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31/03/2007 - 08:05

Perfil comportamental deve ser aplicado para melhorar resultados individuais e de equipe

A consultoria New Marketing está desenvolvendo um trabalho inovador de perfil comportamental a partir de um relatório baseado na teoria DISC, em que as pessoas são qualificadas de acordo com seu comportamento. Esse modelo identifica tendências naturais e adaptadas ao trabalho, fornecendo conhecimento para que cada indivíduo se adapte a diferentes situações.

A teoria DISC estuda quatro dimensões do comportamento humano: Dominância – como cada um lida com problemas e desafios; Influência – como lida com pessoas e os influencia; Estabilidade – como lida com mudanças e estabelece seu ritmo; e Conformidade – como lida com regras e procedimentos estabelecidos, o que resulta em mais de 19.000 combinações.

Numa segunda etapa do trabalho, de forma dirigida, cada participante faz uma auto-avaliação face às suas funções e aos objetivos da empresa, assim são levados a buscar caminhos para o autodesenvolvimento. E numa etapa complementar, ocorre o trabalho de coaching, em que o profissional poderá conhecer a relação existente entre o perfil comportamental e o seu sucesso profissional. Ao identificar estes gaps, ele recebe o aconselhamento de como atuar em função de seus objetivos.

“O Perfil Comportamental já é conhecido e consagrado no mercado, mas o que a New Marketing faz é sair do genérico para entrar no específico. Ou seja, usando um relatório cujo grau de acerto, normalmente, supera os 95% segundo os próprios avaliados, nós desenvolvemos um trabalho totalmente individual, customizado e direcionado para os objetivos pré-definidos pelo cliente. Em curto prazo, já é possível ver a melhora no desempenho das pessoas, cujo resultado pode ser mensurado tanto pela percepção individual quanto pela companheiros de trabalho”, explica Jayme Nigri, sócio e diretor da consultoria New Marketing.

Um dos trabalhos de perfil comportamental desenvolvido pela New Marketing foi com a Vallée, o maior laboratório de vacinas para bovinos do país, com o objetivo de melhorar o rendimento do trabalho individual e da equipe de marketing, além de prepará-los para potencializar o programa de desenvolvimento continuado que seria iniciado no mês seguinte. O processo analisou a pessoa dentro da empresa, ou seja, como ela vê a empresa e a área em que atua, e seus pontos fortes e fracos - dados importantes e que precisam ser discutidos. Cada participante, além de aprender a teoria DISC, teve uma reunião de feedback em que recebeu orientações de como se comportar em função de seus objetivos profissionais.

A implantação desse programa nas empresas visa maximizar as habilidades de cada profissional e inseri-lo num contexto onde ele possa utilizar suas competências de uma forma positiva, pois nenhum perfil comportamental é melhor que o outro. Dessa forma, se o profissional fala de acordo com a “linguagem comportamental” do outro, a comunicação, o entendimento, a integração e flexibilidade aumentarão. É necessário reconhecer seu estilo comportamental e o dos outros para adaptar-se para uma melhor comunicação.

“A finalidade de um modelo comportamental é criar um relacionamento ganha-ganha, nunca manipular ou rotular uma pessoa. Portanto, modelos comportamentais não devem ser vistos como ‘testes de personalidade’. Além disso, após a aplicação do programa, o passo seguinte é avaliar se os pontos fracos foram superados ou não”, completa Jayme Nigri.

Perfil do New Marketing - A New Marketing atua no mercado há 9 anos, prestando serviços de consultoria em vendas e marketing para empresas de diversos setores como Avon, Cargill, Mosaic, Saint-Gobain, Telefônica, Mantecorp, Basf, Rodobens, entre outras. Liderada pelos sócios Jayme Nigri, engenheiro e especialista em Marketing, e Cláudio Tomanini, palestrante e professor de MBA da FGV, especialista em vendas.

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