a marca que sustenta os negócios em tempos difíceis", diz Eileen Campbell, CEO Global da Millward Brown. “Aqueles que continuam a investir em suas marcas estarão mais bem preparados para o crescimento dos negócios assim que a situação melhore, com vantagem em relação aos que decidiram cortar despesas", explica.

Neste ano, temos 15 novas marcas no ranking. Pampers é a maior entrando como número 31, seguido de Nintendo (posição 32) e Visa (posição 36).

As principais tendências identificadas com a análise do ranking são as seguintes:

Valor — Marcas que representam valor pelo preço que se paga ou a qualidade a um preço aceitável, tiveram um bom desempenho. As marcas que cresceram são Wal-Mart, ALDI e Auchan, e H&M, que agora aparece como a primeira marca da categoria de roupas, calçados, e demais acessórios de uso pessoal.

Auto-indulgência — Em épocas de restrições econômicas, os consumidores continuam buscando auto recompensa com pequenos mimos pra si, mesmo que estes representem o vício. Marcas como McDonald’s, Marlboro e Budweiser tiveram uma performance muito positiva.

Experiências dentro de casa - Marcas que representem experiências dentro da casa tiveram um grande fortalecimento. Nesta tendência inclui-se a compra feita através da internet: Amazon e eBay; o café preparado em casa: Nespresso e Nescafé e os games – categoria que foi incluída na pesquisa pela primeira vez neste ano - e já ficou em 32 lugar no ranking.

O mundo se torna wireless — A crescente popularidade do uso da internet e a mudança para o uso recursos como o iPhone e o Blackberry trouxeram um grande incremento na categoria de operadoras móveis como um todo, sustentado pela procura de serviços de transferência de dados. Vodafone, neste ano, entra pela primeira vez entre as 10 marcas mais valiosas. Nintendo também se beneficiou desta tendência com o equipamento portátil Nintendo DS.

Países do BRICs continuam em destaque — As marcas globais que têm uma atuação forte nos países do BRICs ou as marcas dos países do BRICs têm uma melhor performance que as demais. Neste ano, temos pela primeira vez uma marca brasileira entre as 100 do ranking: Bradesco é a marca colocada em 98° lugar. Nivea tem um bom desempenho na Ásia e se classifica como a 96ª marca. A marca com o maior crescimento em valor (168%) é o banco China Merchant´s Bank. É o único banco privado da China e investiu seus esforços em tecnologia de serviços ao consumidor.

Eileen Campbell, CEO Global da Millward Brown, comenta sobre o ranking:

“É uma conquista fantástica ser uma das marcas mais valiosas do mundo, e nós parabenizamos as marcas que se classificaram neste ranking. Neste período em que os investimentos de marketing estão sob grande pressão, o ranking é uma maneira do marketing identificar o valor que suas marcas trazem para seus negócios".

O ranking completo está disponível online: incluindo ranking regional e por categoria nos sites www.millwardbrown.com/brandz e www.brandz.com.

Ranking BrandZ - Desenvolvido pela Millward Brown Optimor para as empresas de comunicação do grupo WPP, o BrandZ Top 100 Most Valuable Global Brands é divulgado pelo quarto ano consecutivo. É único no mercado porque tem como base os dados do BrandZ, o maior estudo de brand equity do mundo, que considera a opinião dos consumidores e dos responsáveis pelos negócios de mais de 20 países a cada ano.

O estudo BrandZ, financiado pela WPP e conduzido anualmente pela Millward Brown, dimensiona o equity de milhares de marcas junto a milhões de consumidores globais. As marcas são avaliadas conforme a percepção de seus consumidores, sejam do segmento de consumo de massa ou do segmento business-to-business. A percepção do consumidor com relação à marca é chave para determinar o valor da marca porque a marca é o resultado da performance do negócio, performance do produto em si, clareza de posicionamento e liderança.

O ranking BrandZ 100 marcas mais valiosas do mundo é calculado usando a metodologia chamada "Economic Use” que é considerada a maneira mais adequada de calcular o valor da marca. Nesta metodologia, o valor da marca é calculado verificando o papel que a marca desempenha no processo de decisão de compra e identificando a contribuição que a marca dá no valor total dos negócios da marca. Além dos inputs do estudo BrandZ, o ranking usa as informações financeiras da Bloomberg, dados de mercado e dados do Datamonitor. O ranking leva em consideração as variações regionais uma vez que uma mensuração realista das marcas globais deve levar em consideração que a contribuição das marcas muda substancialmente entre os vários paises.


Ranking BrandZ das 100 marcas mais valiosas do mundo – 2009 ] as dez marcas mais valiosas:

Ranking................................................Marca.............................................Valor da marca (em US$ M)

1.......................................................... Google.................................................... 100,039

2......................................................... Microsoft....................................................76,249

3......................................................... Coca-Cola.................................................. 67,625

4............................................................ IBM........................................................ 66,622

5.......................................................... McDonald´s …..........................................66,575

6................................................................ Apple....................................................63,113

7........................................................... China Mobile …...................................... 61,283

8…................................................GE(General Electric)........................................59,793

9...........................................................Vodafone …...............................................53,727

10......................................................... Marlboro.................................................. 49,460

Perfil da Millward Brown: - Millward Brown (www.millwardbrown.com) é uma empresa de pesquisa líder e global, especializada em pesquisas de propaganda, comunicações de marketing, mídia e brand equity. Com base em uma série de soluções integradas e validadas - tanto qualitativas como quantitativas - a Millward Brown ajuda a seus clientes a construir marcas e serviços fortes. Millward Brown tem mais de 70 escritórios em 44 países. Unidades de serviços especializados incluem a Millward Brown Global Media Practice (mensuração da eficiência de meios); Millward Brown Optimor (com foco em ajudar seus clientes a maximizar o retorno sobre os investimentos nas sua marcas e marketing); Millward Brown Precis (mensuração da eficiência de ações de RP); Dynamic Logic (líder mundial em mensuração da eficiência da midia digital) e KMR (fornecedor global do Target Group Index (TGI) - ferramenta líder global em segmentação de midia e mercado). Millward Brown é parte da Kantar, grupo de consultoria e informação do Grupo WPP.

IBOPE: Multinacional brasileira de capital privado, o IBOPE é uma das maiores empresas de pesquisa de mercado da América Latina fornecendo há mais de 65 anos um amplo conjunto de informações e estudos sobre os mais variados temas, como mídia, opinião pública, intenção de voto, consumo, marca, comportamento e mercado. O Grupo, que ocupa atualmente a 18ª posição entre as 25 maiores empresas de pesquisa do mundo (segundo o hanking Honomichl Top 25 Global Research Organization), é composto por duas grandes empresas, IBOPE Media e IBOPE Inteligência, além de possuir participação acionária importante na Millward Brown do Brasil. Em 2000, o IBOPE criou o Instituto Paulo Montenegro, organização sem fins lucrativos que atua de maneira focada e com prioridade definida no campo da educação. O Instituto desenvolve e dissemina projetos que têm como base o know-how em pesquisa das empresas do Grupo e a credibilidade conquistada ao longo do tempo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira