Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/05/2009 - 09:56

Tecnologia “Made in Italy” na Brasilplast 2009


Numa iniciativa do Instituto Italiano para o Comércio Exterior – ICE e a Associação Italiana dos Construtores de Máquinas para a Indústria do Plástico – Assocomaplast, 31 empresas participam do Pavilhão Italiano na Brasilplast 2009, de 04 a 08 maio, em São Paulo, trazendo a longa experiência tecnológica e a originalidade do design “Made in Italy”.

A indústria italiana de máquinas e equipamentos para transformação de plásticos e borracha, possui cerca de 300 empresas (mais da metade associadas à Assocomaplast-Associação Italiana dos Construtores de Máquinas para a Indústria do Plástico) possibilitando 12,5 mil empregos diretos e indiretos no país. O país ocupa o segundo lugar no mundo, depois da Alemanha, na lista dos países que exportam máquinas para materiais plásticos e borracha, com uma quota de 12,3% do mercado global.

Este importante setor da engenharia italiana, desde o seu início, nos anos 50, atingiu um nível de qualidade e sofisticação tecnológica reconhecida como um dos mercados industrial e economicamente mais avançados. Hoje a Itália se destaca na produção elevada e alto valor agregado (máquinas sob medida), mais compatíveis e adequadas às necessidades individuais e específicas dos usuários, atingindo múltiplas possibilidades e soluções produtivas mais funcionais.

Nesta última década, capitalizando à sua tradicional experiência, vem construindo máquinas cada vez mais específicas para a finalidade de uso, tendo como objetivo o projeto, maior otimização da produtividade e adequada relação entre preço e qualidade.

Mercado Italiano - O maquinário "Made in Italy", cujo nível tecnológico oferece vasta linha de extrusoras mono e dupla rosca de 20 a 400 mm de diâmetro; máquinas à injeção de 20 a 10 mil toneladas de força de fechamento; vários modelos de máquinas para extrusão-injeção/impressão para a produção desde pequenas garrafas até grandes tanques; máquinas para moldagem rotacional; diferentes linhas de máquinas para espumas de poliuretano rígidas e flexíveis, para instalações de reciclagem de materiais plásticos pós-consumo, etc.

Destaca-se também o segmento dos fabricantes italianos de máquinas e equipamentos para reciclagem (mecânica) para termoplásticos e borrachas que, depois de ter instalado numerosos e complexos sistemas, tanto na Europa como nos Estados Unidos, têm observado aumento da procura para este tipo de equipamento, junto ao crescimento da consciência ambiental, especialmente em países em desenvolvimento.

Em 2008, apesar do fluxo comercial apresentar expressiva queda (mais de 12% comparado a 2007) o saldo da balança comercial italiana foi positivo, contribuindo para a economia do país. O mercado interno em 2008 teve uma recuperação de 9,7% em relação ao ano anterior.

Em relação ao comércio com o Brasil, este mercado representa cada vez mais uma saída prioritária para os fabricantes italianos de máquinas para materiais plásticos e de borracha. A tendência no fornecimento de tecnologia italiana a transformadores brasileiros apresentou, nos dois últimos anos, um salto significativo em 2008 com relação a 2007, o que colocou o país no “top ten” dos mercados de destino das exportações do setor.

A primeira classificação aduaneira (NCM), no ranking das exportações italianas para o Brasil em 2008, foi a das extrusoras/linhas de extrusão, com valor superior a 12 milhões de euros e, em seguida, vêm as máquinas de injeção e máquinas para moldagem com 7 e 6,2 milhões de euros, respectivamente.

Empresas participantes: Arzuffi Srl; Bielloni Converting Spa; Borghi Spa; Bruno Folcieri & C. Snc; Cemas Elettra Srl; Comerio Ercole Spa; Dolci Extrusion Srl; Electronic Systems Spa; Frigosystem Srl; Friul Filiere Spa; Icma San Giorgio Spa; Impianti Oms; Ipm Di Argnani Snc; Macchi Spa; Moss Srl; Omso Spa; Polivinil Rotomachinery Spa; Re Controlli Industriali Spa; Reg Saldatrici Elettroniche Materie Plastiche Srl; Rodolfo Comerio Snc; Rotoplastic International Srl; Rp Injection Srl; Saip Srl; Sica Spa; Syncro Srl; Spm Spa; Tecnomagnete; Tecnomatic Srl; Tecno Coating Engineering, Tecnova Srl; Vomm Impianti e Processi Spa

ICE –Pavilhão Italiano, Rua G1 – Stand 10, Brasilplast - Feira Internacional da Indústria do Plástico, de 04 a 08 maio de 2009, no Pavilhão de Exposições Anhembi - São Paulo - SP . | www.ice-sanpaolo.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira