Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/05/2009 - 09:44

Videoconferência é ferramenta estratégica para reduzir gastos e emissões de co2 nas empresas

Tandberg, (Oslo: TAA.OL), multinacional norueguesa, lider mundial de telepresença e videoconferência em alta definição apresentou seu 'Manifesto para o dia mundial da terra' com dez conselhos para que as empresas reduzam as emissões de CO2 .

Uma das maneiras mais efetivas de se conseguir isso é as viagens desnecessárias. Clientes da Tandberg já comprovaram que a opção pela videoconferência, além de melhorar resultados, reduz, em média, 30% as necessidades de viagem de suas equipes. Por exemplo, a TNT, companhia líder na Europa em entregas urgentes, instalou o sistema de videoconferência como parte de seu programa Planet Me e estima que vai reduzir em 20% as viagens de suas equipes, o que resultará em uma economia de 11 milhões de euros em 4 anos, com uma redução significativa das emissões de carbono.

Não são só os fabricantes de equipamentos de videoconferência estão vendendo a idéia dos benefícios desta tecnologia para o meio ambiente. A The Nature Conservancy considera a videoconferência como uma das “opções mais simples que se pode utilizar para ajudar o nosso planeta”. Ao mesmo tempo, o World Wildlife Fund (WWF) apresentou recentemente dois relatórios que demonstram como a videoconferência pode ajudar as organizações a reduzir suas emissões de carbono de forma considerável.

“Mesmo em tempos de crise, a pressão para abordar o tema da mudança climática ainda se mostra muito presente”, comentou Thomas Valantin, Diretor Geral da T Tandberg para a América Latina. “A economia se recuperará, mas o meio ambiente continuará sofrendo, a não ser que a comunidade empresarial mundial atue imediatamente. A videoconferência é uma das soluções que podem ajudar as organizações a enfrentar tanto o problema da redução de custos como de alcançar seus objetivos em relação ao meio ambiente; por exemplo, na TANDBERG, seus 1.400 empregados realizam, por mês, mais de 75.000 videoconferências e reuniões de telepresença, reduzindo de forma significativa a necessidade de viajar para reuniões presenciais”.

Dez conselhos da Tandberg para empresas e organizações mundiais reduzirem as emissões de carbono através do uso da tecnologia de telepresença e videoconferência: Teletrabalho - Permitir que as pessoas trabalhem em suas casas sem que com isto deixem de estar comprometidos com o lugar de trabalho. Reduzem-se os custos com aluguel de imóveis e outras despesas operacionais, aumenta-se a produtividade e promovem-se ganhos em qualidade de vida dos empregados, que não perdem horas em deslocamentos.

Acesso a especialistas que estejam em locais distantes – Conectar clientes e colaboradores com especialistas em tempo real, e pessoalmente, através das videocomunicações - sem se importar onde estão localizados - com economia de tempo, dinheiro e emissões de carbono, e com aumento de satisfação e de fidelidade do cliente.

Reuniões mundiais – Não há necessidade de pegar um avião quando for necessário reunir-se com o Conselho Executivo e com os demais componentes da equipe. Basta ir até a sala de videoconferência ou realizar uma chamada simples através de seu computador pessoal: todo mundo pode comunicar-se cara a cara, em tempo real, e sem poluir.

Customer Briefing Centers – As videocomunicações reúnem compradores, clientes, equipes de vendas e engenheiros em tempo real, sem necessidade de viajar, para facilitar a colaboração e a tomada de decisões instantâneas, reduzindo o impacto ambiental negativo das viagens.

Conciliação da vida pessoal e profissional – Os empregados que estão sempre viajando geralmente têm mais estresse, menos produtividade e menor satisfação no trabalho. O video elimina a necessidade de viajar e aumenta a autoestima, a produtividade e a colaboração, e permite manter comunicações pessoais entre as equipes.

Aprendizado a distância - Escolas, hospitais e outros serviços de desenvolvimento de profissionais preservam o meio ambiente quando se conectam a locais remotos através de videoconferência, além de otimizar as oportunidades de aprendizagem e economizar nas despesas. Podem igualmente compartilhar, de forma simples, os conteúdos gravados para futuras aulas. Além disso, dentro do ambiente empresarial, a formação à distância tem múltiplas aplicações e vantagens.

Pesquisa e Desenvolvimento – Especialistas em Planejamento e Pesquisa de todo o mundo podem manter discussões em tempo real e pessoalmente sobre o projeto de um produto, alterações ou execução de modificações nos componentes durante as reuniões através de video. Assim podem acelerar os tempos de desenvolvimento sem aumentar as emissões de carbono pela eliminação das diversas viagens que este tipo de função requer.

Crescimento da equipe – Grande quantidade de escritórios ou filiais significa, às vezes, ter algumas equipes isoladas. A videoconferência permite que as equipes mais distantes conversem com as outras como se estivessem em um mesmo escritório, e, mais ainda, incrementa a colaboração e aumenta a camaradagem entre colegas - sem levar aos gastos com viagens que esse tipo de encontro necessitaria.

Seleção de pessoal – Os contatos iniciais com candidatos que não sejam da localidade são mais econômicos e ecológicos se for eliminada a necessidade de viajar para fazer as entrevistas. Além disso, as videoentrevistas são mais eficientes que as entrevistas telefônicas, uma vez que os entrevistadores podem observar as expressões faciais dos entrevistados.

10.Colaboração em tempo real – As organizações podem trabalhar com grande quantidade de dados e conteúdos, e colaborar em tempo real a partir de diversos lugares com todas as capacidades visuais e de multimidia que a videoconferência oferece, ao invés de perder produtividade e tempo com as longas viagens até o local.

Tandeberg- Empresa norueguesa especialista em soluções de videoconferência, está presente em mais de 90 países e detém cerca de 50% do mercado mundial neste segmento. Tandeberg é o único fabricante que oferece uma solução completa – ponta a ponta – em IP, RDSI, V35, 3G , tecnologia Expressway, videoconferência por PC e por telepresença. Oferece soluções não só em equipamentos nos terminais, mas também de infra-estrutura e programas de gestão de videoconferência. A empresa conta com 1400 funcionários em todo o mundo. Seu faturamento no ano fiscal de 2008 foi de 808,8 milhões de dólares. Com escritórios centrais em Nova York e Oslo, Tandeberg tem ações na Bolsa de Oslo, com um índice de crescimento acumulado de 42% na última década. A Tandeberg Espanha, presente em Madrid e Barcelona, tem como clientes uma boa parte (cerca de 75%) das principais empresas do IBEX 35, como Repsol, Grupo Santander, Endesa e importantes órgãos e empresas públicas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira