Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/05/2009 - 08:39

Estudo da IBM aponta preocupação de empresas de médio porte com impacto ambiental causado pela tecnologia

No Brasil, 66% das empresas já medem o consumo de energia com TI.

São Paulo– Novo estudo da IBM, denominado Green IT, revelou que a maioria das médias empresas tem iniciativas para reduzir o impacto do uso da tecnologia no meio ambiente. Cerca de 50% das companhias já implementaram algum tipo de medição de energia para sua infraestrutura de TI. Entre os países pesquisados, o Brasil, onde esse índice atingiu 66%, foi um dos que apresentou maior preocupação com questões ambientais. Mais de 70% das empresas brasileiras planejam ou já realizaram atividades para diminuir o impacto ambiental causado por sua cadeia de suprimentos, produtos e serviços.

A análise destacou que o Brasil é uma das regiões com mais iniciativas de virtualização de servidores. Mais de 65% das companhias nacionais já completaram ou estão em processo de implementação dessa solução, que aumenta a eficiência energética e, consequentemente, diminui custos. Nos outros países pesquisados, cerca de dois terços afirmaram que, nos próximos 12 meses, pretendem incluir tecnologia de virtualização em seus servidores e consolidar seus sistemas de armazenamento.

Outro dado confirmou que o trabalho à distância é uma tendência mundial. Entre 50% e 60% das empresas norte-americanas, britânicas, indianas e brasileiras já operam com funcionários trabalhando em casa, conectados a redes virtuais. Já países como Alemanha e França mostraram uma adoção mais lenta a esse modelo. Iniciativas que buscam a redução de viagens também estão recebendo mais atenção em regiões geograficamente maiores, como Brasil e Canadá. Nesses países, mais de 30% das empresas utilizam ferramentas de colaboração, como conferência remota, para definirem estratégias ou fecharem negócios. A adoção dessa prática proporciona, além da economia feita com viagens, uma redução na emissão de gases no meio ambiente.

A pesquisa revelou ainda que o controle de custos é o principal fator para adoção de iniciativas de TI verde. Os objetivos iniciais das organizações são alcançados ou até mesmo excedidos em 65% de todas as implementações destes projetos. As razões mais citadas foram: a diminuição do uso de energia, o aumento de funcionalidades para os negócios, a redução de investimentos ou gastos operacionais futuros, além do atendimento às demandas dos clientes e às normas governamentais.

“Esta análise demonstra claramente a conexão entre atingir metas ambientais, reduzir gastos e realizar transformações que promovam inovação e crescimento das empresas. Companhias em todo o mundo estão descobrindo que desperdício significa custo e que ser ambientalmente responsável é tão bom para os negócios quanto para o planeta”, diz Luiz Bovi, diretor do segmento de pequenas e médias empresas da IBM Brasil.

O estudo também destacou que 56% das companhias pesquisadas já completaram ou estão em fase de implementação de programas de reciclagem de hardwares obsoletos. Além disso, cerca de 23% dos departamentos de tecnologia relataram planos para adoção de reciclagem dentro dos próximos 12 meses. Na Índia, aproximadamente 63% de empresas do setor de TI optaram pelo recondicionamento de seus servidores para melhorar a eficiência de energia. O cenário brasileiro é muito parecido, 60% das companhias também implantaram essa prática.

A análise contou com a participação de mais de mil executivos de tecnologia da informação que atuam em companhias que possuem entre 100 e 1000 funcionários, divididos em 12 países: Brasil, Canadá, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Índia, Japão, Noruega, Suécia, Reino Unido e Estados Unidos. O relatório examinou 11 atividades em quatro áreas: virtualização e consolidação, eficiência energética, redução de viagens e aposentadoria de equipamentos antigos.

À medida em que o mundo se torna cada vez mais instrumentado e conectado tecnologicamente, aumenta a necessidade das empresas, governos e de toda a sociedade utilizarem processos e sistemas inteligentes que reduzam a ineficiência em setores como energia, saúde, transporte etc. A adoção, cada vez maior, de iniciativas como estas apontadas no estudo Green IT colaboram para a construção de um planeta mais inteligente e eficiente.

Dados no Brasil.: Mais de 70% das empresas planejam ou já realizaram atividades para diminuir os danos ambientais causados por sua cadeia de suprimentos, produtos e serviços.

. 66% das companhias já implementaram algum tipo de medição de energia para sua infraestrutura de TI.

. Mais de 65% das companhias já completaram ou estão em processo de implementação de virtualização de servidores.

. Entre 50% e 60% das empresas já operam com funcionários trabalhando em casa, conectados a redes virtuais.

. Mais de 30% das empresas utilizam ferramentas de colaboração, como conferência remota, para definirem estratégias ou fecharem negócios.

. 60% das companhias implantaram a prática de recondicionamento de servidores para melhorar a eficiência de energia.

Cases: Um exemplo no País é a empresa Online Brasil – Soluções de negócios em TI, que procurou a IBM para consolidar seu sistema de data center. Utilizando um servidor IBM BladeCenter e seu sistema de armazenamento, melhorou a disponibilidade do ambiente, reduziu o consumo de energia e diminuiu em 40% o tempo para gerenciamento de sua infraestrutura de TI. A companhia teve o retorno total do investimento em apenas oito meses.

Já a empresa Alog Data Center investiu na implementação de 10 servidores IBM BladeCenter e na consolidação de um de seus dois data centers. A solução otimizou espaço físico e proporcionou uma redução de aproximadamente 65% na conta de energia elétrica, além da simplificação no gerenciamento de aplicativos. | www.ibm.com/br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira