Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/05/2009 - 11:14

Petrobras recebe mostra de fotografias de crianças e adolescentes do Degase


O governador do Rio, Sergio Cabral com o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo e Eduardo Pires Gameleiro, diretor geral do Degase

A sede da Petrobras no Rio de Janeiro recebe, desde o dia 4 (segunda-feira),a mostra Sonhos Velados, um conjunto de fotografias produzidas por menores em conflito com a lei, fruto de uma parceria entre a empresa e a Ação Comunitária do Brasil do Rio de Janeiro (ACB/RJ), por meio do projeto Pan Social. A exposição apresenta flashes da vida e dos sonhos de crianças e adolescentes, que estão cumprindo medidas socioeducativas em duas unidades do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase). O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, a primeira dama, Adriana Ancelmo, e a secretária estadual de Educação, Tereza Porto, vão abrir a exposição, nesta segunda, às 15h30.

Participam da mostra meninos da Escola João Luiz Alves, na Ilha do Governador, e meninas do Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Menor (Criam), de Ricardo de Albuquerque. Os quatro melhores alunos do curso de fotografia, que originou a exposição, vão receber câmeras fotográficas profissionais.

Com imagens produzidas durante as aulas da oficina FotoOlhares, a mostra procura divulgar, através de fotos introspectivas e esperançosas, uma visão humanista das ações desenvolvidas pelo Novo Degase. A idéia é tentar desconstruir o olhar estigmatizante com que seus ex-alunos são normalmente apresentados à opinião pública.

Alguns professores do curso de fotografia e a maioria dos alunos são oriundos de comunidades populares. Os três professores foram formados no Observatório de Favelas, onde, desde 2004, João Roberto Ripper coordena a Escola de Fotógrafos Populares e ensina a enxergar beleza e dignidade na pobreza.

Segundo Dante Gastaldoni, curador da mostra, o projeto da Ação Comunitária contribui de modo decisivo para suprir uma importante lacuna na relação entre os adolescentes do Degase e a sociedade civil, uma vez que são escassas as oportunidades de trabalho no mercado formal. Para Gastaldoni, “o trabalho socioeducativo realizado no Degase só se realizará plenamente, quando os egressos forem acolhidos pelo ‘lado de fora’, porque muitas vezes não resta a esses jovens outra alternativa senão o retorno à convivência com o crime”.

Mostra Sonhos Velados, de 4 a 30 de maio de 2009, todos os dias, das 9h às 17h,na Sede da Petrobras - Av República do Chile, 65 – Centro - Rio de Janeiro.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira